top of page

24 - O NOME CORRETO É BAIRRO SÃO TOMÉ! POR QUE OS MORADORES INSISTEM EM VILA MARTINS?

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 24 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de abr. de 2022

Estivemos em visita ao bairro São Tomé, - que erroneamente passaram a chamar de Vila Martins – Pelo menos era esse o nome que deu origem ao bairro. Segundo seu fundador - Martinho Cerqueira - é para prestar homenagem a seu pai, que todos conheciam por Tomé. “Meu pai se chama Martinho e poucos sabem disso. Por isso, acho mais conveniente registrar o bairro com o nome de São Tomé. Assim presto a ele uma homenagem e todos sabem de quem se trata”. E o Bairro terá nome de um Santo da Igreja católica. Disse-me o filho, na ocasião.

Não foram confeccionadas placas que indicassem o nome do bairro e passados alguns anos, os próprios moradores, equivocadamente, resolveram chamar o bairro de Vila Martins. Ora, trata-se de um bairro com pelo menos seis ruas e não apenas uma vila de casas. Estão desvalorizando o próprio lugar onde moram!

“Quando dizemos Vila Martins, estamos homenageando o filho, aquele que projetou o bairro”. Disse-me um morador. Novamente incorrem num erro grave. Não se dá nome de logradouros ou bairros a pessoas em vida. A constituição não permite esse tipo de coisa. É inconstitucional, portanto, prestar esse tipo de homenagem a pessoas vivas. Ainda que a pessoa seja merecedora da homenagem, não é permitido.

Fazendo uma outra análise, digo: Ainda que não houvesse impedimento para tal homenagem, o “suposto homenageado”, certamente, não receberia tal honraria, já que o seu nome é MARTINHO, e não Martins. E talvez o aborrecesse ainda, ignorarem o nome de seu pai, e ver um bairro bem projetado ser chamado de vila.

De qualquer forma, são apenas observações, o que agora escrevo, pois, penso que é dever do jornal prestar esclarecimentos, tirar possíveis dúvidas. Já verifiquei na Prefeitura e o bairro está registrado com o nome de São Tomé. Penso que a prefeitura deveria fixar uma placa identificando o bairro. Contudo, se seus moradores se recusam assim chamar...

O Portal já publicou aqui o extenso mapa do bairro. Logo, trata-se de bairro e não de vila. Baseado nesse mapa a Prefeitura Municipal elaborou um projeto que fora aprovado e posteriormente executado. Ao que pudemos constatar, o bairro recebeu pavimentação com pedras – pé moleque – em todas as suas ruas. Em outras edições, falamos da referida obra, já concluída, no bairro.

Fernando M. Ribeiro


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page