Fizemos e encerramos hoje, a Novena do Natal em Família. Reunimos online 15 pessoas da família Ribeiro para rezarmos e meditarmos ao longo desses nove dias, as leituras e salmos propostos pela equipe da Canção Nova, através de Márcio Mendes. Posso afirmar que, a cada dia, em cada página, há algo que nos faz experimentar a verdadeira essência desta época milagrosa.
É uma oportunidade ímpar para se achegar aos nossos entes queridos e fortalecer o amor e a compreensão entre as famílias. Com orações inspiradoras e reflexões comoventes, a novena é um caminho para renovar a fé, a esperança e o amor. Basta que permitamos e a luz de Deus ilumina nossos lares, nossos caminhos e aqueça o coração de todos. Meu testenhunho é, de que esses poucos dias de oração em família, transformaram o meu Natal em um momento de reencontro, união e paz.
Ao final da Novena, quase sempre sobravam de sete a dez minutos para uma resenha entre os participantes. A tecnologia nos possibilita esses encontros e são muito enriquecedores. Contudo, não dispensamos de nos reunir em comunidade, seja na nossa rua, no nosso bairro, nosso grupo de trabalho, nossa família, nas nossas casas, na igreja, é sumamente importante que vivamos essa experiência.
Rezei a Novena em três estados: Minas Gerais, Bahia e Rio de Janeiro. Iniciei em Cachoeira Alegre, dei sequência em Porto Seguro e conclui aqui no Rio de Janeiro, onde me encontro. Estou confortavelmente instalado num condomínio na Barra da Tijuca, na redação - provisória - do Portal Novo Tempo, para chegar até vocês, estimados leitores.
EM JESUS, DEUS MESMO VEIO A NÓS.
Há muitos que gostam de, nesse tempo, montar o presépio na sala de casa para lembrar que o Natal se aproxima. E que alegria! Mas a maioria esquece de preparar o presépio do coração com gestos de bondade, arrependimento, conversão, perdão e amor para receber em sua alma o Senhor da vida. Nós estamos entre aqueles que querem arrumar não só a casa, mas sobretudo o coração, ou seja, nos propusemos, desde o início da novena, fazermos tudo o que pudermos para retribuir com nosso amor, tudo o que o Senhor dez para o nosso bem, porque Ele nos amou primeiro. Seu amor nos resgatou do mundo das trevas.
A escuridão havia tomado conta do mundo inteiro e, antes que Jesus nascesse, todo homem e toda mulher estavam aprisionados pelo mal e condenados à morte e ao inferno. Até aceitarmos o socorro divino, cada um de nós, também estava perdido em seus pecados e medos, dominados pelas maldades e tristezas. A ajuda que nos salvou, veio do único que pode dizer: “Eu sou a luz do mundo. Quem me segue não caminhará nas trevas, mas terá a luz da vida”. (Jo, 8,12).
Era lamentável a nossa condição quando ainda não havíamos voltado para Deus. Antes de sermos batizados e recebermos o Espírito Santo, uma terrível escuridão possuía poder sobre nós, mas agora sua força maligna foi despedaçada. Jesus veio e nos arrancou de suas garras mortais, destruindo o poder com que ela nos oprimia. Fomos curados e limpos, nascemos de novo da luz, somos filhos do dia, e não das trevas nem da noite, de modo que o Espírito Santo nos dirige essa palavra: “Purificai-vos, porque amanhã, o Senhor realizará maravilhas no meio de vós”. (Jo,3,5).
Preste atenção, porque este “amanhã” significa “já está aí”. Significa que você verá a vitória de Deus em sua vida, muito antes do que imagina. Não esqueçamos, porém, que o Senhor está voltando e chegará em breve. Desta vez Ele virá em toda a sua glória e poder para receber o nosso louvor, mas também para que cada um de nós possa ser glorificado e louvado junto a Ele, quando assentarmos ao seu lado para reinar.
Hoje, de fato, não vemos o Senhor com os nossos olhos carnais, vemos, sim, os sinais de sua presença, mas, em breve, o veremos em nós, quando Ele nos der o que nos prometeu, quando se revelar glorioso, cheio de majestade e nos fizer entrar em seu Paraíso. Pensemos nisso!
Comments