24 - GRAMADO – BENTO GONÇALVES – VALE DOS VINHEDOS
Fernando Mauro Ribeiro
24 de nov. de 2023
4 min de leitura
Uma boa parte do dia de hoje, passamos na encantadora cidade de Bento Gonçalves – Vale dos Vinhedos
Local rodeado de paisagens apaixonantes e as melhores vinícolas do Brasil.
IGREJA DE SÃO BENTO – “ORA ET LABORA”
“Ora et lavora”, esta frase escrita na Igreja de São Bento, vem nos exortar de que a oração é fundamental na vida do homem, mas precisa estar alinhada com o trabalho. A tradução do italiano para o português quer dizer: “Reza e trabalha”. É uma igreja muito bonita, lembra um pouco em sua arquitetura e os inúmeros vitrais coloridos, a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro. Dizem que o arquiteto responsável pela construção da Catedral do Rio, se inspirou nessa igreja de São Bento. Contudo, essa afirmação não procede, já que a Catedral do Rio foi inaugurada em 1979 e a de São Bento em 1984. Poder-se-ia argumentar que essa aqui, fora inspirada na Catedral do Rio. Mas são arquitetos diferentes e obras distintas. Agora, que há semelhanças entre elas, isso é um fato. Ambas são muito belas. Mas, vamos discorrer sobre a Igreja de São Bento que visitei ontem à tarde.
Em 30 de outubro de 1982, ocorreu o lançamento da pedra fundamental, cuja bênção foi presidida pelo bispo Diocesano D. Benedito Zorzi. O projeto da igreja em forma de pipa havia sido apresentado em 16 de julho de 1982 pela arquiteta Francesca Fenochio, e visava homenagear os imigrantes italianos que colonizaram essa região, tornando esse templo um marco permanente da sua principal atividade: vitivinicultura.
A ideia da construção da igreja surgiu de encontros das famílias da comunidade e suas lideranças. O entusiasmo e a união dos moradores foram tecendo a certeza de que o objetivo seria alcançado. Não faltou apoio e determinação de nosso pároco. As obras de construção foram concluídas em 27 de julho de 1984, às 12 horas. Sua edificação é totalmente de concreto e mede 13,50 m de altura, com um diâmetro de 22,50m e seu interior pode abrigar até 1.000 pessoas. Em 1844 foram concluídos os trabalhos de cobertura da igreja com tesouras de ferro e folhas de alumínio.
O altar e as portas da igreja são de madeira, evocando as cantinas vinícolas. as suas quatro portar representam um barril e os seus bancos trazem gravadas a simbologia da uva. o projeto arquitetônico foi enriquecido com vitrais muito expressivos. O sonho dessa construção só foi alcançado graças à fé e ao trabalho com o fruto precioso do vinho, se integram ao ambiente sagrado; é onde se faz a experiência da fé e se aprofunda os vínculos da caridade fraterna.
Ris a consagração de uma bela obra.
OS BELOS E ARTÍSTICOS VITRAIS
Logo após o término da construção da Igreja, o maior desafio foi encontrar vidraças que resistisse ao tempo e aos vândalos. Inicialmente foram colocados vidros que logo quebraram, em decorrência das chuvas de granizo. No dia 16 de fevereiro de 1888, ocorreu a troca por vidros fumês, que também acabaram sendo quebrados. No dia 3 de fevereiro de 1989, após uma longa busca e grande negociação chegou a primeira remessa dos novos vitrais que ainda hoje encontram-se na Igreja. São de fibra de vidro com figuras estampadas.
Nestes belos e artísticos vitrais encontram-se os mistérios do Nascimento, Vida, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo e os mistérios do Santo Rosário. Outros destaques são, os vitrais representando as estações da Via Sacra, retratando da condenação até à ressurreição de Jesus. Apresentam-se ainda alguns textos bíblicos e vitrais que mostram a fuga para o Egito, com impressionante beleza artística. Outros trazem símbolos da Fé, da Eucaristia, da Bíblia e do Sacerdócio: o trigo, a uva, a hóstia, a vela, o cálice, a cruz, o peixe.
Os vitrais podem ser visualizados e admirados tanto da parte interna quanto da parte externa do templo, e compõem junto à “Igreja em forma de pipa”, um conjunto arquitetônico de rara beleza.
NOSSA SENHORA DA TERNURA É A MAIS DOCE IMAGEM DA MÃE DE DEUS COM O MENINO
Fiquei impressionado com a beleza da imagem de Nossa Senhora da Ternura que vi em destaque no presbitério. É um tipo religioso cristão dos mais antigos, é a mais doce imagem da mãe de Deus com o Menino. Diversos artistas do oriente procuraram expressar a ternura de Deus através de pinturas de Nossa Senhoras com o Menino Jesus nos braços. Em todas, a Mãe acolhe o afeto do Menino e aconchegando-o ao seu regaço materno, o protege e acaricia. O rosto materno está geralmente unido ao rosto do Menino. A Mãe reflete em seu olhar, uma delicada ternura.
Tanto a Mãe quanto o Filho têm expressões de carinho em seus semblantes e a mão do Filho, muitas vezes se apoia num “confiante abandono” na mão da Mãe. A forma como ela acolhe o Filho manifesta a misteriosa relação de Deus feito homem, entregando-se ao amor materno. É o amor misericordioso de Deus que vem morar conosco. Sabe de nossas fragilidades, mas sabe também que podemos acolhê-Lo com um amor capaz de dar ao mundo, apesar de seus conflitos. a suavidade da paz e a serenidade do bem.
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