top of page

24: DIA DE SÃO VICENTE DE PAULO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 24 de set. de 2021
  • 2 min de leitura

São Vicente de Paulo nasceu em 1580, na França. Estudou com os franciscanos e foi ordenado em 1600. Cinco anos mais tarde, durante uma viagem, foi capturado por piratas e tornou-se escravo. Após dois anos, conseguiu escapar, voltando a Paris, onde ficou sob a direção do Cardeal Pierre de Berulle.

Vicente se dedicou completamente à caridade e fundou confrarias de homens e mulheres que ajudavam pobres e doentes. A doação dos ricos, ajudaram na fundação de hospitais e orfanatos. Em 1625, Vicente fundou a Conferência das Missões chamadas de Lazaristas ou Vicentinos, uma sociedade de padres que atendiam os pobres. Em 1633, com Santa Luiza de Marilac, fundou a Ordem das Irmãs de Caridade, primeira congregação de freiras que podiam cuidar de pobres e doentes fora do convento.

Vicente realizou muitas obras. Morreu em Paris, em 1660, no dia 27 de setembro, dia de sua festa. Foi canonizado pelo Papa Clemente VII, em 1737. Seu corpo está exposto em uma capela em Paris. Hoje, existe a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), formada por leigos que ajudam os pobres, doentes, idosos e crianças, essas conferencias foram fundadas pelo Beato Antônio Frederico Ozanam, em Paris, em 1833, inspirado em São Vicente de Paulo.

Atualmente, a Sociedade São Vicente de Paulo, está presente em 143 países, com mais de 700 mil membros. No Brasil, maior país vicentino do mundo, a instituição nasceu em 1872, com a Conferência São José, no Rio de Janeiro. Conta com cerco de 250 mil voluntários, organizados em 20 mil Conferências e 33 Conselhos Metropolitanos.


ORAÇÃO A SÃO VICENTE DE PAULO:

Glorioso São Vicente, padroeiro de todas as associações de caridade e pai de todos os infelizes que, enquanto viveste sobre a terra, nunca faltastes àqueles que se valeram de vossa proteção; vede a multidão de males a que estamos oprimidos e correi em nosso auxilio; alcançai do Senhor, socorro para os pobres, auxílio aos enfermos, consolação aos aflitos, proteção aos desamparados, conversão aos pecadores, zelo aos sacerdotes, paz à Igreja, tranquilidade aos povos e a todos a salvação.

Sim, que todos experimentem os efeitos de sua benéfica intercessão, e que, socorridos assim por vós nas misérias desta vida, possamos reunir-nos convosco no céu, onde não haverá mais tristeza nem lágrimas, nem dor, mas uma alegria, uma bem-aventurança eterna.

Amém!

(Cássio Abreu)

 
 
 

תגובות


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page