top of page

24 - CEMITÉRIOS PÚBLICOS RECEBEM REPAROS PARA O FINADOS – VEJA TAMBÉM OS HORÁRIOPS DAS MISSAS

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 24 de out. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 2 de nov. de 2023

No Cemitério Bom Pastor, - cemitério municipal - de Cachoeira Alegre, são esperadas, aproximadamente mil pessoas, no Dia de Finados. Com a proximidade do feriado de Finados, na quinta-feira, dia 02 de novembro, as prefeituras da região organizam esquema de zeladoria dos cemitérios públicos, para a data.

Em Cachoeira Alegre, a administração realiza manutenção no Cemitério Municipal Bom Pastor. Acredita-se que o local deve receber um número significativo de visitas nesse dia. Estima-se que pelo menos mil pessoas estarão visitando a necrópole para prestar respeito aos entes queridos durante o Dia de Finados, que nesse ano será numa quinta-feira e se estenderá até ao fim de semana. Já, que muito cachoeirense ausente, que virá para as festividades do Dia do Cachoeirense, - evento que se realizará nos dias 3,4 e 5 de novembro - costuma visitar o local.

Quando administrado pela Paróquia, para essa estimativa se levava em consideração o número de pessoas que procurava a Administração - que dava um plantão no Cemitério – para aquisição de túmulos, pagamento da anuidade, e outras atribuições da diretoria.

Para aqueles que desejarem participar da Santa Missa; na Paróquia de São Sebastião, haverá celebrações em vários horários. Na Igreja-matriz, por exemplo, o Padre Márcio Nunes celebrará nessa data, às 09:00 horas da manhã. Veja os locais e horários onde serão rezadas missas na Paróquia de São Sebastião de Cachoeira Alegre:


HORÁRIO DAS MISSAS DE FINADOS NA PAROQUIA SÃO SEBASTIÃO – CACHOEIRA ALEGRE

Arraial Velho: às 07:00 Horas, Igreja Nossa Senhora das Dores;

Cachoeira Alegre: às 09:00 Horas, Matriz São Sebastião;

Silveira Carvalho: às 16:00 Horas, Igreja São José

O CEMITÉRIO É ALVO DE CRÍTICAS FRENQUENTES DOS MUNÍCIPES

O Cemitério tem recebido a manutenção da Administração Municipal, embora se reconheça que haja algumas benfeitorias a se realizar, e que é uma antiga reivindicação do cachoeirense. Nesse período, principalmente, com a aproximação do feriado do Dia de Finados, quando passa por trabalhos de limpeza, como roçagem, capina e caiação de túmulos. No entanto, ano após ano, os moradores reivindicam o calçamento da rua lateral, que é uma extensão da Rua do Colégio e que dá acesso também ao Cruzeiro. Em nome da comunidade, o portal Novo Tempo, retoma esse pedido, apresentando mais uma vez aos vereadores e ao prefeito, o projeto que compreende além da oficialização da rua, calçamento, iluminação, arborização e demarcação das vagas de estacionamento.

“Não é uma reclamação, mas uma constatação: quando o Cemitério era administrado pela Paróquia, ele foi aumentado, (duplicando a sua área); para atender a demanda. Uma vez que era grande a procura de terrenos para a construção de túmulos. Para solucionar o problema de matagal, lama nos dias de chuva e outros problemas, foram pavimentadas em concreto duas quadras; as grades e os portões foram restaurados e pintados e recebeu ainda outras melhorias. Depois que passou para a Prefeitura, há mais de 20 anos, as outras quadras permanecem sem pavimentação. Sem falar que essa área poderia receber plantio de árvores, que proporcionariam sombras para todos, poderia receber iluminação e um espaço reservado para as celebrações religiosas”, concluiu uma moradora, enquanto visitava o local, após a missa das 09:00 horas, no dia de Finados.

O que a moradora deseja e questiona, e sugere do poder público, é mais ou menos o que está no projeto que apresentaremos novamente para ser avaliado pelo Legislativo e quiçá os vereadores atentem para o fato e convençam o executivo da real necessidade de tais obras, já que se fala se superlotação e a urgência de aumentar o Cemitério.

De fato, o Cemitério é alvo frequente de críticas dos munícipes em relação ao acesso, e à limpeza externa, já que concentra mato alto rotineiramente. A vegetação costuma sobrepor os muros em alguns pontos. Mas, nem só de críticas vive o povo. Há também quem teça elogios.

Com seus 82 anos, acompanhada do esposo de 87, ela fugia do sol quente e tentava se abrigar em uma sombra, enquanto fazia suas orações e eram acesas as velas, uma a uma. Ao deixar o local diz para o marido e o filho que a seguravam pelo braço: “Precisa sim, melhorar o acesso, mas o cemitério esse ano está mais limpo, os túmulos muito brancos, flores... pena que o sol esteja tão quente, e que me impeça de visitar outros túmulos. Mamãe foi sepultada logo ali, dizia Dona Zulmira Araújo, moradora de Niterói em visita ao Campo Santo, no Dia de Finados de 2022, apontando para o local.

Fernando M. Ribeiro


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page