top of page

25 - ALGUNS SANTOS E SANTAS DO MÊS:

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 25 de nov. de 2023
  • 4 min de leitura

03 - DIA DE SÃO MARTINHO DE LIMA: Ele destacou-se pela humildade, piedade e caridade. Conviveu com a injustiça social desde o seu nascimento no dia 9 de dezembro de 1579. Filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava negra, o menino foi rejeitado pelo pai e pelos parentes, por ser negro. Tanto que na sua certidão de batismo constou “pai ignorado”.

 Aos oito anos de idade, Martinho se tornou aprendiz de barbeiro-cirurgião, mas a vocação religiosa lhe falou mais alto. Foi no convento de Nossa Senhora do Rosário que Martinho quis entrar na qualidade de doado, isto é, quase escravo. Comprometia-se a servir toda a vida, sem nenhum vínculo com a comunidade, e com o único benefício de vestir o hábito religioso. Desde o primeiro dia Martinho dedicou-se de corpo e alma a servir seus irmãos nos ofícios mais baixos e humilhantes.

  Após o primeiro ano de prova, recebeu o hábito de doado. Mas isso, não agradou ao orgulhoso pai, que quis interferir para que os superiores de São Martinho o recebessem ao menos como irmão leigo, o que era contra as instituições da época, que não permitiam receber na Ordem, pessoas de cor.

 Ao ser questionado sobre o que preferia respondeu: “Eu estou contente neste estado porque no serviço de Deus não há inferiores nem superiores e é meu desejo imitar o mais possível a Nosso Senhor Jesus Cristo, que se fez servo por nós”.

   E com seu profundo conhecimento de ervas e remédios continuou a fazer o que mais lhe agradava que era socorrer os doentes pobres da região, principalmente os negros que sofriam com a sociedade preconceituosa da época.

  Morreu aos sessenta anos, no dia 03 de novembro de 1693, após construir uma grave febre. Porém, o padre negro dos milagres, como era chamado pelo povo pobre, deixou sua marca e semente, além da vida inteira dedicada aos desamparados. Com as esmolas recebidas fundou em Lima, um colégio só para o ensino das crianças pobres, o primeiro do Novo Mundo.

 

DIA DE SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA: (25 de novembro) Santa Catarina de Alexandria era uma mulher muito culta e modesta, filha do rei Costus, de Alexandria, no Egito. Uma bela cristã que, aos 18 anos, enfrentou a fúria do Imperador pagão Maximiano, que não aceitou ter seu amor rejeitado por ela.

 O imperador tentou convencer a jovem a desposá-lo, usando riquezas materiais e prestígio. Catarina não só recusou seu convite, mas também discursou contra os deuses pagãos. O Imperador Maximiano havia decretado uma perseguição aos cristãos e sua doutrina. Tendo conhecimento do grande preparo de Catarina, prometeu um prêmio ao filósofo que conseguisse afastar a jovem da religião cristã. Numa discussão pública, para a qual Catarina foi convidada, tudo fizeram para desorienta-la. Ela, porém, iluminada pelo Espírito Santo, respondeu-lhes com tanta clareza e sabedoria, que os próprios filósofos desistiram.

Com muita raça, o monarca empregou, então, a violência e a crueldade. A jovem foi lançada em um cárcere escuro, onde ficou doze dias. Quando saiu de lá, estava mais linda e deslumbrante do que nunca. Como nada era capaz de obriga-la a renunciar a fé, Catarina foi entregue aos algozes. Condenada ao martírio da roda, no momento em que ias ser estendida sobre ela, fez Catarina o sinal da Cruz e essa se despedaçou imediatamente. Esse milagre fez com que o povo rendesse louvor aos cristãos e a própria Imperatriz confessasse a sua fé no Filho de Deus.

  Cada vez mais enfurecido, Maximiano percebendo que promessas, ameaças, súplicas, adulações não conseguiram faze-la apostatar, pronunciou a sentença de morte e mandou leva-la ao lugar do suplício. Após uma oração de louvor, agradecimento, e súplica ao verdadeiro Deus, Catarina foi decapitada.

  Seu corpo foi levado ao Monte Sinai, onde a sepultaram. Mais tarde, sobre sua sepultura foi construído um convento, que ainda hoje existe, e é habitado por monges gregos. Santa Catarina de Alexandria, por seu grande saber, é padroeira dos estudantes, filósofos e advogados. Também é padroeira do estado de Santa Catarina.


DIA DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS: Dia 27 de novembro é Dia de Nossa Senhora das Graças, também conhecida como Nossa Senhora da Medalha Milagrosa. Para entender melhor, esta forte devoção à santa é importante conhecer o significado da Medalha Milagrosa.

  A mulher que esmaga a cabeça da serpente, que é o demônio, já estava predita na Bíblia, no livro de Gênesis: “Porei inimizade entre ti e a mulher... Ela te esmagará a cabeça e tu procurarás, em vão, morder-lhe o calcanhar”. É em Maria que se cumpre essa sentença de Deus; a mulher finalmente esmaga a cabeça da serpente, quando por meio dela, Porta do Céu, veio ao mundo o Salvador, para que a morte não mais pudesse escravizar os homens. 

 Os raios: Simbolizam as Graças que por meio de Nossa Senhora, Deus derrama sobre seus devotos. A Santa Igreja, por isso, a chama “Tesoureira de Deus” 

  As 12 estrelas: Simbolizam as 12 tribos de Israel. Maria Santíssima também é saudada como “Estrela de Mar” na oração Ave, Maris Stella.

 O coração cercado de espinhos: É o Sagrado Coração de Jesus. Nosso Senhor prometeu a Santa Margarida Maria Alacoque a graça da vida eterna aos devotos do seu Sagrado Coração, que simboliza o seu infinito e ilimitado Amor.

  O Coração transpassado por uma espada: É o Imaculado Coração de Maria, inseparável do de Jesus: mesmo nas horas difíceis de sua Paixão e Morte na Cruz, Ela estava lá, compartilhando de sua dor.

  A letra “M”: Significa Maria. Esse “M” sustenta o travessão e a Cruz, que representam o Calvário. Essa simbologia indica íntima ligação de Maria e Jesus na história da salvação.

O travessão e a Cruz: Simbolizam o Calvário. Para a doutrina católica, a Santa Missa é a renovação do Sacrifício do Calvário, portanto, ressaltam a importância do Sacrifício Eucarístico na vida do cristão.

Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page