23 - VOCÊ TEM MAIS DE 60? LEIA COMO EU FIZ E SE SINTA MAIS LEVE, MAIS FELIZ
Fernando Mauro Ribeiro
22 de abr. de 2022
4 min de leitura
VOCÊ TEM MAIS DE 60? LEIA COMO EU FIZ E SE SINTA MAIS LEVE, MAIS FELIZ
Mas que título comprido esse, não é mesmo? Sinto muito, mas tinha que ser assim. Recebi por email estas notas que vão aí em baixo a seguir. Quando as li, pensei comigo: até que é matéria interessante para os cinquentões e cinquentonas em diante lerem e se fartarem. Não vou publicar tudo pois as anotações eram muito longas. Tentarei fazer uma adaptação para a delícia de vocês. Vamos a elas:
ATENTAI BEM! PARA QUEM CHEGOU OU ESTÁ BEIRANDO OS 60 ANOS
É HORA DE USAR O DINHEIRO (pouco ou muito) que você conseguiu economizar. Use-o para você, não para guardá-lo e não para ser destruído por aqueles que não têm a menor noção do sacrifício que você fez para consegui-lo. Atenção: Não é tempo para maravilhosos investimentos, por mais que possam aparecer, eles sótrazem problemas e é hora de ter muita paz e tranquilidade.
PARE DE PREOCUPAR-SE COM A SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS FILHOS E NETOS
Não se sinta culpado em gastar o seu dinheiro em si mesmo. Você provavelmente já ofereceu o que foi possível na infância e juventude como uma boa educação. Gora, pois, a responsabilidade é deles.
JÁ NÃO É ÉPOCA DE SUSTENTAR QUALQUER PESSOA DE SUA FAMÍLIA.
Seja um pouco egoista, mas não usurário. Tenha uma vida saudável, sem grande esforço físico. Faça ginástica moderada (por exemplo, andar regularmente) e coma bem.
SEMPRE COMPRE O MELHOR E MAIS BONITO
Lembre-se que neste momento, o seu objetivo fundamental é gastar dinheiro com você, com seus gostos e caprichos, e do seu parceiro. Após sua morte, o dinheiro só gerará módio e ressentimento.
NADA DE ANGUSTIAR-SE POR POUCA COISA.
Na vida tudo passa, sejam bons momentos para serem lembrados, sejam os maus, que devem rapidamente ser esquecidos.
INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, SEMPRE MANTENHA VIVO O AMOR.
A me a sua vida, ame o seu parceiro, ame o seu próximo! Lembre-se: um homem nunca é velho enquanto se lhe reste a inteligência e o afeto.
PERMANEÇA SEMPRE LIMPO, TOME UM BANHO DIÁRIO.
Seja vaidoso. Cabeleireiro frequente, faça as unhas, vá ao dermatologista, dentista e use perfumes e cremes com moderação porque se agora você não é bonito, é pelo menos, bem conservado.
NADA DE SER MUITO MODERNO
É triste e doloroso ver pessoas com penteados e roupas feitas para os jovens.
MANTENHA-SE SEMPRE ATUALIZADO.
Leia livros e jornais, ouça rádio, assista bons programas na TV, frequente a internet, envie e responda seus e-meios e mantenha-se ligado às redes sociais, mas sem estresse ou para criar um vício. Converse com os amigos e reata velhas amizade.
RESPEITE A OPINIÃO DOS JOVENS
Muitos deles estão melhor preparados para a vida, como nós, quando tínhamos a sua idade.
NUNCA USE O TERMO NO MEU TEMPO.
Seu tempo é agora, não se confunda. Pode se lembrar do passado mas com saudade moderada e feliz por ter vivido.
NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER COM FILHOS OU NETOS
Apesar de ocasionalmente passar alguns dias como hóspede, respeite a privacidade deles, mas respeite principalmente a sua.
PODE SER MUITO DIVERTIDO CONVIVER COM PESSOAS DE SUA IDADE
E o mais importante: não vai funcionar com qualquer um, mas certamente funcionará com pessoas positivas e alegres, nunca com “velhos amargos”.
TENHA UM HOBBY
Você pode viajar, caminhar, cozinhar, ler, dançar, cuidar de plantas, jigar cartas de baralho, praticar qualquer esporte, pintar ou realizar trabalhos voluntários. Faça o que você gosta e o que seus recursos permitem, mas não fique parado. A ociosidade é ruim para a sua cabeça e seu corpo.
ACEITE CONVITES
Batizados, formaturas, aniversários, casamentos, conferências. Visite museus, vá para o campo ou a praia. O importante é sair de casa por um tempo, sempre que possível.
FALE POUCO E OUÇA MAIS
Sua vida e seu passado só importam para você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja breve e tente falar sobre as coisas boas e agradáveis que você viveu. Jamais se lamente.
DORES E DESCONFORTOS VOCÊ SENTIRÁ SEMPRE
Não torne esses males da idade mais problemáticos do que são. Tente minimizá-los. No final, eles só afetam você e são problemas seus e do seu médico. Lamentações de nada adiantam.
PERMANEÇA LIGADO NO QUE ACREDITA
Mas não rezando o tempo todo como um fanático. Se você é religioso, viva a sua religião intensamente, mas sem ostentação.
RIA MUITO
Ria de tudo. Você é um sortudo porque teve uma boa vida, uma vida longa e a morte é a única coisa certa que existe.
NÃO LIGUE PARA O QUE FALAM A SEU RESPEITO E MUITO MENOS DO QUE PENSAM SOBRE VOCÊ.
Se alguém lhe diz que agora você não faz nada de importante, não se preocupe. A coisa mais importante já está feita: você e sua história, boa ou ruim, seja como for, agora se trata de uma jubilação, o mais suave, em paz e feliz possível.
E LEMBRE-SE; A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER VINHO RUIM
E o mais, caríssimos leitores, é ir se preparando com cuidado para quando chegar a hora de fazermos uso desses conselhos.
Torcer o nariz ou não os ler, é no mínimo sermos cínicos.
A idade está aí, os tempos mudaram, as coisas vão tomando rumos diferentes, nem tudo é ce a verdade é que, quando você chegar aqui nesta linha, você já envelheceu mais um pouco... Ainda bem que você leu tudo.
Extraído da Coluna Um, assinada pelo saudoso Luiz Gonzaga da Silva
Kommentare