top of page

23 - VOCÊ TEM MAIS DE 60? LEIA COMO EU FIZ E SE SINTA MAIS LEVE, MAIS FELIZ

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 22 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura

VOCÊ TEM MAIS DE 60? LEIA COMO EU FIZ E SE SINTA MAIS LEVE, MAIS FELIZ

Mas que título comprido esse, não é mesmo? Sinto muito, mas tinha que ser assim. Recebi por email estas notas que vão aí em baixo a seguir. Quando as li, pensei comigo: até que é matéria interessante para os cinquentões e cinquentonas em diante lerem e se fartarem. Não vou publicar tudo pois as anotações eram muito longas. Tentarei fazer uma adaptação para a delícia de vocês. Vamos a elas:


ATENTAI BEM! PARA QUEM CHEGOU OU ESTÁ BEIRANDO OS 60 ANOS

É HORA DE USAR O DINHEIRO (pouco ou muito) que você conseguiu economizar. Use-o para você, não para guardá-lo e não para ser destruído por aqueles que não têm a menor noção do sacrifício que você fez para consegui-lo. Atenção: Não é tempo para maravilhosos investimentos, por mais que possam aparecer, eles sótrazem problemas e é hora de ter muita paz e tranquilidade.


PARE DE PREOCUPAR-SE COM A SITUAÇÃO FINANCEIRA DOS FILHOS E NETOS


Não se sinta culpado em gastar o seu dinheiro em si mesmo. Você provavelmente já ofereceu o que foi possível na infância e juventude como uma boa educação. Gora, pois, a responsabilidade é deles.


JÁ NÃO É ÉPOCA DE SUSTENTAR QUALQUER PESSOA DE SUA FAMÍLIA.

Seja um pouco egoista, mas não usurário. Tenha uma vida saudável, sem grande esforço físico. Faça ginástica moderada (por exemplo, andar regularmente) e coma bem.


SEMPRE COMPRE O MELHOR E MAIS BONITO

Lembre-se que neste momento, o seu objetivo fundamental é gastar dinheiro com você, com seus gostos e caprichos, e do seu parceiro. Após sua morte, o dinheiro só gerará módio e ressentimento.


NADA DE ANGUSTIAR-SE POR POUCA COISA.

Na vida tudo passa, sejam bons momentos para serem lembrados, sejam os maus, que devem rapidamente ser esquecidos.


INDEPENDENTEMENTE DA IDADE, SEMPRE MANTENHA VIVO O AMOR.

A me a sua vida, ame o seu parceiro, ame o seu próximo! Lembre-se: um homem nunca é velho enquanto se lhe reste a inteligência e o afeto.


PERMANEÇA SEMPRE LIMPO, TOME UM BANHO DIÁRIO.

Seja vaidoso. Cabeleireiro frequente, faça as unhas, vá ao dermatologista, dentista e use perfumes e cremes com moderação porque se agora você não é bonito, é pelo menos, bem conservado.


NADA DE SER MUITO MODERNO

É triste e doloroso ver pessoas com penteados e roupas feitas para os jovens.


MANTENHA-SE SEMPRE ATUALIZADO.

Leia livros e jornais, ouça rádio, assista bons programas na TV, frequente a internet, envie e responda seus e-meios e mantenha-se ligado às redes sociais, mas sem estresse ou para criar um vício. Converse com os amigos e reata velhas amizade.


RESPEITE A OPINIÃO DOS JOVENS

Muitos deles estão melhor preparados para a vida, como nós, quando tínhamos a sua idade.


NUNCA USE O TERMO NO MEU TEMPO.

Seu tempo é agora, não se confunda. Pode se lembrar do passado mas com saudade moderada e feliz por ter vivido.


NÃO CAIA NA TENTAÇÃO DE VIVER COM FILHOS OU NETOS

Apesar de ocasionalmente passar alguns dias como hóspede, respeite a privacidade deles, mas respeite principalmente a sua.


PODE SER MUITO DIVERTIDO CONVIVER COM PESSOAS DE SUA IDADE

E o mais importante: não vai funcionar com qualquer um, mas certamente funcionará com pessoas positivas e alegres, nunca com “velhos amargos”.


TENHA UM HOBBY

Você pode viajar, caminhar, cozinhar, ler, dançar, cuidar de plantas, jigar cartas de baralho, praticar qualquer esporte, pintar ou realizar trabalhos voluntários. Faça o que você gosta e o que seus recursos permitem, mas não fique parado. A ociosidade é ruim para a sua cabeça e seu corpo.


ACEITE CONVITES

Batizados, formaturas, aniversários, casamentos, conferências. Visite museus, vá para o campo ou a praia. O importante é sair de casa por um tempo, sempre que possível.


FALE POUCO E OUÇA MAIS

Sua vida e seu passado só importam para você mesmo. Se alguém lhe perguntar sobre esses assuntos, seja breve e tente falar sobre as coisas boas e agradáveis que você viveu. Jamais se lamente.


DORES E DESCONFORTOS VOCÊ SENTIRÁ SEMPRE

Não torne esses males da idade mais problemáticos do que são. Tente minimizá-los. No final, eles só afetam você e são problemas seus e do seu médico. Lamentações de nada adiantam.


PERMANEÇA LIGADO NO QUE ACREDITA

Mas não rezando o tempo todo como um fanático. Se você é religioso, viva a sua religião intensamente, mas sem ostentação.


RIA MUITO

Ria de tudo. Você é um sortudo porque teve uma boa vida, uma vida longa e a morte é a única coisa certa que existe.


NÃO LIGUE PARA O QUE FALAM A SEU RESPEITO E MUITO MENOS DO QUE PENSAM SOBRE VOCÊ.

Se alguém lhe diz que agora você não faz nada de importante, não se preocupe. A coisa mais importante já está feita: você e sua história, boa ou ruim, seja como for, agora se trata de uma jubilação, o mais suave, em paz e feliz possível.


E LEMBRE-SE; A VIDA É MUITO CURTA PARA BEBER VINHO RUIM

E o mais, caríssimos leitores, é ir se preparando com cuidado para quando chegar a hora de fazermos uso desses conselhos.

Torcer o nariz ou não os ler, é no mínimo sermos cínicos.

A idade está aí, os tempos mudaram, as coisas vão tomando rumos diferentes, nem tudo é ce a verdade é que, quando você chegar aqui nesta linha, você já envelheceu mais um pouco... Ainda bem que você leu tudo.

Extraído da Coluna Um, assinada pelo saudoso Luiz Gonzaga da Silva





 
 
 

Kommentare


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page