23 - VAMOS PULAR A FOGUEIRA E DANÇAR QUADRILHA: VIVA SÃO JOÃO!
Fernando Mauro Ribeiro
23 de jun. de 2022
3 min de leitura
Depois de tão oportuna reflexão, na página anterior, acerca de nossos santos, -Sensibilidade Religiosa – Riqueza de nosso povo – que suponho, tenham lido, aqui, em nossas páginas, quero comentar um pouco nessa manhã de já inverno, não menos frio que o outono, sobre São João Batista.
Um santo muito festejado. Ainda pela manhã, quando saía da Capela do colégio Santa Marcelina, onde participara da Santa Missa, um conhecido me disse: “véspera de São João. Vamos a um forro em São João do Sapucaia”? E antes mesmo que eu respondesse, ele acrescentou: “em São João do Glória, a festa também é muito boa”! Quem sabe! Respondi com uma quase certeza de não irei, que ele percebendo, nem argumentou.
Em casa, fui pesquisas em meus arquivos religiosos sobre a vida de São João e de cara já lhes informo que, “conforme determinação da Congregação para os Sacramentos, antecipa-se a Natividade de São João Batista, devido à solenidade do Sagrado Coração de Jesus, no dia 24-06”. Então a liturgia da Igreja celebrará as solenidades do Sagrado Coração de Jesus, na sexta-feira e do Imaculado Coração de Maria, no sábado.
Isso, digo em relação ao calendário litúrgico, as festas juninas, acontecem, normalmente, na noite de 23 para 24 de junho. Embora haja quem celebre na noite do dia 24 para 25 e, ainda quem queira realizar tal evento na noite de 26 para 27, pelo fato de ser num sábado, o que pode atrair mais pessoas. Fiquem atentos, pois, para não perder os festejos!
A Antífona da Missa de hoje, nos diz que: “Houve um homem enviado por Deus: o seu nome era João. Veio dar testemunho da luz e preparar para o Senhor um povo bem disposto a recebe-lo”.
Belo é este dia em que celebramos São João Batista. Voltamos no mistério do Pai para conosco, realizada em Jesus, e que João anunciou com todo o fervor. Anunciou com intensidade: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Foi humilde ao extremo e assumiu com ardor sua missão. Ele é exemplo incontestável para nós, e interroga nossas atitudes cristãs em nossos dias. Bendito seja João Batista, escolhido por Deus, para nos indicar a chegada do Salvador.
A Palavra do Senhor, narrada pelo profeta Isaías e, que você pode conferir no capítulo 49, versículos de 1 a 6 nos revela que João é sinal vivo da sabedoria divina, pois sobre ele repousa a mão divina, transbordante de misericórdia. O profeta inicia sua narrativa dizendo: “Nações marinhas, ouvi-me, povos distantes, prestai atenção: o Senhor chamou-me antes de eu nascer, desde o ventre de minha mãe ele tinha na mente o meu nome, fez de minha palavra uma espada afiada, protegeu-me à sombra de sua mão e fez de mim flecha aguçada, escondida em sua aljava, e disse-me: “Tu és meu servo, Israel, em quem serei glorificado”.
E Isaías diz mais adiante: “Não basta ser meu Servo para restaurar as tribos de Jacó e reconduzir os remanescentes de Israel: eu te farei luz das nações, para que minha salvação chegue até aos confins da terra”!
Caros leitores, o Salmo 138 é, para mim, um dos mais belos e carregados de uma intensa carga emocional, que nos assegura: Deus não nos abandona nunca. Nós, às vezes, é que nos desviamos do caminho, mas Ele, têm o seu olhar atento sobre nós, o tempo inteiro, em todas as situações, em todos os lugares e circunstâncias. A certeza de que temos um Deus tão cuidadoso e que nos ama com um amor incondicional, é motivo bastante para louvá-Lo. Medite, pois, esse Salmo, cante os louvores do Senhor!
O Evangelho de Lucas (1,57-66.80) nos fala do nascimento de São João Batista, filho de Isabel e Zacarias. Uma pequena reflexão: “No fato dos pais de João Batista, temos de aprender a estar sempre atentos aos sinais de Deus. Nem sempre estamos. É preciso compreender os sentidos dos fatos que estão diante de nós. Sabemos que os amigos e parentes do casal sabia que estava acontecendo algo de extraordinário, mas não compreendiam realmente. Isso acontece conosco também. Nem sempre compreendemos os sinais que Deus nos faz, manifestando-nos seu amor, sua vontade. Temos de estar mais atentos”.
Que nesse dia, não nos esqueçamos de louva a Deus que suscitou João Batista, a fim de preparar para o Senhor um povo perfeito, que celebremos com a devida honra o nascimento de São João Batista que anunciou a vinda do Salvador do mundo e o mostrou presente entre os homens.
Comments