top of page

23 - TEM INICIO A CORRIDA PARA A SUCESSÃO MUNICIPAL

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 23 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

No Brasil, a disputa sucessória em nível municipal - para se eleger prefeito e vereadores - ainda não apresenta contornos mais definitivos. Há ainda prazo para os partidos definirem seus candidatos. Há muita especulação, muitas pré-candidaturas anunciadas, seja com o objetivo de negociar um pouco mais à frente, seja apenas para marcar posição visando a disputa nas eleições de outubro de 2018. Uma coisa parece certa: senão todos, a maioria dos atuais vereadores são candidatos à reeleição.     

  O que parece estar definido, ou caminhando para isto, é uma disputa entre políticos de sempre. Parece que não deve surgir nenhuma novidade no cenário político de nosso município. Sempre os mesmos rostos. A verdade é que há por parte da população uma má vontade com certas candidaturas e uma descrença do eleitor com a política. A preferência do eleitor, que se vê na obrigação de votar, seria, segundo uma pesquisa, alguém com capacidade administrativa, sem o ranço dos políticos, vistos como políticos e aproveitadores.

 Essa pode ser uma marca destas eleições, quando a população terá o direito de passar a limpo toda a vida política de nosso município. Esta indisposição com os chamados “políticos” vai mudar, ou o tempo será suficiente para promover o esquecimento e todos se salvarem nas urnas novamente? Esta é uma dúvida.

  As redes sociais terão papel fundamental neste processo e serão usadas à exaustão por todos contra todos. Aventureiros que se dispõem a enfrentar as urnas, sobram. Corremos assim o risco de, na esmagadora maioria das cidades, assistirmos à ascensão dos despreparados, dos oportunistas, dos “picaretas”, enfim. Um risco bem real. Há sempre um jeito de piorar aquilo que já é ruim.

  O período eleitoral é uma oportunidade de se fazer uma reflexão sobre o futuro. Devemos assegurar que nossas escolhas contribuam para o desenvolvimento do município, do estado e do País, com uma nova mentalidade, onde haja um verdadeiro desejo de se combater a corrupção, os corruptos e os que se deixam corromper; onde se empenhe em governar com justiça.

   Nem sempre o que uma pessoa defende nas eleições tem o apoio dos vizinhos, amigos, colegas de trabalho ou familiares. Nessas horas, é saudável conversar sobre as nossas posições, mas sem diminuir a opinião do outro ou tentar fazê-lo mudar de ideia a todo custo. Por não conseguir respeitar pontos de vistas diferentes, tem gente que até corta as relações de amizade, de convivência e de parceria. Neste caso, todos saem perdendo.

     O portal Novo Tempo pede, deseja e espera que todos os seus leitores ajudem a fortalecer, cada vez mais, a cultura da paz e a convivência baseada em comportamentos éticos, nas conversas sobre as eleições e na prática do dia a dia. E você? Também está disposto a ser um multiplicador de valores éticos (como o respeito, a empatia, a responsabilidade e a reconciliação) em sua comunidade?

Fernando M. Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page