23 - ATAQUES RACISTA A VINI JÚNIOR REPERCUTE NO MUNDO TODO
- Fernando Mauro Ribeiro
- 23 de mai. de 2023
- 3 min de leitura
Ataques racistas a Vinícius Júnior, viram assunto de Estado entre Brasil e Espanha, e levam atacante do Real a subir o tom. O Fantástico da TV. Globo e outros programas mostraram no domingo as ofensas sofridas pelo ex-jogador do Flamengo em estádios espanhóis. Desde de junho de 2020 Vini Jr, como ficou conhecido, já lutava contra o racismo na Espanha. O caso ganhou repercussão no mundo inteiro e aumenta pressão por punição aos racistas. Ontem ele voltou a se pronunciar pelas redes sociais.
O fato é, que o episódio desencadeou uma avalanche de artigos, virou pauta incessante do noticiário do futebol mundial. Os ataques racistas ultrapassaram um limite dentro e fora do entorno do jogador. As ofensas fizeram com que Vini tivesse que subir o tom para pedir providências e adotar uma posição de enfrentamento, que colocou até a permanência no Real Madrid em dúvida e gerou um movimento que desaguou nos governos federais e diplomatas do Brasil e Espanha.
A cada rodada fora de casa uma surpresa desagradável. E foram muitas nessa temporada. Desejos de morte, boneco enforcado, muitos gritos criminosos. Tudo registrado. Mas o discurso sempre cai em ‘casos isolados’, ‘um torcedor’. Não, não são casos isolados! Racismo é crime. “Não punir é ser cúmplice”, afirmou o jogador em postagem de vídeo.
Rubiales, foi um dos primeiros dirigentes espanhóis a admitir publicamente que o futebol local tem um problema com racismo: Esse é um assunto que ganhou uma dimensão além do futebol e não é a primeira vez. Temos um problema em nosso país de educação, de racismo. Temos um problema sério que mancha todo um time, torcedores e um país inteiro, disse ele.
O estopim da crise envolvendo o atacante foi tamanho que movimentou personalidades do futebol, de fora dele e até instituições diplomáticas. O presidente Lula deu entrevista coletiva no G7, no Japão, prestando solidariedade ao atacante. Paralelamente o Itamaraty acionou a embaixada da Espanha no Brasil, para cobrar explicações e exigir medidas. A ministra da Igualdade Racial Anielle Franco falou em acionar o Ministério Público da Espanha, que investiga o caso em Valência, segundo a agencia de notícias EFE.
VINI RECEBE APOIO NO ESORTE E NAS ARTES
O mundo do futebol também prestou seu apoio ao brasileiro. Neymar, Ronaldo, Mbappé, Casemiro, Rio Ferdinand, Richarlison e outros postaram mensagem de apoio ao brasileiro. No fim da noite, Vini ainda agradeceu ao Brasil e o Rio por um gesto de apoio através do Cristo Redentor que apagou suas luzes: “Preto e imponente. Que simbolize a nossa luta”. Torcedores questionaram os patrocinadores e o Santander disse que: “repudia veementemente qualquer manifestação de preconceito ou
GILBERTO GIL, LEWIS HAMILTON TAÍS ARAÚJO, LUDMILLA E OUTROS ARTISTAS FORAM SOLIDÁRIOS
O apoio a Vinícius Júnior não veio apenas do meio do futebol. O heptacampeão mundial de Fórmula 1, Lewis Hamilton, escreveu uma mensagem para o jogador: “Estou do seu lado”. O cantor e compositor Gilberto Gil fez um apelo aos espanhóis: “Gostaria que o povo espanhol mostrasse acolhimento e respeito a todas as raças, a todos os jogadores que vêm de todos os lugares do mundo”, escreveu. Ludmilla disse: “É inacreditável que nós estamos vendo isso se repetir o tempo todo e ninguém faz nada. Queremos providências”! “Pretos de todas os tons e idiomas, uni-vos por Vinícius Júnior”, escreveu o rapper Mano Brown. “Gigante dentro e fora de campo. Parabéns, irmão”, completou Emicida. “Vini Jr, você é demais! Te respeitamos e te celebramos”, disse a atriz Taís Araújo.
extra.globo.com
Comments