top of page

23 - A NOVENA DE NATAL, SEGUNDO O BISPO DOM EDSON

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 23 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

Na apresentação do livrinho que traz as reflexões para cada dia da Novena, - uma espécie de prefácio – nosso bispo diocesano diz: “A novena de Natal em família ou em pequenos grupos afins é momento forte de evangelização na Igreja, no Brasil. Na Diocese de Leopoldina, acredito ser a mais alta expressão de preparação para o Santo Natal. É ocasião para aprender sobre o encontro com Deus pela riqueza de aproximação entre as pessoas, criando laços para uma cultura do encontro. É um jeito novo de evangelização em nossa diocese para que ela seja mais ousada e proativa em relação ao mandato missionário de Nosso Senhor Jesus Cristo (cf. Mc 16,16).

  Neste ano de2023, todas as forças vivas da diocese estão empenhadas na preparação para a celebração da solenidade do Santo Natal. Neste espírito, vamos refletir sobre o domingo, Dia do Senhor. A nossa diocese está convidando todos os sacerdotes a olharem para fora de suas comunidades paroquiais e eclesiais missionárias e os fiéis a olharem para dentro de suas paróquias e comunidades eclesiais na dinâmica de preparar e celebrar o Santo Natal. vamos, nesta preparação da festa da encarnação, aprender, refletir e rezar sobre o Dia do Senhor.

  Como servidor dessa diocese, nestes últimos dois anos, venho orientando os sacerdotes a arregaçarem as mangas e a se comprometerem com o povo de Deus em suas paróquias, tornando-as mais evangelizadoras, isto é, paróquias que vivam os três emes: missionariedade, ministerialidade e mistagogia. Estamos engessados nesses emes. Vivenciar o Domingo, Dia do Senhor, será a sustentabilidade par que as paróquias sejam, mais, evangelizadoras. Domingo é o dia de se fazer a experiência do encontro com Cristo em assembleia, reunidos para a celebração da Eucaristia.

  Os cristãos do Dia do Senhor devem se reunir em assembleia para ouvirem a Palavra de Deus e participarem da Eucaristia, fazendo memória, assim, da paixão, morte, ressurreição e glória do Senhor Jesus e darem graças a Deus, que os “gerou de novo pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos para uma esperança viva” (1 Pedro 1,3). É dia de alegria e de abstenção do trabalho e deve ser muito bem respeitado (cf. SC 106).

  O Domingo é centro da vida cristã. Este dia é uma instituição divina que precisa ser respeitado devidamente por toda a cristandade. É de importância verdadeiramente capital que cada fiel se convença de que não pode viver sua fé, na plena participação da vida da comunidade cristã, sem tomar parte regularmente na assembleia dominical. Orígenes já afirmava: “O cristão perfeito vive sempre o Dia do Senhor, celebra sempre o Domingo”. Domingo é dia de oração, de comunhão e de alegria. Deve ser reconhecido e vivido cada vez melhor. Isto produzirá frutos nas comunidades cristãs, e não deixará de exercer uma benéfica influência sobre toda a sociedade civil. Vamos nos preparar com muita fé, amor e entusiasmo para o Santo Natal. Que todos tenham um feliz e abençoado Natal”. Essas, são palavras de nosso bispo Dom Edson José Oriolo dos Santos – Diocese de Leopoldina.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page