top of page

22 -  VALE A PENA LER DE NOVOMAIS UMA OBRA ANUNCIADA, MAIS UMA PLACA...

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 22 de mar. de 2024
  • 3 min de leitura

As coisas não mudaram muito por aqui. Essa matéria foi publicada na Edição de nº 23, no mês de maio de 2018. Será que vale a pena ler de novo? Veja e faça sua reflexão, seu julgamento.

CONSTRUÇÃO DA CRECHE TIPO 2 (FNDE)

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação 

Ministério da Educação

Valor: R$ 1.430.721,85

BAIRRO: Parque do Flamengo

Distrito de Cachoeira Alegre

Município de Barão do Monte Alto

Estado: Minas Gerais

Agentes participantes: Governo Federal / Prefeitura Municipal de Barão do Monte Alto

Início da Obra: 21-03-2018

Término da Obra: 20-03-2019

        Essas são as informações contidas na placa que anuncia a obra e que fora fixada no local onde a construção será erguida. Anunciada com entusiasmo pela administração municipal - e também por muitos cidadãos, eleitores e não eleitores - e vista com alguma desconfiança por algumas pessoas, - também cidadãos eleitores ou não - eu poderia citar nomes aqui, mas julgo desnecessário, já que essas pessoas manifestaram sua opinião nas redes sociais. Algumas, com empolgação e bastante otimismo, outras, desesperançadas e, por isso, talvez, com pessimismo. É bem provável que muitos de nossos leitores já tenham acessado e, constatado, tanto o entusiasmo quanto o descrédito.

        É evidente que se fica feliz com a notícia de que uma grande obra terá início nos próximos dias. Mesmo porque é uma necessidade da comunidade que espera já a algum tempo por isso. Veja que a placa marca a data que terá início e a conclusão da obra. O primeiro passo que o poder público dá, é fixar a placa, demarcar a área e isolar o local com tapumes de madeira. Depois disso, não se sabe quando se tem início de fato, a construção. Da mesma forma não se tem notícias de quando ela será concluída.

        Você vai dizer: “está lá, escrito na placa”! E eu concordo com você, está realmente escrito. Mas isso não garante em nada que ela será entregue à população naquela data, ou talvez nem seja concluída no mandato do atual prefeito.

        * Basta dar uma olhada nas placas das demais obras iniciadas pelo prefeito e você vai ver que o tempo já expirou e nenhuma obra foi inaugurada. O cachoeirense espera pela conclusão da Praça Olavo Carlos dos Santos há quanto tempo. E olha que é uma remodelação, readequação, não uma construção! Não justifica essa morosidade da prefeitura em dar sequência e concluir suas obras.

      * A avenida de acesso a Cachoeira se arrasta desde o primeiro mandato e não foi ainda concluída. Basta ver que um pequeno trecho do passeio público aguarda a pavimentação e, os bloquetes permanecem lá, pacientemente, esperando o momento de cumprirem sua finalidade. A referida obra não conta com iluminação pública, quando se esperava que, postes com luminárias fossem fixados no canteiro central, para dar mais segurança e se oferecer um cenário mais atraente.

* O local da Praça Tupi está lá. Apenas a placa, dezenas de caminhões de terra e mais nada. Dê uma espiadinha e confira a data de entrega da referida obra.

  O Parque de exposições é outra obra que não está de todo concluída. Naquele portal de entrada, provavelmente vai constar o nome do Parque.

   Na pedreira, o anunciado Centro de Convivência São Sebastião, não foi sequer iniciado. Você terá um pouquinho mais de dificuldades – já que a placa caiu no chão e não fora recolocada – mas não deixe de conferir a data de início e entrega da obra. Quanto tempo depois, onde está a verba? Ela não foi ainda liberada? E por que não? Mas a obra não tem data para início e entrega? Como se realiza uma obra sem verba? Por que então se anuncia se nada há de concreto?  Há muitas perguntas sem respostas e isso causa enormes desconfiança e mal-estar na população. Você já questionou o seu vereador? O que ele tem a nos dizer? É sim um direito seu ter acesso a essas informações e, aquele que nos representa na Câmara Legislativa, tem o dever de nos informar.

    O leitor faz sempre a mesma pergunta: “Por que que o prefeito não terminou nem uma obra? Há obras que tiveram início no primeiro mandato e não foram entregues à população até hoje”! E o Posto de Saúde da Vila Vardiero? Essa morosidade, é inadmissível, mais parece um descaso do poder público para com a população.

 Pois bem. O jornal está registrando os fatos. As obras são anunciadas e algumas delas nem foram iniciadas. Contra os fatos e as fotos fica difícil argumentar. As fotos evidenciam os fatos. Contudo, o jornal é democrático e está aberto a quem desejar se manifestar trazendo esclarecimentos para a população.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page