top of page

26 - CEMITÉRIOS PÚBLICOS RECEBEM REPAROS PARA O FINADOS

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 26 de out. de 2024
  • 3 min de leitura

Atualizado: 29 de out. de 2024

No Cemitério Bom Pastor, - cemitério municipal - de Cachoeira Alegre, são esperadas, aproximadamente mil pessoas no Dia de Finados. Nesse dia, desde às seis horas da manhã já há uma movimentação nesse sentido, com veículos que chegam pela BR 116 e outra vias de acesso. “Prefiro vir pela manhã, venho todo ano, saio de Petrópolis. Fazemos uma viagem tranquila e retornamos às nossas casas também com segurança”, disse Alaíde Santana de Albuquerque que disse estar em visita ao túmulo de seus avós.

Ainda na parte da manhã, depois da celebração da Santa Missa, - normalmente, a missa era celebrada pela manhã, para esse ano, houve mudança no horário - o fluxo de pessoas é mais intenso e ele se estende até às 17:00 horas ou um pouco mais para os retardatários.

Com a proximidade do feriado de Finados, no sábado, dia 02 de novembro, as prefeituras da região organizam um esquema de zeladoria dos cemitérios públicos, para a data.

        Em Cachoeira Alegre, a Paróquia São Sebastião, em consenso com o Bispo diocesano passou, no ano de 2000 para o Município de Barão do Monte Alto, a administração do Cemitério Municipal Bom Pastor.

       O Cemitério tem recebido a manutenção da Administração Municipal. Nesse período, principalmente, com a aproximação do feriado; o Dia de Finados, quando passa por trabalhos de limpeza, como roçagem, capina, caiação de túmulos e pintura.

No entanto, ano após ano, os moradores reivindicam o calçamento da rua lateral, que é uma extensão da Rua do Colégio e que dá acesso além do Portão Nº 2, também ao Cruzeiro localizado no Morro do Ipiranga.

Em nome da comunidade, o portal Novo Tempo, retoma esse pedido, apresentando mais uma vez aos vereadores e ao prefeito, o projeto que compreende além da oficialização da rua, calçamento, iluminação, arborização e demarcação das vagas de estacionamento. Os anos passam, o tempo passa e as obras no entorno do Cemitério não são realizadas.

Foram 8 anos de Carlos Augusto Rosa (dois mandatos); 4 anos de Dr. João (1 mandato); 8 anos de Alexandre Moreira Neres (dois mandatos); 4 anos de Fabinho Guimarães (1 mandato). São 24 anos de abandono, 24 anos de total descaso. Contudo, o cachoeirense segue acreditando em melhores dias.

Oxalá aconteça que nos próximos 4 anos, se construa a Capela de Velório e a recuperação da rua Alves Pequeno (extensão) até à rampa do Portão lateral que facilitará muito o acesso das pessoas, dos cortejos para o sepultamento e principalmente para aqueles que efetuam obras de recuperação ou construção de túmulos e outras manutenções no local, que têm que carregar nas costas todo o material a ser utilizado.

Nessa semana, por exemplo, quando lá estive acompanhando, as obras no túmulo da família, também outras equipes lá estiveram –com o mesmo propósito, – umas delas, da cidade de Miraí, que está construindo um túmulo para a Magda e Marta Piloto - reclamava dessa dificuldade imposta pela administração municipal que não realiza as obras que solucionariam esse problema.

“Também os funcionários da prefeitura, quando estavam pintando, carpindo e varrendo o local, foram unânimes em afirmar que reivindicaram esse benefício de todos os prefeitos. Como você pode ver, em vão. Não se consegue sequer chegar ao segundo portão para transportar o material, numa rua que, abandonada, tornou-se intransitável”, concluíram.

Acredita-se que o local deva receber um número significativo de visitas nesse dia. Estima-se que pelo menos mil pessoas estarão visitando a necrópole para prestar respeito aos entes queridos durante o fim de semana.

Para aqueles que desejarem participar da Santa Missa; na Paróquia de São Sebastião, haverá celebrações em vários horários. Ou seja: desde às 07:00 da manhã até às 17:00 horas nas seguintes comunidades. Na Igreja-matriz São Sebastião, por exemplo, o Padre Márcio Nunes celebrará nessa data, às 17:00 horas.

Vejam os demais horários:

07:00 Horas: Igreja de Nossa Senhora das Dores – Arraial Velho.

09:00 Horas: Igreja de São José – Silveira Carvalho.

15:00 Horas: Igreja Nossa Senhora de Lourdes – Vila Vardiero.

17:00 Horas: Matriz São Sebastião – Cachoeira Alegre.

Fernando Mauro Ribeiro


 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page