22 - DIA MUNDIAL DA ÁGUA: SEM ÁGUA NÃO HAVERIA VIDA NA TERRA
Fernando Mauro Ribeiro
22 de mar.
9 min de leitura
O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado à discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra são formados por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) está sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano precisamos tomar atitudes em nosso dia a dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc.); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar ideias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA
Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.
Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.
Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.
Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.
Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.
Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.
Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída e nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.
Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.
Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.
Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.
FRASES SOBRE O DIA MUNDIAL DA ÁGUA:
- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.
- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.
- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.
- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.
- O uso racional da água hoje é a garantia deste importante recurso natural para as futuras gerações.
ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
Águas subterrâneas: importante fonte de água doce. Águas subterrâneas são aquelas, presentes no subsolo do planeta Terra, localizando-se, principalmente, em espaços vazios entre as rochas.
Estas águas representam uma importante fatia da água doce do planeta e estão presentes, principalmente, nos aquíferos.
PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:
Quase a totalidade das águas subterrâneas é doce e, portanto, próprias para o consumo humano.
Em muitos locais a extração das águas subterrâneas é complexa, em função da profundidade do aquífero ou da presença de rochas muito duras.
Em muitos locais podem possuir grandes quantidades de minerais.
IMPORTÂNCIA
Em função da falta de água doce em muitas regiões, as águas subterrâneas tornam-se uma excelente opção para o uso em diversas atividades (residencial, industrial, agricultura e etc.).
São de extrema importância na manutenção da umidade do solo e na alimentação de muitos lagos e rios existentes no mundo todo.
Em muitas regiões afastadas dos grandes centros urbanos, em que não há presença de água encanada, são extraídas do subsolo através de poços artesianos, tornando-se assim uma boa opção para o consumo.
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS
As águas subterrâneas podem, assim como as superficiais, enfrentar problemas relacionados à poluição. Esta deriva, principalmente, da contaminação do solo por produtos químicos de origem agrícola (pesticidas), industrial (chumbo e outros metais pesados) e residencial (esgoto doméstico).
Estes poluentes podem penetrar na terra e contaminar as águas subterrâneas, deixando-as impróprias para o consumo. Uma vez poluídas, estas águas subterrâneas podem conduzir estes poluentes para os rios e lagos com os quais possuem contato.
AQUÍFEROS BRASILEIROS
As águas subterrâneas estão presentes em grande volume no Brasil. Sendo que a maior quantidade deste tipo de água está presente no Aquífero Guarani, localizado no subsolo dos estados de SP, MS, GO, PR, SC, RS, noroeste do Uruguai e faixa leste da Argentina. Este aquífero possui, aproximadamente, 35 trilhões de metros cúbicos de água doce.
Os mais importantes aquíferos brasileiros são: Barreiras (costa nordeste e norte do Brasil); Solimões e Alter do Chão (Amazônia); Cabeças, Serra Grande e Poti-Piauí (estados do Piauí e Maranhão); Açu (no Rio Grande do Norte) e São Sebastião (na Bahia).
CURIOSIDADES:
De acordo com estudos hidrológicos recentes, as águas subterrâneas possuem volume cem vezes maior do que as águas doces superficiais (presentes nos rios, lagos, córregos e etc.).
Em algumas localidades, as águas subterrâneas afloram das rochas com temperaturas elevadas.
CICLO DA ÁGUA
O que é, evaporação, chuvas, ciclo hidrológico, importância. Ciclo da Água: grande importância para a manutenção da vida na Terra
O QUE É CICLO DA ÁGUA
O ciclo da água é o movimento que ela faz na natureza. Este movimento é infinito e circular. Ele ocorre através do processo de evaporação das águas da superfície (rios, lagos, oceanos, etc) do planeta Terra e também pela transpiração dos seres vivos.
PROCESSO
O vapor de água, proveniente da evaporação, forma as nuvens na atmosfera. Quando estas nuvens ficam sobrecarregadas e atingem altitudes elevadas ocorrem as chuvas. Estas se formam, pois, a temperatura cai e a água transforma-se em líquido (condensação).
Esta água que cai nas chuvas vai parar nos oceanos, rios e lagos. Depois, a água vai evaporar novamente, formando assim o ciclo da água mais uma vez.
IMPORTÂNCIA
O ciclo da água é de extrema importância para a manutenção da vida no planeta Terra. É através do ciclo hidrológico que ocorrem a variação climática, criação de condições para o desenvolvimento de plantas e animais e o funcionamento de rios, oceanos e lagos.
CURIOSIDADES SOBRE A ÁGUA
Dados e informações curiosas sobre a água, propriedades, composição, características, meio ambiente
- A água é formada por dois átomos de hidrogênio e um átomo de oxigênio.
- Á água é vital para a existência de todas as formas de vida conhecidas em nosso planeta.
- A água cobre cerca de 70% da superfície da Terra.
- Em condições normais de temperatura e pressão, a água é encontrada em estado líquido.
- Cerca de 75% do corpo humano é composto por água.
- Cerca de 70% da água existente na Terra é salgada (encontrada nos oceanos).
- A água está presente nos cometas na forma de gelo. A cauda de um cometa é formada, principalmente, por água em estado gasoso (vapor).
- Em pequena quantidade, a água em estado líquido é incolor. Em grande quantidade, como em lugares profundos, a água assume a cor azul-esverdeada.
- Já no estado sólido (gelo) a água assume uma tonalidade azulada quando presente em grande quantidade.
- Cerca de 70% da água doce do nosso planeta é usado nas atividades da agricultura.
- O consumo residencial é responsável pelo consumo de, aproximadamente, 10% da água doce.
- O ponto de ebulição da água (transforma-se em vapor) ocorre aos 100 ºC, desde que o processo ocorra num local ao nível de mar. Em altitudes maiores, onde a pressão atmosférica é menor, o ponto de ebulição da água é menor.
- A água é o solvente mais utilizado no mundo, estando presente em diversas atividades industriais, domésticas e científicas.
- A água pura conduz pouca energia elétrica.
- A quantidade de água na superfície terrestre é de, aproximadamente, 1.386 milhões de quilômetros cúbicos.
- Em diversas religiões a água é considerada um importante elemento purificador do corpo e da alma.
- Na água mineral encontram-se diversos elementos químicos, principalmente minerais. Os principais são: sulfato de cálcio, sulfato de magnésio, cloreto de sódio, óxido de alumínio, óxido de silício, bicarbonato de magnésio, cloreto de potássio e sulfato de estrôncio.
- A água é o composto químico presente em maior quantidade em nosso planeta.
- A água pode ser encontrada em três estados: sólido (gelo), líquido e gasoso (vapor).
- As nuvens são formadas, principalmente, por água em estado gasoso (vapor).
- No planeta Terra existe cerca de 1,4 trilhão de metros cúbicos de água.
- A água possui elevada capacidade térmica (absorver ou perder calor) em comparação a outras substâncias comuns, quando submetidas a mesma temperatura.
ÁGUA DOCE
O que é, principais fontes de água doce, consumo, importância, características, resumo, água e meio ambiente
Rios: uma das principais fontes de água doce
O QUE É ÁGUA DOCE
É um tipo de água, encontrada na natureza, em que não ocorre a presença de sal. É a água própria para o consumo (desde que seja tratada) dos seres humanos e animais. A água doce é também utilizada na agricultura. Apenas cerca de 2,5% da água encontrada em nosso planeta é doce.
PRINCIPAIS FONTES DE ÁGUA DOCE:
- Rios e lagos: por se tratar de fontes superficiais, são de fácil acesso e disponíveis para o consumo. Porém, a poluição destas fontes hídricas tem se tornado um grande problema ambiental nos dias de hoje.
- Águas subterrâneas: são aquelas encontradas em lençóis freáticos, minas de águas subterrâneas e aquíferos. São extraídas do subsolo através, principalmente, de poços artesianos.
- Geleiras: cerca de 70% da água doce do planeta Terra encontra-se em estado de gelo e, portanto, de difícil exploração e uso.
CONSUMO E PROBLEMAS
Com o crescimento da população mundial, a água doce tem se tornado cada vez mais escassa. O uso em excesso, o desperdício e a poluição das águas são os principais problemas relacionados à água doce na atualidade.
Por se tratar de um recurso mineral precioso e escasso, a sociedade deve se conscientizar de que, para não faltar água num futuro próximo, é necessário evitar desperdícios, usar de forma racional e não poluir os rios, lagos e mananciais.
VOCÊ SABIA?
Para ser utilizada para o consumo humano, a água doce deve passar por um sistema de tratamento, que ocorre nas ETAs (Estação de Tratamento de Água). Nestes locais, a água é tratada, as partículas impróprias para o consumo são retiradas e produtos químicos (o principal é o cloro) são adicionados para eliminar da água os microrganismos patogênicos (que provocam doenças). Somente após este processo é que a água doce se torna potável e pode chegar às residências para ser consumida.
Comments