22 - 21º DOMINGO DO TEMPO COMUM: MISSA NA MATRIZ EM CACHOEIRA
Fernando Mauro Ribeiro
22 de ago. de 2021
3 min de leitura
Como eu disse aqui, outro dia, aos poucos, os fiéis estão voltando à Igreja, quando a Covid-19 parece dar uma trégua e, começamos a viver o “novo normal”. É óbvio que não se pode relaxar quanto aos cuidados a serem tomados, observando os protocolos da saúde, orientados pela OMS. Contudo, é evidente que à medida que a vacina vai alcançando um maior número de pessoas, a tendência é diminuir também o número de infectados. Daí, a importância de se a imunização através da vacina. Credito esse retorno à Igreja a esses fatores.
Hoje, a Igreja-matriz recebeu um total de cento e onze paroquianos. Um número crescente, levando em conta que a média no período mais agudo da pandemia, era de 80 pessoas. Não se pode falar ainda de pós-pandemia, mas, como eu disse, tem havido uma queda no número de infectados, internados e consequentemente de óbitos.
A antífona de hoje: “Inclinai Senhor, o vosso ouvido e escutai-me; salvai-me, meu Deus, o servo que confia em vós. Tende compaixão de mim, clamo por vós o dia inteiro” rezou o celebrante Padre João Pedro de Melo, dando início à celebração desse 21º Domingo do Tempo Comum.
O animador prosseguiu com uma motivação inicial, em que dizia: “A Palavra de Deus nos reúne e o amor de Jesus nos alimenta na fé e na esperança. Ela é a força de vida, pois contém a mensagem da nossa salvação. Quando nos reunimos para ouvir a Palavra do Senhor, queremos que seu amor seja mais pleno em nós. E a Comunidade, juntamente com os Apóstolos, poderá dizer: “A quem iremos, Senhor. Só tu tens palavra de vida eterna”! Busquemos, pois, a vida e a salvação em Cristo”.
Tivemos o retorno do Coral Santa Cecília, que se apresentou nesse domingo, depois de um período ausente, em função da pandemia, e que marcou sua volta abrilhantando a celebração de hoje, com todos os seus integrantes. Ao final da celebração, toda a assembleia rezou a Oração pelas vocações. Se você, prezado leitor, não foi à Missa nesse domingo e, gosta de rezar, publicaremos a mencionada oração. Lembre-se, que este é o mês vocacional, que devemos rezar sempre pelas vocações. Esta oração é de autoria do Papa Paulo VI.
ORAÇÃO PELAS VOCAÇÕES
Jesus, Mestre Divino, que chamastes os Apóstolos a vos seguirem, continuai a passar pelos nossos caminhos, pelas nossas famílias, pelas nossas escolas e continuai a repetir o convite a muitos de nossos jovens.
Dai coragem às pessoas convidadas. Dai forças para que vos sejam fiéis como apóstolos leigos, como sacerdotes, como religiosos e religiosas, para o bem do povo de Deus e de toda a humanidade. Amém!
Seguiram-se os avisos:
NOSSO PÁROCO, Pe. João Pedro, falou das obras que estão sendo realizadas na Casa Paroquial e agradeceu a contribuição de todos.
FALOU TAMBÉM SOBRE A CAMPANHA de doações de mantimentos, material de limpeza e para a higiene do corpo, a serem encaminhados ao Seminário da Diocese de Leopoldina. Disse que já arrecadou bastante, mas que o povo pode ainda trazer até o próximo domingo, pois será de grande valia para a manutenção dos seminaristas.
SEGUNDA-FEIRA: na Matriz, na segunda-feira, às 19:00 horas, a Reza do Terço dos Homens.
TERÇA-FEIRA: Os membros da Comissão da Festa do Cachoeirense realizada em 2011, estão convidados para uma reunião na Escola Estadual Domiciano Cerqueira, às 18:00 horas, para tratar de assunto de interesse da Comunidade. Decidiremos sobre o destino a ser dado aos recursos financeiros oriundos desse evento e que está depositado em uma conta bancária. Estuda-se a possibilidade de doar tais recursos para ajudar nas obras de restauração e adequação do Museu de Arte Sacra.
QUARTA-FEIRA: MISSA DE SÉTIMO DIA: Disse que na próxima quarta-feira, haverá Missa na Igreja-matriz São Sebastião em sufrágio de alma de Maria José Sabino. Padre Davi estará celebrando a Missa de 7º Dia dessa paroquiana, que tanto contribuiu com nossa paróquia.
QUINTA-FEIRA: Todos estão convidados a participarem da Adoração ao Santíssimo Sacramento, das 18:00 às 20:00 horas, na Matriz São Sebastião.
PINTURA EXTERNA DA MATRIZ: Nosso pároco falou ainda da Campanha visando angariar fundas para efetuar a pintura externa de nossa Igreja-matriz que, precisa de urgentes reparos.
Seguiu-se a Bênção Sacerdotal, encerrando com o cântico final.
Comentarios