top of page

21 - TIRADENTES: UM HERÓI SEM ROSTO E CHEGOU O CARNAVAL

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 21 de abr. de 2022
  • 4 min de leitura

TIRADENTES: UM HERÓI SEM ROSTO QUE GANHOU REPRESENTAÇÃO QUASE RELIGIOSA.

A história de um rebelde condenado à morte, traído por um de seus companheiros. Ressignificada para ganhar o lustro necessário a um herói da pátria, a imagem de Tiradentes precisava de um rosto – e nenhum retrato dele havia.

O alferes da cavalaria, dentista, comerciante, minerador e ativista político José Joaquim da Silva Xavier (1746-1792), mais conhecido como Tiradentes, foi executado há 230 anos, no Rio de Janeiro. E sua representação física, criada cem anos mais tarde , é muito semelhante à imagem mais recorrente de Jesus Cristo: um homem de olhos claros e traços europes, cabelos longos, barba e rosto simétrico.

“Um herói nascido na região centro-sul do país, que morreu sem pegar em armas, traído por um amigo, o Silvério dos Reis, à semelhança da trágica história de Jesus Cristo”, aponta o historiador André Figueiredo Rodrigues, professor na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o autor do livro Em busca de um rosto: a República e a Representação de Tiradentes.

Não havia representação visual de Tiradentes e os artistas tiveram liberdade para desenhá-lo como desejaram. Um país católico, um herói com traços nazarenos, inventados por artistas desde o nascimento da República: Tiradentes, iconograficamente, venceu. Sua escolha não foi aleatória”, acrescenta ele.

Uma escolha, sim. Afinal, não foram poucas as revoltas, motins, rebeliões ocorridas no Brasil colônia nas décadas que antecederam a independência. Mas enquanto boa parte desses ativistas permaneceram anônimos e mesmo os episodios são pouco abordados, a chamada Inconfidência Mineira é assunto conhecido por todos – e Tiradentes torno-se um ícone nacional, a ponto de até merecer feriado.

Portanto, o feriado dessa quinta-feira (21) marca a morte de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, símbolo da Inconfidência Mineira. Ele foi enforcado em 1792 e, depois, esquartejado, por traição à coroa. O movimento do qual fez parte era anticolonialista, queria a intalação da República.

Falante, namorador, teimoso, corajoso, apaixonado por livros e defensor do conhecimento. Além de Ouro Preto, BH também guarda curiosidades da Inconfidência. Tem gente que quer que Tiradentes seja um ‘santo’, mas ele foi um homem com paixões, defeitos e qualidades, diz o professor do departamento de história da UFMG, Luiz Villalta, que pesquisa o tema há quatro décadas.

Nesses tempos em que heróis são jogadores de futebol e os ídolos são os fanqueiros de plantão, nossa história é varrida para debaixo do tapete, cai no esquecimento, embora esteja viva nos livros das muitas bibliotecas de todo o Brasil, mas, que a juventude não se interessa, não frequenta esses espaços. O doutor Goegle informa e, está alí ao seu alcance, na palma de suas mãos. Viva a tecnologia!

Num ano em que o carnaval acontece depois da Quaresma e ds celebrações da Semana Santa. Um ano em que a pandemia do Covid fez mexer no calendário. Ano que mal começou e já há greve dos professores. Não pense que estou aqui, a criticar a atitude da categoria, não! É um direito, sei disso. Apenas, recordando que, depois de aulas on line, o distanciamento entre aluno e professor, causado pelas circunstâncias já conhecidas – o coronavírus - tudo que se queria eram as aulas presenciais para voltar à normalidade.

Estava lendo os jornais de hoje que trazem fartos artigos sobre o Carnaval fora de épocano Rio e em São Paulo. A saber: trata-se dos desfiles das Escolas de Samba. Não há os blocos gigantescos que ganham as ruas das capitais com sua irreverência e peculiaridades que cada um tem. Assim, estava vendo uma matéria assinada por Geraldo Ribeiro, cujo título é:

“CHEGOU O CARNAVAL”!

Ele faz uma síntese do que aconteceu na Marquês de Sapucaí na abertura dos desfiles da Série Ouro, antigo Grupo de Acesso. Muita gente se identifica com os versos da Escola Em Cima da Hora, cujo enredo é uma reedição de 1984, mas nunca esteve tão atual. Veja:

“O suburbano quando chega atrasado\ O patrão mal humorado\ Diz que mora logo ali\ Mas é porque não anda nesse trem lotado\ Com o peito amargurado, baldeando por aí\ Imagina quem vem lá de Japeri”. Outras seis agremiações fazem homenagens que vão de Santa Dulce ao bicheiro Castor de Andrade:

“Mãe Stella de Oxóssi, na Porto das Pedras”; “Unidos da Ponte, canta Santa Dulce”; “Unidos de Bangu celebra o bicheiro” ; “Visões Xamânicas da Acadêmicos do Sossego”; “Cubango homenageia a atriz Chica Xavier”; “Fé de Zacarias, na União da Ilha exalta a devoção à Nossa Senhora Aparecida e o milagre que recebeu o escravo Zacarias”.

Pois aí está o panorama desse feriado de Tiradentes, pós Semana Santa e um pouco do que se passa no Sambódromo do Rio, quando a (Liesa) Liga Independente das Escoas de Samba espera receber 75 mil pessoas por noite na Passarela do Samba. A apresentação do comprovante de vacina contra a Covid-19, físico ou digital, está sendo exigida na entrada. “Diga espelho meu, se há na avenida alguém mais feliz que eu” Trecho de um memorável samba enredo de um carnaval de saudades que vai adormecendo no peito desse idoso folião, que já passa da casa dos sessenta, mas que está atento aos acontecimentos da vida, como a Festa de Momo. Teve início então, a grande festa dos Desfiles das Escolas de Samba do Rio e de São Paulo. Muta coisa vai rolar nos camarotes, a passarela do samba, mais uma vez, será o ponto de encontro de muita gente famosa, artistas da avenida, personalidades do mundo do samba, shows e muito mais. Falaremos de tudo um pouquinho aqui nas páginas do Novo Tempo, para informar o estimado leitor, que desfila na passarela do coração desse que vos fala.

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page