top of page

21 - PEDIDO DE SOCORRO À ONU: RECORDE NA MÉDIA DE MORTES

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 21 de abr. de 2021
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de mai. de 2021

Governadores querem que Nações Unidas coordenem ajuda humanitária ao Brasil. Representantes do Fórum Nacional de Governadores (FNG), se reuniram por vídeo conferência, com a secretária-geral adjunta da Organização das Nações Unidas (ONU), Amina Mohamed. Os gestores pediram que a entidade coordene uma ajuda humanitária para ajudar o Brasil no combate à Covid-19 o governador do Piauí e coordenador do tema da vacina no FNG, Wellington Dias (PT) informou que o pleito é por mais vacinas para “conter uma tragédia ainda maior e com graves riscos para o mundo”, com a geração de novas variantes do coronavírus. Os agentes também pediram ajuda para a compra de oxigênio hospitalar e medicamentos do “kit intubação”.

“O Brasil tantas vezes foi solidário com outros países do mundo em ajudas humanitárias e agora o Brasil, neste Pacto Pela Vida, precisa de ajuda humanitária do mundo, principalmente com mais vacinas, e confiamos à ONU para alcançar essa sensibilidade e resultados para salvar vidas”, disse Dias. Segundo a CNN Brasil, os governadores apresentaram à secretária da ONU uma carta com cinco pedidos. Um deles é para que a secretária ajude em uma negociação com o governo dos Estados Unidos, para que parte do excedente das vacinas que não será usado no processo de imunização americano, seja cedido ao Brasil, na condição de que haja uma devolução posterior no mesmo número de doses.

De acordo com o Consórcio de Veículos de Imprensa formado por Extra, O Globo, G 1, Folha de São Paulo, UOL e O Estado de São Paulo, que reúne informações passadas pelas secretarias estaduais de saúde, 23.847.792 pessoas receberam uma dose de um imunizante contra o Covid-19 no Brasil e a segunda dose foi aplicada em 7.391.544 brasileiros, 3,49% da população.

O Brasil registrou um novo recorde na média móvel de mortes do Covid-19: 3.124, no terceiro dia consecutivo que o índice ficou acima de 3 mil, segundo o consórcio de veículos de imprensa. O número é 15% maior que o notificado duas semanas atrás. Foram notificados 1.726 óbitos em 24 horas, elevando para 355.019 o total de vidas perdidas para a doença no pais.


CIDADES TEMEM FALTA DE OXIGÊNIO

Um levantamento do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasens) com 2.465 municípios de todo o país, mostra que 47% deles, ou 1.105 cidades temem faltar oxigênio nos hospitais nos próximos dez dias. Questionadas se teriam capazes de suportar um aumento na demanda, com os avanços dos casos de Covid-19, um total de 65,1%, disseram que não teriam mais oxigênio para os pacientes.

Os municípios, principalmente, os pequenos relatam dificuldade de compra. Os municípios também falaram da carência de equipamentos de proteção individuais, (EPIs) como luvas e máscaras. O desabastecimento afeta não só os profissionais que atuam na linha de frente contra o Covid, mas também quem está envolvido em outros procedimentos hospitalares.

Adriana Mendes e Evelin Azevedo


 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page