21 - CELEBRANDO CRISTO REI NA CANÇÃO NOVA -TEMPO DO ADVENTO: INÍCIO DE UM ANO LITÚRGICO
Fernando Mauro Ribeiro
21 de nov. de 2021
2 min de leitura
Atualizado: 8 de dez. de 2021
Eu escrevi aqui, um dia desses que aproximávamos do final de mais um Ano Litúrgico que se encerrou com a celebração da Festa de Cristo Rei. Festa linda que tive a alegria de participar na solene celebração da Eucaristia, ministrada pelo Padre Ygor Calcado – nosso companheiro de viagem – no sábado, na Capela do Hotel Rainha do Brasil e no domingo no Santuário do Pai das Misericórdias, na Comunidade Canção Nova, quando ele concelebrou.
Na Capela, uma celebração para um número restrito de pessoas, mas, na Canção Nova, uma multidão de fiéis superlotou o Santuário, pois encerrava-se também o grande evento que acontece todo ano: “O Canção Nova Sertaneja”. Como eu dizia: mais um ano atípico, assombrado pela pandemia da Covidd-19, com mudanças de hábitos, perda de entes queridos e amigos, sequelas físicas, emocionais e espirituais. Porém a esperança cristã nos alimenta e a fé no Cristo Ressuscitado, nos sustenta.
Lembrava ainda que, no primeiro dia do mês rezamos por todos os cachoeirenses; no dia dois, lembramos os nossos fiéis defuntos e a seguir, no domingo; o Dia de Todos os Santos, que celebra a vocação dos Batizados “ser santo como o Pai do Céu é Santo”.
Assim, celebramos no dia 21 desse mês, a solenidade de Cristo Rei do Universo. O seguinte dia 28, - quando já estarei de volta à minha Paróquia – desejo celebrar com meus irmãos, em Cachoeira Alegre, o primeiro Domingo do Advento que dá início ao Ciclo do Natal e ao Ano Litúrgico C, no qual as leituras predominantes são tiradas do Evangelho de Lucas.
O Advento é o Tempo da Graça, para bem prepararmos a vinda do Senhor. Nos primeiros domingos, as leituras nos apresentam a vinda escatológica de Jesus no final dos tempos, reservando os mais próximos do Natal para a vinda no mistério de Deus encarnado.
Neste tempo não se reza o Glória e os paramentos são roxo, com exceção do 3º domingo que podem ser na cor rosa. O Ano Litúrgico não deve ser visto como um calendário de celebrações, mas sim, como um caminho de fé; caminho que deve ser percorrido como uma espiral, crescendo na fé a cada ano, com cada acontecimento na vida de Jesus celebrado; crescendo no amor a Deus e aos irmãos; crescendo em seguir e imitar cada vez mais a Cristo.
Nossa Paróquia São Sebastião já deve está organizando o presépio, ornamentando a Coroa do Advento, as casas com seus piscas-piscas, árvores de natal decorando a sala, nossas ruas e lojas ganham um colorido todo especial. E se você quer se preparar para a vinda de Jesus Cristo no Natal no Natal e bem celebrar o mistério da Encarnação, a Diocese de Leopoldina organizou a Novena de natal.
Todos estão convidados a formarem seus grupos, familiares ou não, presenciais ou on line, para rezarem juntos e assim receberem o Senhor Jesus que vem no Natal. Adquiri um “livrinho” na Livraria Nossa Senhora da Paz, no Rio, no valor de R$ 2,50. O tema é sempre o nascimento de Jesus, porém com reflexões diferentes. Creio que estejam disponíveis na Paróquia em Cachoeira. No ano passado (2020) comprei alguns diretamente com o padre João.
ความคิดเห็น