21 – FIÉIS ENTRISTECIDOS COM A MORTE DO MONS. ANTONIO JOSÉ CHAMEL
Fernando Mauro Ribeiro
21 de jan. de 2023
3 min de leitura
Monsenhor Antonio José Chamel é muito querido de todos nós. Me encontrei com ele algumas vezes, e sempre afetuoso, paciente e atencioso me recebeu no Palácio Episcopal, a residência do senhor Bispo, na Diocese de Leopoldina. Nós, da Paróquia de Cachoeira Alegre, somos muito gratos a ele, e temos boas lembranças de todas as vezes que ele esteve aqui. A última, foi no ano passado, quando auxiliando o nosso pároco João Pedro de Melo, celebrou na Igreja-matriz São Sebastião o Tríduo Pascal.
Na ocasião, ele me concedeu entrevista para o portalnovotempo.com.br, um pouco antes de subirmos as escadarias da Alameda Joaquim de Assis, até a igreja, onde ele ministrou a celebração das três horas (15:00 horas) a Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Impressionou-me bastante, sua vitalidade.
Ou seja, percebia-se nele a fragilidade que os seus 79 anos de vida lhes impusera. Porém, nosso Pastor se esmerava no trato com seu rebanho. No dia anterior, quinta-feira Santa, ele celebrara Missa solene quando rememoramos a Instituição da Sagrada Eucaristia, e com que entusiasmo ele tomou o jarro e bacia, inclinou-se e lavou os pés dos Doze Apóstolos, ali representados por membros da Comunidade.
Tomei conhecimento do estado de saúde do Monsenhor Chamel durante a semana. Dizia-me meu informante: “Notícias de hoje sobre o estado de saúde do Mons. Chamel: Hoje, pela manhã, foi passada uma sonda uretral para desobstrução, pelo médico Dr. José Ricardo. Vou atualizando sempre que houver alguma alteração no seu quadro de saúde. Oremos por ele, concluía ele, na sexta-feira, dia 20-01-2022, pela manhã.
Como já foi dito, ele continua com insuficiência renal e a sonda foi passada para se observar se havia alguma obstrução. (dia 20-01-2022, por volta das 13:00 horas)
Irmão, Uma nota triste: Acabei de ter a notícia de que nosso amado Monsenhor Chamel veio a falecer. Todos estão tristes por aqui. (sexta-feira, 17:10 horas)
Em oração: “Obrigado, Pai, por um dia ter colocado em nosso caminhar, esse homem santo que mostrou-nos o caminho do bem, da justiça e do amor a Deus e aos homens. Chorando a perda de um pai e de um amigo. Vá, Monsenhor, na santa paz, ao encontro do Pai”, acrescentou o amigo.
Já mandei fazer a coroa. Infelizmente, não tem toda a pompa que o Monsenhor merece. Porém, é o que se pode ser feito, dada a hora, com todas as floriculturas já fechadas. Envio a foto que será acrescentada dos seguintes dizeres: “Uma homenagem dos seus ex-seminaristas, seus eternos filhos”, informou-nos o Eduardo.
Informações sobre o velório e sepultamento de Mons. Antonio José Chamel: O corpo será velado na Igreja-matriz Nossa Senhora do Rosário, na noite de sexta-feira (20-01-2022) e se estenderá por toda a madrugada, a pedido dos familiares.
A Missa Exequial está prevista para as 15:00 horas desse sábado (21-01-2022), também na Matriz Nossa Senhora do Rosário, na praça do Rosário, em Leopoldina – MG. O sepultamento será no Cemitério Público Municipal Nossa Senhora do Carmo, em Leopoldina.
MISSA DE CORPO PRESENTE: Missa de Corpo Presente – Monsenhor Chamel, na Igreja-matriz Nossa Senhora do Rosário, e, ao longo desse sábado ocorrerão outras celebrações. Às 15:00 horas, o Bispo Diocesano Dom Edson José Oriolo dos Santos, presidirá a Missa Exequial, seguida do sepultamento no Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo. A missa foi concelebrada pelos padres Adilson Nery, Márcio Ferreira Jr., e Aguinaldo dos Reis Ferraz
Comments