21 - DIA DO MÚSICO: A HISTÓRIA, MOTIVO DE COMEMORAR E DE PEDIR A SANTA CECÍLIA QUE INTERCEDA POR CAC
- Fernando Mauro Ribeiro
- 21 de nov. de 2023
- 2 min de leitura
22 de novembro: Dia do Músico e Dia de Santa Cecília (padroeira dos músicos). O cachoeirense deveria comemorar com júbilo esta data e, ele sabe bem porquê. Além de celebrar esse dia, como gratidão. Devemos também pedir a intercessão de Santa Cecília, para que, com suas convicções, sensibilidade e perseverança; suscite em nossa Cachoeira Alegre, crianças, jovens, senhores e senhoras que se interessem pela música.
Cachoeira é conhecida de muitos como a terra de maestros, terra da música, de excelentes músicos. Tenho orgulho de dizer que vi, ouvi e me emocionei, aqui, nesse pedacinho de Minas Gerais, um modesto distrito, na Zona da Mata Mineira, com a apresentação, em décadas passadas, de duas Bandas de Música: (ESC) A masculina: Euterpe Santa Cecília e, a feminina: (AAC) Artistas Amadoras de Cachoeira. (quando a denominação dos grupos musicais, são informações obtidas em manuscritos de Rita de Cássia Rodrigues).
Eu era um menino, mas meus ouvidos registraram aquela sonoridade extraordinária e estão guardadas na minha retina, aquelas imagens que ainda hoje me emocionam. Homens e mulheres se apresentando nas ruas de terra dessa Cachoeira Alegre.
Motivos de sobra para louvar e motivos também para pedir que desperte em nossa gente o desejo de se tocar um instrumento. Eles existem: os instrumentos foram restaurados, estão todos lá. Algumas tentativas foram feitas, no sentido de se formar novos músicos e trazer de volta, às nossas ruas e praças a Banda de Música. Hoje, não mais de terras batida, e sim asfaltadas, pavimentadas, ajardinadas; as nossas praças: mas, sem a Banda de Música.
Nossas orações, evidentemente, podem suscitar no meiode nossa gente, alguém que se interesse pela Música, pelo resgate das Bandas (quem sabe?), de alguma forma estimular alguém a estudar partituras, tocar instrumentar e de cantar nos bares da vida, nos bailes da vida, no picadeiro de um circo, na carroceria de um caminhão, nas manhãs frias, na alvorada... “... às vezes, em troca de pão, que muita gente boa pôs o pé na profissão. Não se importando se quem pagou quis ouvir...
Cantar, era buscar um caminho que vai dar pra o sol...” (trecho da belíssima canção, escrita e interpretada por Milton Nascimento). Amo a história de Santa Cecília, tenho cá, minhas devoções. Quando entro em estúdio para gravar (fiz dois CDs) ou participar de trabalhos de outros; não me esqueço de pedir à Santa Cecília, que interceda a Deus por mim.
Fernando M. Ribeiro
Comments