21 - DIA DA ÁRVORE – SE FAZ NECESSÁRIO A PODA DE ÁRVORES EM RUAS, PRAÇAS E AVENIDAS EM CACHOEIRA
Fernando Mauro Ribeiro
20 de set. de 2021
2 min de leitura
Atualizado: 28 de set. de 2021
A Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Barão do Monte Alto, deveria promover uma distribuição de mudas e o plantio de árvores em todo distrito de Cachoeira Alegre, já que o distrito é pouco arborizado. Só para dar um exemplo, vou citar a Rua Padre Messias Passos, Praça Olavo Carlos dos Santos e a rua do Colégio (Alves Pequeno e Luiz Soares Dias (entorno da Matriz São Sebastião).
Em 1979, por ocasião da primeira Festa do Cachoeirense, numa iniciativa de seus organizadores, em parceria com a EMATER Muriaé, foi feita uma distribuição de mudas e consequentemente o plantio dessas árvores na área urbana. Muitas delas cresceram e floresceram proporcionando sombra para os seus moradores. Porém, a ineficácia da administração pública, que não oferecia esse serviço aos distritos – somente na sede do município se fazia a poda de árvores – as árvores cresceram demasiadamente, e acabaram sendo cortadas. Principalmente as que se encontravam próximas à rede de energia elétrica, já que a Energisa também não efetua o serviço de poda.
A Cia, simplesmente utiliza o seu método que é cortar os galhos indiscriminadamente, desfigurando as árvores e, outras vezes, o próprio morador as cortava, alegando riscos e julgando-se prejudicado. Desse período, poucas árvores restaram nos dias de hoje. Por isso é que também julgamos importante a poda das árvores.
Hoje, a prefeitura oferece esse serviço, de forma ainda preliminar. Talvez porque não disponha de todo material necessário e equipamento adequado. Talvez, porque os funcionários não consigam atender a todo o município regularmente. A verdade é que esse serviço precisa ser efetuado num determinado prazo e com uma margem de segurança já que a maioria dessas árvores se encontra próxima à rede de alta tensão. E é também oportuno ressaltar que se deve contar com o suporte da Secretaria de Obras, para o pronto recolhimento produzido pela podagem e, não deixá-lo sobre o passeio, como ocorrera já diversas vezes.
Se o município não dispõe de pessoal para a execução dessa tarefa, deveria solicitar os serviços de alguma empresa terceirizada, que seja especializada na realização desse trabalho. Esse informativo, o portalnovotempo.com vem insistentemente falando sobre esses temas que envolvem o Meio Ambiente, pois é nosso dever cuidar do planeta e, esse cuidado deve iniciar na nossa casa, na nossa rua, na nossa cidade.
Fernando M. Ribeiro (matéria publicada em setembro de 2016)
Comments