top of page

21 - DEPRESSÃO: CUIDADOS TAMBÉM COM QUEM CUIDA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 21 de fev. de 2024
  • 2 min de leitura

Pessoas que convivem na mesma casa com pacientes que sofrem de depressão têm maior chances de ter salários mais baixos, desemprego e problemas relacionados à saúde mental. É o que indica um estudo realizado por pesquisadores dos Estados Unidos e Canadá. Esses impactos também são sentidos no dia a dia de acompanhamento dos pacientes do Polo de Atenção Integral à Saúde Mental (PAI) do Hospital São Francisco da Providência de Deu, na Usina.

  De acordo com a psicóloga Juliana Alcântara, sintomas como tristeza, irritabilidade, isolamento social e falta de motivação pode afetar as relações, e mais ainda, a saúde mental de quem está ali, dando suporte e apoio. Tratar de quem cuida é uma medida fundamental. É preciso cuidar que familiares e cuidadores acabem adoecendo, o que é muito comum.

   Quando o paciente tem ideação suicida ou desejo de automutilação, parentes e cuidadores mal conseguem descansar o que gera muita pressão, angústia e ansiedade. Muitas vezes os familiares precisam deixar de trabalhar. É importante que todos se cuidem e entendam que o melhor remédio é a prevenção – enfatiza a médica que dá dicas de cuidados:

- Sempre que destacamos saúde mental, estamos falando também de qualidade de vida e de práticas que promovem bem-estar. Entre as recomendações para manter a saúde do corpo e da mente estão a prática de exercícios físicos, se possível, três vezes por semana, estar perto de pessoas queridas, valorizar momentos de lazer e fazer atividades que dão prazer.

  Recomendo ainda diminuir o tempo nas redes sociais e viver mais o presente, estar em contato com a natureza. Priorizar o sono também é muito importante, porque é nele que resgatamos a energia que gastamos durante o dia. E claro, se for necessário, não deixe de buscar ajuda profissional


MICROALGA SPIRULINA TEM MAIS PROTEÍNA E FERRO DO QUE CARNE

  A carne é um dos alimentos mais representativos quando o assunto é proteína, mas um outro tem um valor protético mais alto: a spirulina. Trata-se de uma microalga que de acordo com o Departamento de Agricultura dos EUA, tem57 gramas de proteínas, muito mais do que a proteína animal, que contém 26 por cada 100 gramas em geral. A spirulina é amplamente utilizada como suplemento dietético.

  Segundo especialistas, o ingrediente ativo pode compensar deficiências nutricionais em vários grupos populacionais. Mas é bom lembrar que o alimento não substitui nenhum outro e que, antes de adicioná-lo à dieta diária é preciso consultar um médico para evitar qualquer efeito adverso ao seu organismo.


VINTE ANOS COM UMA AGULHA NO CRÂNIO

  Um homem chinês de 74 anos que pensava estar com um aneurisma tinha uma agulha de acupuntura alojada no cérebro. Sua família contou que a mesma devia estar lá há vinte anos, já que ele fez um tratamento no início dos anos 2000. Acredita-se que a agulha pode ter se quebrado durante a acupuntura, sendo depois transportada para o local onde estava alojada.  Os médicos abriram o crânio do homem para retirar a agulha. Após sobreviver a cirurgia, no entanto, ele desenvolveu uma infecção pulmonar, ainda no hospital, e morreu três semanas depois.

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page