top of page

20 - DIA DO POETA: NÃO TENHO LÁGRIMAS TRISTES. O MEU PRANTO É DE POETA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 20 de out. de 2021
  • 2 min de leitura

“Nós, seres humanos somos, dotados de força infinita, mas muitos que nos cercam necessitam se encontrar. Muitos ainda sobrevivem entre a sombra e a escuridão; entre a alegria e a tristeza; o choro e o riso; a dúvida e a fé, o desespero e a esperança; luz e escuridão... Sobrevivemos disfarçados de poeta. Não tenho sorriso largo. o meu riso é de poeta. Não tenho lágrimas tristes. O meu pranto é de poeta.

Nesse 20 de outubro em que se celebra o Dia do Poeta, veja um pouco mais sobre esse ser. Um ser poeta. No anonimato a maioria das vezes; no ostracismo, quase sempre; na solidão da noite, a brincar com as palavras... mas, sempre Poeta! E o que é a vida, se não um pouco de tudo isso? O que seria de nós sem a poesia? A origem dessa data, algumas curiosidades e uma bela poesia para marcar o Dia do Poeta.

O Dia do Poeta é celebrado anualmente em 20 de outubro.

Esta data celebra o profissional, que pode (e deve) ser reconhecido como um artista escritor, que usa de sua criatividade, imaginação e sensibilidade para escrever, em versos, as poesias que faz.

O principal propósito desta data é incentivar a leitura, escrita e publicação de obras poéticas nacionais.

Há séculos as pessoas se emocionam, riem e choram com essas belas produção artísticas, consideradas como uma das Sete Artes Tradicionais.

ORIGEM DO DIA DO POETA

O Dia Nacional do Poeta é comemorado a nível extraoficial, ou seja, não há uma lei que oficialize o 20 de outubro como Dia do Poeta no país.

Mas, a data foi escolhida por uma razão bastante especial para os poetas brasileiros. No dia 20 de outubro de 1976, em São Paulo, surgia o Movimento Poético Nacional, na casa do jornalista, romancista, advogado e pintor brasileiro Paulo Menotti Del Picchia.

A data homenageia e lembra este momento ímpar para os poetas do Brasil.


CURIOSIDADES SOBRE O DIA DA POESIA

Antigamente, a poesia era cantada e acompanhada pela lira, um instrumento musical típico da Grécia. Por isso, a poesia é classificada como pertencente ao gênero lírico da literatura.

Os poetas ainda celebram o 31 de outubro como o Dia Nacional da Poesia, oficializado através da lei 13.131, de 3 de janeiro de 2015. A escolha desta data é uma homenagem ao nascimento do poeta brasileiro Carlos Drummond de Andrade.

Antes da criação da lei que oficializa o Dia Nacional da Poesia em 31 de outubro, esta era celebrada em 14 de março, em caráter não-oficial.

A escolha desta data era uma homenagem ao poeta brasileiro do romantismo Castro Alves, que nasceu em 14 de março de 1847.

Ainda existe o Dia Mundial da Poesia, em 21 de março, que celebra a nível internacional este gênero artístico. Esta data foi criada durante a XXX Conferência Geral da UNESCO, em 16 de novembro de 1999.

POETA

Não tenho idade

Porque sou poeta

Não tenho sexo

Sou apenas poeta

Não tenho passado

Tão somente fui poeta

Não sou de um tempo

Sou dos tempos dos poetas

Não tenho futuro certo

Meu destino é ser poeta

Não possuo vida risonha

Minha vida é ser poeta!

Não tenho sorriso largo

O meu riso é de poeta

Não tenho lágrimas tristes

O meu pranto é de poeta

Tentaram fazer-me alguém

E fizeram-me poeta...

Quiseram dar-me um nome digno

Mas chamo-me apenas:

POETA!

Autor Desconhecido

Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page