top of page

20 - A RESSURREIÇÃO. FATO QUE MUDOU DEFINITIVAMENTE O RUMO DA HISTÓRIA DA SALVAÇÃO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 20 de abr.
  • 2 min de leitura

Como mostram os Evangelhos, a Paixão de Nosso senhor teve um caráter processivo: depois de ser julgado, flagelado, esbofeteado, coroado de espinhos e carregar a Cruz às costas, sua agonia durou mais de três horas (cf. Mt. 27,45; Mc 15,33; Lc, 2344).

“E só quando Ele realizou tudo quanto julgou necessário realizar foi que chegou a hora marcada, não pela necessidade, mas pela sua vontade; não pelas exigências de sua natureza, mas por seu poder”.

  Em sentido contrário a Ressurreição foi repentina. Eis um aspecto deste mistério que devemos ter sempre presente: ao terceiro dia, Cristo retomou o corpo por seu poder divino, de modo instantâneo.

Não mais um corpo mortal como o nosso – que assumira ao longo de sua vida terrena, por um milagre negativo – e sim em eu estado normal, ou seja, glorioso, como correspondia à bem-aventurança de sua Alma.  E isto por um simples ato de sua vontade.

  Imaginemos que nesta hora a imensa pedra que cerrava o sepulcro tenha saltado dos trilhos. Ela havia sido selada pelos membros do Sinédrio, que se empenharam, ademais, em por uma guarda no local para evitar que o Corpo fosse roubado.

  Embora sem fé, os príncipes dos sacerdotes e os fariseus eram profundamente inteligentes e sabiam que tudo quanto Jesus prometera se havia cumprido, o que os levou a deduções claras a respeito da possibilidade de se dar algo inesperado (cf. Mt, 27, 62-66).

Assim, os soldados foram os primeiros – depois, sem dúvida, de Nossa Senhora – a tomar conhecimento da Ressurreição.

  Assustados, correram para contar aos sinedritas o ocorrido. Estes, presas do pânico, chegaram a pagar-lhes a fim de espalharem o boato de que que o Corpo de Nosso Senhor tinha sido retirado à noite pelos discípulos. (cf. Mt, 28, 11-13).

Eis as imediatas reações diante de um acontecimento que fixaria definitivamente o rumo da História da salvação.

Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page