top of page

19 – SOLENIDADE DE PENTECOSTES NA MATRIZ SÃO SEBASTIÃO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 19 de mai. de 2024
  • 4 min de leitura

Atualizado: 5 de jun. de 2024

Padre Márcio Nunes, vem numa sequência de missas aqui na Igreja-matriz, desde o início das festividades de maio. Basta retroceder um pouquinho e daremos conta de que ele celebrou na sexta-feira, sábado, domingo e segunda nas duas primeiras semanas.

  É comum na Igreja, celebrar a Missa de Vigília de Pentecostes na tarde do sábado, antes ou depois da I Vésperas do Domingo de Pentecostes. Em razão de outros compromissos, para esse fim de semana, nosso pároco não celebrou na sexta-feira e nem no sábado. Esteve hoje, conosco, celebrando Missa festiva e estará celebrando também nessa segunda-feira próxima, Missa das Almas.

  Deus quer que todos se salvem, sejam remidos, cheguem ao conhecimento da verdade. A morte e ressurreição de Jesus significam a criação de um mundo novo, uma nova humanidade. Lá onde os seres humanos se afastam uns dos outros e não mais se entendem, Deus vem devolver o entendimento, a compreensão e a união de amor. Seu Espírito faz jorrar entre nós um rio de água viva.

  Na matriz São Sebastião, ornada das cores litúrgicas, os fiéis receberam o celebrante na procissão de entrada, com as tochas, à frente, o turíbulo e a equipe de leitores e Ministros Extraordinários que o auxiliarão na celebração. O altar-mor, - a Mesa da Celebração – foi incensado pelo padre, enquanto o coral entoava junto com a assembleia, um canto.

  O Espírito Santo é vida e “sem o Espírito Santo, Deus está distante, Cristo permanece no passado e o Evangelho uma letra morta... O Espírito Santo, o cosmos é enobrecido pela geração do Reino, o Cristo está presente, O Evangelho se faz força do Reino, a Igreja realiza a força trinitária...” Somos, pois, chamados, para viver intensamente unidos na Igreja, como o Corpo de Cristo, na caridade e na prática do bem e da justiça do Reino.

  Em sua homilia, Pe. Márcio enfatizou que devemos ser uma comunidade unida e que nada se constrói onde há a desunião, mas que, ao contrário; através da unidade, o diálogo, o entendimento, a Comunidade se ergue, cresce e faz progresso. Não no sentido midiático, mas cresce espiritualmente, na fé, no envolvimento com as pastorais da Igreja, cada um dando sua contribuição, exercendo uma função como operários da Messe.

  Como Jesus foi enviado pelo Pai, agora os discípulos são enviados para levar a paz, a libertação e a felicidade. Para isso, recebem o Espírito, o sopro da Trindade, que os transforma, ilumina e impulsiona. É também nossa, a missão dada aos discípulos, somos portadores da Palavra, e devemos comunicar o amor de Cristo através de nossos gestos e atitudes. Testemunhemo-Lo com a nossa vida.

  Em algumas paróquias, faz-se o Rito do Apagamento do Círio Pascal, quando o presidente se dirige até o Círio e junto dele reza uma oração proposta pela Igreja:


APAGAMENTO DO CÍRIO PASCAL

“Cristo, glória, permanecei em nós com vossa luz inefável. Ó Sol da justiça e amor sem fim, derramei sobre o vosso povo e sobre esta Comunidade, a força de vossa misericórdia. Dai-nos, pois, por vossa graça permanecermos unidos a vós e entre nós, e assim vivermos constantes sob vossa luz. Vós que sois a Luz do mundo e reinais para sempre junto com o Pai e o Espírito Santo”.

  O presidente faz a vênia ao Círio Pascal, reza a antífona que se segue e enquanto apaga o Círio, reza: “Ó Luz dos meus olhos, doce Senhor, defesa dos meus dias, ilumina, Senhor, o meu caminho, pois sois a esperança na longa noite. Ó chama viva da minha vida, ó Deus, minha luz”.

  E voltando-se para o povo aquele que preside a celebração, conclui: “ Dignai-vos, ó Cristo, acender as lâmpadas de nossa fé, e que elas refuljam em vosso templo em cada um de nós. E assim, iluminados por vós, jamais nos desviemos de vossos caminhos. Vós, que sois Deus, com o Pai e o Espírito Santo”.

  Os anjinhos subiram ao altar da Virgem Santa para homenageá-la com a coroação.

  E assim celebramos Pentecostes, avinda do Espírito Santo prometido por Jesus.

 

AVISOS DA COMUNIDADE

O padre passou os avisos à comunidade: reiterou de que estará celebrando amanhã aqui na Matriz e pediu que os fiéis tragam velas para uma pequena procissão até aos portões do Cemitério Bom Pastor, após a celebração.

 

O sorteio da rifa do televisor será efetuado provavelmente no próximo domingo. Para tanto, pediu a todos que acertem seus blocos de venda e aqueles que ainda não adquiriram que façam sua contribuição.

 

Padre Márcio comunicou que com o que se arrecadar com a venda da rifa, fará melhorias na sala do bebedouro. Um novo bebedouro que atenda a necessidade da comunidade, troca de espelho e outras benfeitorias.

 

Disse que atendendo ao pedido da Copasa, o hidrômetro da Igreja-matriz fora instalado na parte externa, para facilitar a leitura a cada mês.

 

Disse também que aquela barra de cor vermelha, na parede da Matriz será coberta com outra cor em outro momento. Que os paroquianos aguardem quando forem efetuados o serviço da parte elétrica, isso será feito.

 

Disse ainda que é necessário que se efetue a troca do medidor de consumo da energisa, que se encontra no interior da Capela do Santíssimo, par a parte externa. É também uma exigência da Cia., que assim se proceda. Será feito um novo padrão, o que trará também mais comodidade.

 

A Comissão encarregada de administrar as obras do Museu, pediu ao nosso pároco, no início do mês que solicitasse uma maior participação da Comunidade, para resgatarmos parte de nossa história, e depositarmos lá; uma vez que o prédio foi reconstruído, restaurado e será readequado para essa finalidade: ser o guardião da história de um povo.

 

Já falei com alguns membros do Terço dos Homens, que se propuseram colaborar, mas um pedido do padre é muito importante, disse ao nosso pastor.


Em relação às obras do “MAS” Museu de Arte Sacra e o pedido à Comunidade que se envolva nesse processo, ajudando na desocupação do espaço a ele destinado, limpeza das peças do acervo, na aquisição de novas peças, na faxina do prédio, montagem e manutenção.

 Fernando Mauro Ribeiro



 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page