top of page

19 – QUERO MAIS SAÚDE – OSSOS DE VIDRO – OSTEOGÊNESE IMPERFEITA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 19 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 20 de dez. de 2024

OSSOS DE VIDRO – OSTEOGÊNESE IMPERFEITA

        Segundo a Doutora Thereza Selma Soares, do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (IMIP-Pernambuco), a Osteogênese Imperfeita (O.I) é uma doença hereditária, genética e se caracteriza por uma fragilidade óssea severa, causada por uma alteração no gene do colágeno tipo um, ou seja, uma proteína fundamental e responsável pela sustentação e resistência dos ossos e outros tecidos do nosso corpo.

        O diagnóstico é feito por dados clínicos, ultrassonografia e análise do DNA. São pessoas que apresentam todo tipo de fratura espontânea, independente de ter sofrido ou não algum tipo de trauma (queda, acidente, pancada etc). a doença é chamada popularmente de: “a doença dos ossos de vidro”, pois os ossos são comparados à um pedaço de vidro, ou uma “casca de ovo”, de tão fragilizado que fica.

          Por mais que a pessoa, (criança ou adulto) possa ser afetada fisicamente, a doença não atrapalha seu desenvolvimento cognitivo ou psíquico. O problema está no osso.  Há pelo menos quatro tipos de O.I.

O mais comum é o do “tipo um” uma (fragilidade óssea, rosto “triangular”, dentes frágeis, perda da audição, escoliose, pele delicada, média estatura, esclera azulada).

Já no “tipo dois”, os bebês apresentam fraturas pré-natais, com membros poucos desenvolvidos, que infelizmente, morrem pouco depois do nascimento.

No “tipo três”, os portadores não conseguem andar, têm as vértebras comprimidas, escoliose, (desvios na coluna) deformação torácica, surdez moderada ou total.

O “tipo quatro”, atinge mais os ossos da perna, provoca coloração azulada na esclera, escoliose, baixa estatura e fragilidade nos dentes.

       No Brasil existem 14 centros de referência da doença. O tratamento é multidisciplinar e pode reduzir as deformidades. Apesar de a medicina ainda não encontrar a cura, muito se tem conquistado no controle e no avanço da doença. Graças a Deus. Deus abençoe a todos.

Frei Rinaldo Stecanella

 

 

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page