top of page

19 - O NATAL DIRECIONA NOSSO OLHAR PARA A HUMANIDADE

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 19 de dez. de 2023
  • 2 min de leitura

 Olhar para a humanidade. O Natal direciona nosso olhar para a humanidade. Percebemos, então, que o Filho de Deus não veio ao encontro de um grupo de privilegiados, mas sim, das pessoas de vontade. Com Ele aprendemos que cada pessoa é um irmão, uma irmã que precisa de nosso amor. Amá-los significa escutá-los, levar-lhes o Evangelho, guiá-los e tê-los em nosso coração. Amá-los significa também trabalharmos para que sejam valorizados e respeitados, para que tenham pão, casa e emprego. Cada pessoa é digna de nosso amor porque foi criada à imagem e semelhança de Deus; é seu filho ou filha porque Jesus a todos assumiu como irmãos e irmãs.

  Há os que nos perguntarão: Por que, então, mesmo com a vinda Jesus ao mundo continuamos enfrentando problemas e injustiças, vivemos inseguros e com medo? Nossa resposta deve ser nessa linha: O Senhor veio para multiplicar milagres, mas para transformar o coração daqueles que o acolhe. Devido ao egoísmo e à indiferença do coração humano, há o que não o aceitam. Anima-nos, porém, uma certeza: Desde Belém não estamos mais sozinhos. a celebração do Natal é a renovação de uma oferta: Deus continua nos amando e esperando que o aceitemos, aceitando seu Filho Jesus.

  Ao nascer pobre, o Filho de Deus nos ensina que o “ser” é muito mais importante que o “ter”. De que adianta acumular riquezas que não podemos levá-la para a eternidade?

  Contemplando o presépio, somos convidados a ter o olhar de Jesus sobre o mundo, a vida e as pessoas. Seu olhar nos faz ver inúmeras pessoas que nos cercam: elas estão recebendo o nosso amor? Vemos também pessoas sem pão e perspectivas, num país que está entre os que mais produzem alimentos. Podemos ficar indiferentes? Vemos pessoas tristes e aflitas: O que fazemos para diminuir o seu sofrimento? Vemos pessoas alegres. O que fazemos para ajudá-las a manter essa felicidade e de que maneira, juntos podemos espalhá-la?   Nossa casa hoje é um imenso presépio> Um Menino nos é dado. Ao acolhê-lo em nosso coração, não se repetirá o que ocorreu em Belém, (não havia lugar para eles) mas sobre nossa família brilhará uma grande luz e, como os pastores, louvaremos e glorificaremos a Deus por tudo o que teremos possibilidade de ouvir e ver (cf. Lc 2,20).

Pe. Alírio J. Pedrini.

 

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page