19 - JOSÉ. O CARPINTEIRO, O ESPOSO DE MARIA, PAI DE JESUS ...
- Fernando Mauro Ribeiro
- 17 de mar.
- 5 min de leitura
Atualizado: 19 de mar.
Hoje, 19 de março, a Igreja católica celebra a memória de seu padroeiro universal, São José, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor Jesus Cristo”. São José, o operário, carpinteiro é tido também como padroeiro dos trabalhadores. O protetor das Famílias é invocado por muitos cristãos e, muito me alegra, quando rezando o Terço dos Homens, ouvir a jaculatória: “São José, protetor das famílias. Rogai por nós”!
Outro sinal da popularidade de São José é que há muitas Paróquias e Igrejas a ele consagradas. Na Paróquia de Cachoeira Alegre, por exemplo, temos duas: a de Silveira Carvalho e a da Casa de Tábuas. A primeira, celebra-o em março e a segunda em maio com o título de São José Operário.
Estando no Rio, não soube das festividades em honra ao santo na comunidade de Silveira Carvalho. Mas é sempre uma festa muito bonita. E estando aqui, visitei hoje e participei de uma santa missa numa Capela de São José. Pequenina, singela e aconchegante, onde fomos muito bem acolhidos.
Padre Francisco, foi quem celebrou, auxiliado pelo diácono Luiz – ambos conhecidos – da Igreja-matriz de São Marcelino. O diácono fez interessante homilia, falando de São José: “A Davi Deus promete um filho que construirá para seu nome, para si mesmo, uma casa estável na terra. Casa-família, a partir daquele filho sobre do qual Deus queria dizer ‘eu serei para ele um pai e ele será para mim um filho’. Era a Família-Povo que vivesse como verdadeira família sua, a partir daquele filho. Esse filho é Jesus: Filho de Deus pelo Espírito e Filho de Davi porque ‘José filho de Davi’, é quem dá ao menino ‘o nome de Jesus’ assumindo sua paternidade.
Celebrar São José é assumir a paternidade do Pai em que ele inclui a inteira humanidade, também através de José. É confessar: ‘Ó Senhor, vós sois meu Pai, sois meu Deus’, e a partir de Jesus-Filho, viver e crescer nessa divina filiação”.
Ao final da celebração o coral ao som do harmônio entoou a Ladainha a São José e foram distribuídos chaveirinhos com a imagem do santo, na saída da capela. Mas a vida desse santo glorioso que tanto veneramos é muito rica e com ele aprendemos muito. Vamos, pois, conhecer um pouco mais sobre esse extraordinário homem e santo de Deus.
Comments