19: DIA DE SÃO JOSÉ, PADROEIRO DE SILVEIRA CARVALHO
Fernando Mauro Ribeiro
19 de mar. de 2022
2 min de leitura
“José, homem do silêncio e da justiça divina, é o último patriarca que acolheu o anúncio do nascimento de Jesus” (Mateus 1, 20-24).
Compreendendo qual era a vontade de Deus, assumiu a guarda da casa do Senhor. Esposo de Maria e pai adotivo de Jesus, foi o guia da Sagrada Família na fuga e no retorno do Egito. Refez assim o caminho do Êxodo, o que nos lembra Jesus, o verdadeiro Libertador do povo.
São José ou José de Nazaré ou simplesmente “José, o carpinteiro” é o esposo de Maria e pai de Jesus. O nome José é descendente da casa real de Davi e é venerado como santo pela Igreja Católica, que celebra a memória de seu padroeiro universal, no dia 19 de março, sob o título de “Tutor de Nosso Senhor”.
José já havia falecido quando Jesus iniciou sua vida pública, aos 30 anos. Operário, é tido como “Padroeiro dos Trabalhadores” e pela fidelidade à sua esposa e dedicação paternal a Jesus, como “Padroeiro das Famílias, emprestando seu nome a muitas Igrejas e lugares ao redor do mundo.
Entre essas muitas, uma em especial pertence à paróquia de São Sebastião de Cachoeira Alegre; é a Igreja São José de Silveira Carvalho. A comunidade cresceu muito desde a sua fundação e tem entre os seus membros pessoas muito ativas na Comunidade e em suas atividades pastorais. São pessoas muito acolhedoras que fazem com que todos os visitantes possam se sentir, verdadeiramente, em casa.
Há na Comunidade, várias pastorais, dentre as quais destacam-se a Liturgia; o Dízimo; a Catequese; o Crisma; o Batismo, Ministros de Eucaristia e o Círculo Bíblico. É muito vibrante a participação da Comunidade, que sempre está envolvida em atividades a nível paroquial, tendo entre seus membros, várias lideranças paroquiais.
CONSAGRAÇÃO A SÃO JOSÉ
Ó glorioso São José, que Deus escolheu para Pai adotivo de Jesus, para Esposo puríssimo da Virgem Maria e, chefe da Sagrada Família, e que o Sumo Pontífice declarou Padroeiro e Protetor da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada por Jesus Cristo, eu recorro a vós, neste momento e imploro, com a maior confiança, o vosso poderoso auxílio para toda Igreja militante.
Protegei especialmente, com o vosso amor verdadeiramente paternal, o vigário de Cristo e todos os Bispos e Sacerdotes, unidos à Santa Sé de Pedro.
Defendei os que trabalham pela salvação das almas, entre as angústias e tribulações desta vida, e fazei que todos os povos da terra se sujeitem docilmente à Igreja, que é o meio de salvação necessário para todos.
Dignai-vos também, meu querido são José, a consagração que vos faço de mim mesmo. Eu vos ofereço todo a vós, para que sejais sempre o meu Pai, o meu protetor, o meu guia no caminho da salvação. Alcançai-me uma grande pureza de coração e um amor ardente à vida interior.
Fazei que, seguindo o vosso exemplo, todas as minhas obras sejam dirigidas para a glória de Deus, em união com o Coração Divino de Jesus, com o Coração Imaculado de Maria, e convosco. Amém!
Comments