19 – DIA DA CARIDADE: NÃO TENHO OURO NEM PRATA, MAS O QUE TENHO, ISTO LHE DOU
Fernando Mauro Ribeiro
19 de jul. de 2024
2 min de leitura
NÃO TENHO OURO NEM PRATA, MAS O QUE TENHO, ISTO LHE DOU. A frase de Atos dos Apóstolos 3,6 foi dita por Pedro a um mendigo aleijado que pedia esmolas na porta do templo. Mas, o que ele deu ao pronunciar essas palavras? A fé no nome de Jesus na pequena atitude de ajudá-lo a se levantar.
No dia da Caridade, celebrado em 19 de julho, é este o exemplo que desejamos reforça; como, por meio de pequenas atitudes podemos levar a força, a esperança e o amor que o Jesus nos ensinou.
Como Comunidade-igreja, é preciso além da caridade por meio da intercessão e da Palavras, exercitar nossa Responsabilidade Social para atuar no suporte a instituições de caridade que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social e famílias.
Ao longo de todo o ano a Paróquia convida os fiéis a se tornarem dizimistas, pois, parte dessa arrecadação pode ser destinada a essa finalidade. As escolas fazem a comemoração da Páscoa para as crianças, o vereador Léo promove uma bonita festa para as crianças no dia 12 de outubro, no Natal é a vereadora Viviane que reúne a criançada para a chegada de Papai Noel. Uma farta distribuição de presentes, doces e balas, brinquedos, promove concurso de dança, brincadeiras e outros entretenimentos em comemoração ao aniversário de Jesus.
Além desse tipo de contribuição, você pode colocar em sua rotina algumas práticas de caridade para compartilhar bons sentimentos e exemplos com quem ama. Confira:
DESAPEGO MATERIAL: Determine uma frequência para avaliar seus pertences para desapegar de tudo o que não gosta ou não usa mais. Doe-os para quem precisa. Pense sempre que, enquanto você fica com roupas e sapatos acumulados em casa, muitos passam frio e machucam os pés descalços.
AJUDE NAS TAREFAS: Lavar louça para a mãe ou esposa que está cansada, pendurar um quadro para a avó, ajudar o pai em pequenas tarefas, preparar um café para a esposa ou o marido... Todas essas pequenas coisas do dia a dia também são uma forma de caridade, pois demonstram o amor e o carinho que sente.
ATENÇÃO ÀS NECESSIDADES DO PRÓXIMO: Não é só com quem conhecemos que devemos demonstrar cuidado. Observe as pessoas na rua, no ônibus, no seu bairro. Ceder um lugar no ônibus, carregar uma sacola pesada, comprar um lanche para quem tem fome também são caridade.
DOE SEU TEMPO: Na correria do dia a dia, nosso tempo tornou-se um dos bens mais valiosos. Que tal tirar uma horinha todos os dias para ouvir as pessoas? Dedique-se apenas a perguntar sobre os sentimentos e necessidades do próximo, e a ouvir verdadeiramente suas respostas.
DEMONSTRE SEU AMOR: Um sorriso, um carinho, um abraço, um agradecimento, uma declaração... São ótimos remédios para os momentos difíceis da vida. E não lhes custam nada. Lembre-se de coloca-los prática sempre que possível.
Comentários