19 – DESFILE DAS CAMPEÃS COM ARQUIBANCADAS SUPERLOTADAS
Fernando Mauro Ribeiro
19 de fev. de 2024
2 min de leitura
Daqui há alguns dias, já não nos lembramos mais quem é a campeã do Carnaval Carioca 2024. Carnaval do Rio fechou sua edição 2024 com chave de ouro. No Centro, os tambores começaram a soar cedo, embalando aquele que seria o último dia folia. Por volta das 7h, o Monobloco já reunia uma multidão em torno da bateria. Outro desfile que animou os foliões no fim de semana foi o das campeãs, na Sapucaí. Vejam as seis primeiras colocadas que desfilaram na Passarela do Samba:
Campeã: Unidos de Viradouro; (270,0)
Vice-campeã: Imperatriz Leopoldinense; (269,3)
3º lugar: Grande Rio; (269,2)
4º lugar: Salgueiro; (269,0)
5º lugar: Portela; (268,9)
6º lugar: Vila Isabel (268,8)
8º lugar: Mangueira; (268,8)
9º lugar: Beija-Flor (268,5)
Diante da TV durante esses dias, quase tomei um porre de Carnaval. Assisti desde os desfiles no Sambódromo, passando pelos grandes blocos, os trios elétricos no circuito Barra-Ondina e Campo Grande, os Filhos de Ghandi, Olodum, no Pelourinho, em Salvador, o eletrizante Frevo e o Galo da Madrugada em Recife, os Bonecos pelas ladeiras de Olinda, Escolas de Samba e centenas de Blocos em São Paulo; os foliões empolgados que tornam o Carnaval de rua em Belo Horizonte um dos melhores do Brasil e outras capitais que recebem centenas de turistas nesses dias de Folia.
Antes de as seis primeiras colocadas atravessarem a Avenida, houve um grande show que celebrou os 40 anos do Sambódromo, juntando Anitta a artistas como Zeca Pagodinho, Alcione, Neguinho da Beija-Flor e Pretinho da Serrinha. A apresentação percorreu a Passarela do Samba, diante da Sapucaí lotada, Anitta surgiu emocionada: Foi meu tio que me trouxe aqui pela primeira vez, ainda criança, para conhecer esse solo sagrado do Carnaval. Hoje, a gente volta aqui para essa festa – disse a poderosa no início da festa, acompanhada do parente, Aluísio Machado. Alcione cantou “Não deixe o samba morrer”; Zeca e Pretinho puxaram: “Deixa a vida me levar” e Neguinho homenageou Quinho, intérprete do Salgueiro que morreu em janeiro – nós noticiamos aqui no nosso portal – com o grito de guerra do amigo e depois lembrou o clássico da União da Ilha: “É hoje”!
A apresentação percorreu a Passarela do samba e durou cerca de dez minutos. Pouco, mas o suficiente para fazer história, reunindo, representantes das Escolas do Grupo Especial, bailarinos e músicos
SURPRESA E MOMENTOS CURIOSOS NA SAPUCAÍ
O desfile das campeãs desse ano, reunindo as sei agremiações mais bem colocadas na apuração do Grupo Especial, reservou alguns momentos curiosos. No camarote Rio Exxperience, por exemplo, Alcione fez uma linda apresentação durante a noite. E um fã em específico da artista homenageada pelo enredo da Mangueira neste Carnaval, chamou a atenção durante a apresentação: Luiz Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal STF. “Adoro esse ministro”, disse a artista, conforme contou em seu blog o jornalista Ancelmo Gois, colunista do jornal O Globo.
Ao lado do palco, em uma posição privilegiada, Barroso se arriscou cantando versos de “Nem morta”, canção famosa na voz da Marron. Já diante das arquibancadas, a surpresa veio do céu. Após o desfile da Portela o locutor da Sapucaí anunciou a chegada do paraglider Fafael Goberna, que fez um sobrevoo de paramotor e agitou o público.
Comentários