19 - CONSTRUÇÃO DO CENTRO DE VIVÊNCIA SÃO SEBASTIÃO
Fernando Mauro Ribeiro
19 de ago. de 2023
2 min de leitura
Mesmo o transeunte mais disperso, o morador mais desatento, ao passar pela rua Padre Messias Passos, em Cachoeira Alegre, se dará conta de que as obras de construção do Centro de Vivência São Sebastião foram retomadas. Uma obra iniciada na gestão passada e interrompida por um longo período, dá sinais de que poderá ser concluída ainda nesse ano. A antiga placa se desfez com o tempo, e com ela as anotações pertinentes à obra naquela ocasião. Contudo, as esperanças do cachoeirense, que andavam cabisbaixas, agora, se reacenderam, se renovaram.
A nova placa, lá está, e a julgar pelo que nela está inserido, faz sentido esse despertar do cachoeirense para um horizonte mais risonho nos próximos meses. Para você que me lê, através das páginas eletrônicas desse Novo Tempo, nas cidades de Brasília, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiânia, Juiz de Fora, Barbacena e outras e, que interagem com nossa redação, lhes apresento a nova placa com as seguintes informações:
A PLACA DA OBRA
Valor da Obra: R$ 223,185,13
Comunidade: Cachoeira Alegre
Município: Barão do Monte Alto
Objeto: Construção do Centro de Vivência São Sebastião
Empresa responsável: Construtora 5M Ltda.
Agentes participantes: Ministério de Desenvolvimento, BNDS e Prefeitura de Barão do Monte Alto.
Início da Obra: 17-04-2023
Término da Obra: 04-08-2023
Denúncias, Reclamações e Elogios: Ouvidoria.gov.br
Estive em visita ao local e pode-se contatar que houve progresso nesse espaço de tempo. A obra não segue em ritmo acelerado, mas, nota-se que está fluindo. O prazo para sua conclusão já se expirou. O encarregado da obra, me informou que houve um atraso para iniciá-la e isso, vai interferir também no prazo para sua entrega à população.
Particularmente, acho o projeto belíssimo, disse isso ao engenheiro-arquiteto - seu criador – quando me foi apresentado. Também questionei alguns quesitos que de alguma forma, comprometem a segurança, a visibilidade, acessibilidade, e a inviabiliza para outras finalidades. Disse ao prefeito em exercício na época, não surtiu efeito. Já disse também para alguns de nossos vereadores, mas, ao que parece, nada será feito nesse sentido. Não sei se por desinteresse dos nossos representantes na Câmara, ou meramente por omissão do poder público.
Não creio tratar-se de mudanças que ocasionariam grandes despesas aos cofres públicos. Pelo contrário, tenho certeza de que algumas dessas interferências confeririam à obra maior visibilidade, a tornaria mais útil, sem falar que a colocaria no patamar de um belo cartão postal de nossa Cachoeira Alegre. Muito raramente a população é consultada para opinar em relação às prioridades do município, e mesmo quando fazemos algumas observações não nos dão crédito. A isso, pode-se dar o nome de descaso.
Tenho ainda a intenção de reunir os cinco vereadores de Cachoeira Alegre para mais uma tentativa. Acredito sinceramente que, se atenderem minha solicitação – meu convite – para um encontro, entenderão o que estou a questionar e se empenharão com o prefeito para que essas pequenas mudanças ocorram. Reivindico tal coisa como cidadão atento à vida de minha comunidade, como um cachoeirense que ama sua terra e sua gente, e por isso, quer vê-la mais participativa e mais feliz.
Comments