19 – ALELUIA! O SEPULCRO ESTÁ VAZIO, JESUS RESSUSCITOU
Fernando Mauro Ribeiro
19 de abr.
2 min de leitura
Tudo hoje fala do amor de Deus. Tudo canta as maravilhas do Senhor. Uma alegria que brota do coração. Uma belíssima celebração na Matriz São Paulo. Extensa, mas nem por isso maçante. Afinal, ouvir falar de Jesus é maravilhoso. Tudo hoje fala do amor de Deus. Tudo canta a maravilha do Senhor:
A terra vós firmastes em suas bases, ficará firme pelos séculos sem fim; os mares a cobriam como um manto e as águas envolviam as montanhas.
Fizestes brotar em meio aos vales as nascentes, que serpenteiam entre as montanhas; em suas margens vêm morar os passarinhos, entre os ramos eles erguem o seu canto.
De vossa casa as montanhas irrigais, com vossos frutos saciais a terra inteira; fazeis crescer os verdes pastos para o gado e as plantas que são uteis para os homens”. (Sl 103).
Quem é o autor desse quadro? Assina-o, Deus Pai, Criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis.
A pedra foi removida, o sepulcro está vazio, Jesus ressuscitou!
A Igreja-matriz estava às escuras e era grande a expectativa dos fiéis que se concentravam no entorno. A fogueira foi acesa no Pátio da Matriz para a Bênção do Fogo Novo. Na fogueira foi acesa o Círio Pascal.
Às19:30 horas, as portas da Matriz se abrem, Padre Daniel conduz o Círio Pascal pelo corredor central da matriz, proclamando: “Eis a luz de Cristo”. “A Deus demos graças”, responderam os fiéis.
Foram proclamadas as 0ito leituras e todos os salmos propostos, jovens foram batizados, houve a Bênção da Água, cantada a Ladainha de Todos os Santos; o altar iluminado com as velas em seus castiçais e, na proclamação do Glória, acendem-se todas as luzes, o altar-mor recebe toalha, flores, castiçais com velas acesas, as sinetas tocam festivamente e a assembleia entoa com entusiasmo o Hino de Louvor
Fernando Mauro Ribeiro
NA MADRUGADA, MADALENA VIU O TÚMULO VAZIO
No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi ao túmulo de Jesus, bem de madrugada, quando estava ainda escuro, e viu que a pedra tinha sido removida do túmulo. Então ela saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhe disse: “Tiraram o Senhor do túmulo e não sei onde O colocaram”.
Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo.
“Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que estava sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte.
Então entrou também o outro discípulo que havia chegado primeiro ao túmulo. Ele viu, e acreditou. De fato, eles ainda não tinham compreendido a Escritura, segundo à qual Ele devia ressuscitar dos mortos.
Comentários