18 - SÃO JOSÉ, ESPOSO DA VIRGEM MARIA, PAI ADOTIVO DE JESUS, VIRTUOSO MODELO DE PAI
Fernando Mauro Ribeiro
18 de mar. de 2022
2 min de leitura
A bela definição que a Bíblia nos dá a respeito de São José é bastante conhecida: “homem justo” (Mt 1,19). Esposo da Virgem Maria, pai nutrício de Jesus, foi escolhido para colaborar com o plano da nossa história da salvação, cuidando do Salvador da humanidade, bem como para ser companheiro de Maria e protetor da Sagrada Família. Ele abdicou de seu projeto pessoal para servir aos planos de Deus, sem deixar registrada uma só palavra que tenha saído de sua boca.
Viveu entregue à missão recebida, sabendo desempenhá-la de maneira humilde e extremamente dedicada. Aceitou a paternidade sem ser pai biológico. Cuidou da Sagrada Família com desvelo, enfrentando situações nem sempre fáceis.
Vivendo em Nazaré da Galileia e estando a jovem Maria prometida a ele em casamento, José toma conhecimento da gravidez da noiva. Resolve deixa-la sem ninguém saber. Mas o Anjo do Senhor esclarece que o que está ocorrendo com Maria é obra do Espírito Santo e, então a aceita como sua esposa. Não julga. Submete-se aos desígnios do alto.
Indo para se alistar na cidade de Jerusalém, conforme o imperador romano havia determinado, realiza viagem com Maria que já estava na expectativa do nascimento da criança. Não foi nada simples para ele, buscar um lugar a fim de passar a noite lá em Belém. Bateu à porta de várias casas e recebeu das pessoas a recusa. Restou-lhe pernoitar em uma estrebaria. Este episódio do Natal de Jesus, na realidade foi de grande desconforto. A criança nasce e José a contempla e segura em seus braços!
Em seguida ao nascimento, há uma nova ordem transmitida pelo Anjo para ir ao Egito afim de colocar o menino à salvo. José, então, levanta-se na mesma noite e vai para a terra desconhecida. Não lhes faltam confiança e a disposição para proteger o Menino da perseguição de Herodes. Não se queixa da viagem, sem dúvida, penosa. Lá permanece até voltar a se estabelecer novamente em Nazaré, providenciando o sustento da família com seu ofício de artesão.
Por estes fatos bíblicos, nos damos conta de que São José, de quem nem conhecemos o nascimento e a morte, cumpriu o papel de ser responsável por uma família, como pai, no meio de dores e alegrias. Dificuldades e provações tão comuns também aos pais de nosso tempo. Sua fé, fortaleza e oração inspirem os pais e suas dificuldades. Sua serenidade, prudência e sabedoria sejam espelhos para os pais envolvidos em dúvidas! Sua pureza de coração motive sempre os pais a vivenciarem confiante entrega à vontade de deus.
Comentarios