O sol estava a pino às 12h35 de ontem, quando o Centro de Operações e Resiliência (COR) da Prefeitura do Rio atualizou o Protocolo de Enfrentamento ao Calor Extremo no município. Pela primeira vez, desde a implantação da norma, acidade atingiu o Nível de Calor 4 (NC4), o penúltimo da escala de cinco etapas. A decisão foi tomada minutos após a Estação de Guaratiba bater a marca de 44ºC, a mais alta já registrada pelo Sistema Alerta Rio desde 2014, quando começaram as medições.
No recorde anterior de 18 de novembro de 2023, os termômetros chegaram 43,8ºC. E na sensação de que no céu brilha um sol para cada um. Até sexta-feira por exemplo, a gente não tem previsão de chuva. Quando a caminho do Rio, eu descia a Serra de Petrópolis, um pé d’água caia. Isso não quer dizer muita coisa, porque na serra, chove com uma frequência razoável.
De qualquer forma, os jornais dão conta de que, o calor, em relação à temperatura vai diminuir um pouquinho na quarta-feira (previsão de 38ºC, mas como a umidade vai estar elevada, ainda vai estar bem abafado – explica Raquel Franco, meteorologista-chefe do Sistema Alerta Rio, em entrevista ao Extra, jornal carioca.
O inédito NC4 é atingido quando o índice de calor – medida que leva em conta o calor e a umidade do ar – fica entre 40ºC e 44ºC por pelo menos três dias consecutivos. De acordo com os técnicos do Alerta Rio essa sensação abrasadora deve continuar, mas sem chegar ao NC5 esta semana. Para amenizar essa fervura, a prefeitura abriu 58 pontos de resfriamentos. Veja R esfriamento no final dessa matéria.
Segundo o (Inmet) Instituto Nacional de Meteorologia que mede a temperatura em todo o país, o Rio deve registrar hoje 42ºC. Ontem, foi de 41,3ºC, a segunda maior do país. A mais alta foi registrada em Niterói, 42,2ºC.
QUANDO VAI DAR UMA REFRESCADA NO RIO?
Conversando com algumas pessoas, ontem na área das piscinas no condomínio, eu falava do sol forte já no início da manhã aqui na Barra (Barra Olímpica), do sufoco desses moradores que, não bastasse o calor, enfrentam ainda a falta d’água e indagávamos de quando teríamos um refrigério aqui no Rio.
Li em uma matéria do Extra: “É difícil responder. O verão é naturalmente quente a gente já esperava temperaturas muito altas, porque é nessa época do ano que a gente tem maior incidência de raios solares muito diretamente sobre o país. Mas estão faltando elementos que refrescam, como umidade suficiente e chuva. Essa condição mais seca faz a temperatura disparar” – afirmou César Soares, meteorologista da Climatempo.
Segundo ele, o panorama inicial é que o calor dure pelo menos até a próxima segunda-feira, embora algumas previsões indiquem que o calor pode ser estendido até o fim do mês. Para o Carnaval, existe a probabilidade de haver pancadas de chuva isoladas, mas ainda pode mudar.
AÇÕES DO NÍVEL 4 – RESFRIAMENTO:
AR E SOMBRA. No nível de calor 4 (NC4), o segundo mais alto do Protocolo de Enfrentamento do Calor Extremo do município do Rio, entre as ações previstas estão indicação de equipamentos públicos já existentes com ar-condicionado ou refrigeração para servirem como pontos de resfriamento e orientação de refrigeração ou sombreamento adequado.
ÁGUA. Também pode ser ampliada a oferta de estações de hidratação ou distribuição de água em locais de acolhimento das populações mais vulneráveis.
CANCELAMENTO. No nível calor 4, há ainda a possibilidade de cancelamento ou reagendamento de eventos de médio e grande porte, megaeventos em áreas externas, caso não se ajustem. Também podem haver a suspensão de atividades realizadas em áreas externas para a transferência para espaços sombreados ou internos.
ABASTECIMENTO DE ÁGUA
Em meio ao calor extremo que atinge o Rio, moradores de 36 bairros da Zona Norte – que somados, têm uma população de 992.275 moradores, segundo, segundo o Senso 2022 do IBGE – estão com abastecimento de água comprometido. O motivo é o reparo emergencial de uma adutora na Avenida Dom Helder Câmara, em Benfica. De acordo com a Concessionária Águas do Rio, responsavel pelo equipamento, o trabalho é para corrigir um vazamento.
Comentários