18 - GOVERNO ANUNCIA VACINA BRASILEIRA CONTRA A DENGUE
Fernando Mauro Ribeiro
18 de mar.
3 min de leitura
Imunizante será destinado a pessoas de 2 a 59 anos e produzido em larga escala.
O governo anunciou ontem a incorporação ao Sistema Único de Saúde (SUS) da primeira vacina contra dengue de doze única, produzida pelo Instituto Butantan. A inclusão será a partir de 2026. O imunizante será destinado a pessoas de 2 a 59 anos e será produzido em larga escala, segundo o governo.
O anúncio foi feito em cerimônia com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra da Saúde, Nízia Trindade. A previsão é de que a partir do próximo ano sejam ofertadas 60 milhões de doses anuais, com possibilidade de ampliação conforme a demanda e a capacidade produtiva.
O objetivo é atender a população elegível pelo Programa Nacional de Imunizantes (PNI) entre 2026 e 2027. A vacina apresentou eficácia entre 69,6% e 89,2% contra a doença.
O imunizante será distribuído por meio de uma parceria entre o Instituto Butantan e a empresa WuXi Biologics. A produção ocorrerá pelo programa de Desenvolvimento e Inovação Local (PDIL) do Ministério da Saúde que já foi aprovado e está na fase final de desenvolvimento tecnológico. O investimento total está na ordem de R$ 1,26 bilhão.
A dengue tem que ser prioridade para vacinas, testes, tudo o que for necessário para o controle da doença. A vacina do Butantan, que anunciamos hoje, ainda precisa da aprovação da Anvisa, mas é uma candidata fortíssima. Esse imunizante vem sendo desenvolvido há dez anos – afirmou a ministra da Saúde Nízia Trindade, demitida por Lula, após a divulgação da vacina. José Padilha entra em seu lugar.
Para ser distribuída no SUS, além da aprovação da Anvisa, há trâmites a serem seguidos, como definição de preço por dose e avaliação da Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec).
Nestes dois meses de 2025, registramos 400 mil casos provados de dengue, três vezes menos que 2024 –completou Nízia Trindade.
AMPLIAÇÃO AINDA ESTE ANO
Para 2025 o Ministério ampliou a recomendação de uso da vacina contra dengue em todos os estados e o Distrito Federal. O objetivo é evitar o desperdício de doses próximas ao vencimento. O imunizante já é aplicado pelo SUS em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos que vivem em áreas prioritárias, conforme critério epidemiológicos.
Se as vacinas estiverem a dois meses do vencimento, a faixa etária poderá ser ampliada para 6 a 16 anos. Já as doses com um mês de validade poderão ser aplicadas em pessoas de 4 a 59 anos, 11 meses e 29 dias segundo bula do imunizante.
A ampliação do público alvo, dependerá da disponibilidade de doses e da situação epidemiológica de cada estado e município. O ministério recomenda que as autoridades locais intensifiquem a busca ativa para garantir que mais pessoas completem o esquema vacinal.
IMUNIZANTE CONTRA CÂNCER DE RINS, TEM BBONS RESULTADOS
Num pequeno ensaio clínico com nove pacientes com câncer renal no estágio 3 e 4 um tratamento personalizado gerou uma resposta imunológica robusta, segundo estudo publicado recentemente na revista científica Nature. Embora os resultados ainda precisem confirmados em estudos maiores, a pesquisa aumenta a esperança de que uma abordagem antitumoral desse tipo seja viável para pacientes com alto risco de recorrência.
Estamos muito entusiasmados com este resultado, que mostram uma resposta positiva em todo os nove pacientes com câncer renal – afirmou Toni Choueiri, coautor sênior e coinvestigador principal, diretor do Lank Center para câncer genuturinário do Dana-Farber e professor da Faculdade de Medicina em Harward.
O estudo foi conduzido por pesquisadores de Harward. Como se trata de um ensaio clínico de fase 1, voltado para avaliar segurança, viabilidade e dosagem ideal do tratamento, apenas nove pacientes foram incluídos.
Comments