top of page

18 – DIA NACIONAL DO LIVRO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 18 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

O dia 18 de abril é a data escolhida para celebrar o Dia Nacional do Livro Infantil, pois em 1882, nascia o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças: Monteiro Lobato. O objetivo dessa data é incentivar a prática da leitura entre jovens e adultos, uma vez que por meio dela é possível desenvolver o senso crítico, estimular a crítica e a imaginação, enriquecer o vocabulário dos leitores, habilidades essenciais para a formação cidadã.

  A origem do Livro: Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando ele começou a escrever em tabletes de argila por volta do ano 3.200 a.C, na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia.

  No Brasil, o Livro foi introduzido no período colonial pelos portugueses, sobretudo, pelos jesuítas, figuras que participaram da catequização indígena, bem como da introdução da educação formal no país.

  O primeiro livro que foi criado: “Trechos de um poema sobre um rei da Mesopotâmia seriam o primeiro livro do mundo, escrito em cerâmica e pedra. Já o primeiro livro impresso foi a Bíblia.

  Quem inventou a leitura: Os Escribas. Aproximadamente 3000 a.C. Os registros mais antigos do Egito datam de aproximadamente 3000 mil anos antes de Cristo. Aqui vemos um grande avanço na história da leitura: ela não era mais usada para questões comerciais ou legais, mas também para comunicação e registro da história.

 A primeira pessoa a escrever foi exatamente a primeira pessoa a escrever, só depois que ela concluiu as duas etapas ela se tornou apta a ensinar e espalhar o conhecimento.

  A história da literatura tem início em 1500 com a chegada dos portugueses no Brasil. Isso porque as sociedades que aqui estavam eram ágrafas, ou seja, não possuíam uma representação escrita. Educar é uma tarefa árdua, mas gratificante. Principalmente nos dias de hoje, quando muitos pais deixam a responsabilidade que é sua, de educar os filhos, para os professores. E sabemos que a educação básica deve vir de casa. Veja o texto a seguir:

 

EDUCADORES

  Os professores de uma escola em Portugal enviaram aos pais esta carta: Queridos pais. Gostaríamos de lembrar que as palavras, olá, por favor, obrigado e desculpe devem ser ensinadas as crianças em casa. Também em casa elas devem aprender a ser honestas, pontuais e trabalhadoras. A ser solidárias com as pessoas e respeitar os mais velhos e professores.

  Devem aprender a ser limpos, não falar com a boca cheia e a não jogar lixo em qualquer lugar. Além disso é em casa que as crianças aprendem a ser organizadas e carinhosas. Na escola ensinamos matemática, geografia, história e esportes. Não criamos seus filhos, apenas reforçamos a educação que vocês dão em casa.

  Parece que nossos pais e nossos avós já conheciam essa técnica e a aplicava no dia a dia, e quando necessário, usavam ferramentas tecnológicas como chicote e a vara de marmelo.

 

O LIVRO MAIS LIDO DO MUNDO

O livro mais lido e vendido em todo o mundo é a Bíblia Sagrada. Segundo a Sociedade Bíblica do Brasil, ela foi traduzida para quase 3 mil idiomas e ocupa o primeiro lugar no ranking há mais de 50 anos. Estima-se que mais de 3,9 bilhões de exemplares tenham sido vendidos no mundo. O mais importante é que cada país possui uma Sociedade Bíblica que garante que a tradução seja realizada com a verossimilhança necessária

  VOCÊ GOSTA DE LER? 

Qual livro está lendo? Qual o libro que mais gostou?  Qual gostaria de ler? Tenho uma biblioteca considerável e, para aqueles que desejam iniciar-se na leitura, ou que já têm o hábito de ler, podem fazer contato na nossa redação que empresto algum livro já disponíveis para disseminar a leitura.

DOM QUIXOTE

  Considerado o maior romance da literatura espanhola, Dom Quixote – livro que li na juventude – de Miguel de Cervantes, foi escrito em 1612. Considerado um dos maiores clássicos da história, Dom Quixote é presença constante, em questões de literatura em diferentes vestibulares de todo o país. É estimado que o livro tenha vendido entre 500 ou 600 milhões de cópias pelo mundo.

Pesquisa: Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page