Segundo a psicóloga Érica Tiradentes, na escola onde ela trabalha, isso é levado a sério desde que o aluno faz sua matrícula. Existe um processo que chamamos de triagem, realizado por uma equipe muito competente. Neste momento, procuramos escutar bastante os pais sobre o desenvolvimento da criança, não só na escola anterior, mas também em casa. Procuramos dar ênfase em como essa criança se desenvolve e se relaciona no ambiente, investigando quais são suas dificuldades e no que ela é boa. No primeiro momento, de acordo com as informações recebidas dos pais, a gente traça um perfil daquele aluno, como vai recebe-lo e acolhe-lo, olhando de forma individual e específica para cada caso.
É uma visão discutida há algum tempo, mas que, de uns anos para cá, vem sendo colocada em prática de forma mais efetiva. Não dá para tratar o aluno como “mais um”. É fundamental respeitar e reconhecer a individualidade”, disse. Ainda que possa vir a ter com determinada disciplina. Segundo a psicóloga, é de fundamental importância não rotular o aluno por conta de algum embaraço que ela possa vir a ter com determinada disciplina. “É preciso reconhecer a potencialidade daquela criança, olhar também as dificuldades e perceber como ela se desenvolve naquele meio, independente de ela ter algum diagnóstico médico.
A gente acredita e aposta nisso para que ela consiga se desenvolver da melhor forma possível, alcançando tudo o que nós temos a oferecer. Aquele aluno com dificuldade em matemática, por exemplo, não pode ser resumido a isso. Nós tentamos fazer com que ele perceba que a matemática não precisa ser um bicho de sete cabeças, sempre de maneira lúdica e de acordo com as respostas que ela vai dando.
É preciso mostrar o conteúdo de forma atrativa, para que ele aprenda com prazer. Esse é o nosso objetivo. Se conseguirmos atingir essa via do aprendizado com prazer, o aluno vai conseguir derrubar aquele estigma de que ele é ruim em matemática. Nós tentamos desconstruir isso, para que ele aprenda de forma agradável.
É um trabalho desenvolvido pela escola, equipe pedagógica, todo mundo, mas os pais também precisam estar envolvidos nesse processo”, finaliza.
Jornal Mania de Saúde
VERDADEIRO EDUCADOR
O professor apenas instrui, O educador simplesmente educa.
O professor indica a direção, O educador acompanha na jornada.
O professor expõe o conteúdo exigido, O educador explora além do descoberto.
O professor se restringe ao plano de aula, O educador prioriza as necessidades do aluno, independentemente do planejamento.
O professor ignora o aluno enquanto indivíduo, O educador valoriza a contribuição pessoal do educando
O professor corrige, O educador avalia.
O professor unicamente desempenha obrigações O educador ultrapassa o cumprimento do dever.
O professor se sente insignificante diante dos problemas educacionais, O educador considera-se responsável pelas soluções.
O professor inspira-se no modismo educacional, O educador transforma-se constantemente, na senda ilimitada do saber.
O professor limita-se em sua emoção, O educador amplia as fronteiras de seu próprio sentimento.
O professor investe no aspecto cognitivo, O educador harmoniza as potencialidades do ser.
O professor envolve-se parcialmente, O educador ama incondicionalmente.
O professor torna-se uma pequena lembrança, O educador é um modelo a ser seguido.
O estudante não deve aprender pensamentos, deve aprender a pensar.
É preciso não transportar, mas antes guia-lo, se deseja que no futuro, seja capaz de se dirigir por seus próprios meios.
Comentários