top of page

18 – FESTA DO CACHOEIRENSE: QUASE SEMPRE, EM SEGUNDO PLANO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 18 de out.
  • 4 min de leitura

Atualizado: 5 de nov.

São muitas as cobranças dos leitores que se dirigem ao Portal Novo Tempo, e os não leitores, com quem me encontro no dia-a-dia, em busca de respostas, em relação à realização da Festa do Cachoeirense:

"Vai ou não, haver a festa de aniversário de Cachoeira"?

"Não ouvi nada nas rádios, não vi passar uma motocicleta – um veículo motorizado – divulgando a programação".

"Há uma programação para celebrar esse dia"?

São perguntas desse tipo que ecoam por aqui, ao longo do mês de outubro. De fato, novembro está batendo na porta e tudo parece ainda muito confuso nesse sentido.

    Nós noticiamos aqui o sucesso retumbante da Festa do Arroz, na Vila Vardiero, o prefeito Celmar concedeu entrevista às rádios Catedral e Muriaé, primeiro, divulgando e depois comemorando o bom êxito do evento, e posso testemunhar nosso contentamento pois estive lá entrevistando artistas e populares. Isso, evidentemente, gerou na comunidade, uma enorme expectativa em relação aos festejos de novembro em Cachoeira Alegre.

Esperava-se que uma festa do mesmo nível se realizasse em Cachoeira. Primeiro por se tratar de uma festa muito tradicional, cujo primeiro evento data-se de 1979, também, porque envolve um distrito que tem mais de um século de história e que, o cachoeirense vê nessa ocasião, o momento oportuno de se encontrar com os amigos, de trazer de volta os filhos da terra, para uma visita, para estreitar os visitantes num abraço e celebrar o aniversário desse pedaço de chão, cantando “Parabéns para você” e o grito de: Viva Cachoeira!

  Como aconteceu também em anos anteriores, surgiram diversos comentários de que viriam artistas como Amado Batista, Eduardo Costa, Roberta Miranda e outros do mesmo quilate. Logo desconfiei.

Afinal, no ranking dos artistas brasileiros, que mais recebem dinheiro dos cofres públicos nos últimos dez anos, os dois primeiros ocupam o 7° e 8º lugares respectivamente. Ou seja:

8° Lugar: Amado Batista: Fatura 23 milhões de reais em recursos públicos

7º Lugar: Eduardo Costa: Fatura 28 milhões de reais em recursos públicos

 Publicamos nessa edição em 26-10-2025, a relação dos dez que mais arrecadam dos cofres públicos nos últimos dez anos. 

    Concluímos que são artistas de cachê elevado, mas por que não? O que ouvi dizer é que a dupla Teodoro e Sampaio recebeu duzentos e cinquenta mil reais pela apresentação na festa da Vila e que a Prefeitura contraiu uma despesa de 650,000,00 R$. De repente, surge uma verba que permita repetir o feito também em Cachoeira Alegre, não é mesmo?

  Não foi, pois, o que vimos. As notícias que circulavam é de que não haveria a festa do cachoeirense. A prefeitura não tem recursos para realizar o evento, é o que se dizia.

Fiquei aguardando uma informação oficial por parte do Poder Público, o Executivo ou o Legislativo para poder informar aos nossos leitores e a população de um modo geral. Me informei com pessoas muito próximas do prefeito, funcionários da Prefeitura e as respostas eram sempre evasivas.

      Então, começam a surgir outros questionamentos: “Se a prefeitura dispunha de 650,000,00 R$, para a festa da Vila, no mês passado, no mês seguinte, já não há verba para a nossa festa”?

“Que administração é essa”? “Não se podia ter dividido esse valor e realizar as duas festas? “Cachoeira Alegre fica sempre em segundo plano”! “Essa é a retribuição pelos votos obtidos aqui”! “Você tem que escrever uma matéria no jornal falando desse descaso”!

      Meu Deus, quanta polêmica! As questões são sim, pertinentes. Quando me dizem de descaso para com Cachoeira Alegre, concordo. Porém, recordo de que não é a primeira vez que isso acontece, que outros gestores já deixaram de realizar o evento em um ano ou outro.

“Mas isso é um absurdo”! “Deixar de fazer a festa. Isso é um desrespeito”! “Prefeito nenhum, em tempo nenhum, deixou de fazer o Micareme de Barão. Só mesmo aqui em Cachoeira que temos que aceitar”! “Você está satisfeito”? Me indagam, reforçando de que tenho que escrever um artigo denunciando o descaso.

     Digo que não estou satisfeito. E que, assim como eles, estou também decepcionado! É claro que eu gostaria de estampar na primeira página do informativo uma ampla programação para a festa, mas todos vocês podem se manifestar através das redes sociais. “Mas o jornal está aí para quê”? Todo esse questionamento, vocês podem fazer nas ferramentas disponíveis nas redes sociais... Pois bem! Como cidadão, assim como vocês, posso manifestar minha opinião – e de certa forma, ela está explícita, à medida que falo com cada um – e como jornalista, tenho o dever de abordar o assunto.

      O que mais me cabe dizer? Sim, estou frustrado com todo esse imbróglio. Vou então, postar a fala de vocês. É uma maneira de registrar a opinião e a indignação de cada um. E é o que acabo de fazer.

   

OBS: Estava já concluindo essa matéria, quando recebi de Carmem Lúcia – esposa do Maú – a informação de que haverá sim a nossa festa. Atendendo ao meu pedido, ela, gentilmente, me enviou a programação, que o estimado leitor pode conferir!

Fernando Mauro Ribeiro

  





 
 
 

Comentários


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page