No dia 10 de janeiro celebramos o Batismo de jesus, que marca o início de sua vida pública, e quando Deus Pai revela seu filho: “Eis meu filho muito amado em quem ponho minha afeição”! (Mateus 3,13-17).
Mas, por que Jesus, sendo Deus, quis ser batizado se não tinha pecado? A Igreja tem uma ótima explicação: Jesus, ao entrar nas águas do Rio Jordão para ser batizado, santifica as águas do rio, santifica todas as fontes batismais e ao próprio batismo. Ao seu batizado, Jesus se identifica com os pecadores, se faz igual a nós, com exceção do pecado.
A partir desse ato de humildade de Jesus, o Batismo deixa de ser uma simples purificação, torna-se sacramento que apaga o pecado original, os pecados cometidos até aquele momento e redime nossas penas, ou seja, Jesus repara um erro cometido pelo ser humano.
Pelo Batismo nos tornamos filhos de Deus, membros da Igreja de Cristo e herdeiros do céu, da vida eterna. O Batismo é tão importante e necessário que Jesus deixa uma ordem para os apóstolos: batizar a todos, em nome do Pai, do Filho e do espírito santo. (Mateus 28,19).
O Batismo é o primeiro sacramento abrindo caminho para uma vida rica espiritualmente. Quando alguém é batizado, recebe o Espírito santo que penetra seu coração e cultiva, nessa pessoa, os valores cristãos. Você sabe quando foi o dia de seu batismo? Esse é o dia em que você nasceu para Deus, para o céu, para a eternidade.
Pe. Eduardo Doughery
OBSERVAÇÃO: Eu sei qual foi o dia do meu batismo. Perguntei a minha mãe e ela me disse, apresentando-me uma lembrança que a Igreja dá, quando a criança é batizada. Coloquei aquela estampa numa moldura e o quadro se encontra em minha biblioteca, em meu apartamento em Cachoeira Alegre, assim como o quadro que marcou o dia em que recebi o Sacramento do Crisma. Fernando Mauro Ribeiro
Comments