top of page

17 - NOSSA PARÓQUIA ESTÁ EM FESTA. CERIMÔNIA DE POSSE DE NOSSO PADRE MÁRCIO NUNES

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 17 de ago. de 2023
  • 8 min de leitura

A solene celebração da Santa Missa de posse do novo pároco, foi um evento que reuniu centenas de fiéis na Igreja-matriz São Sebastião de Cachoeira Alegre. Nossa paróquia recebeu a visita de caravanas de outras paróquias e cidades como Cataguases, - a paróquia São José Operário, sua paróquia de origem - Muriaé, Sereno, Cataguarino, Barão Monte Alto, Silveira Carvalho Vila Vardiero, Arraial Velho, Boa Esperança, Casa de Tábuas, Divino Espírito Santo (Reduto) União e outras.

Nossa Paróquia acolheu com júbilo o novo Pároco Marcio Nunes. Vivenciando este momento importante em que se celebra a Santa Eucaristia, os fiéis renderam graças ao Bom Deus por nosso novo Pastor. A Igreja de Deus, templo vivo e Corpo de Cristo, edificada no seu sangue, pela força do Espírito Santo, é o meio pelo qual, o Bom Pastor, mantém na caridade o seu rebanho e por ela, preenche cada homem e mulher de graças e dons, chamando-os ao serviço do seu reino.

Na oportunidade, a misericórdia divina nos concede um novo pastor, a fim de continuar a obra de evangelização em nossa Paróquia São Sebastião, distribuída em suas 9 comunidades eclesiais missionárias.

O Coral São Sebastião entoou o canto que introduziu os fiéis naquele momento importante de nossa comunidade e iniciou-se a Procissão de Entrada com a presença de nosso Bispo diocesano Dom Edson Oriolo que presidiu a Santa Eucaristia e deu posse ao novo pároco, e outros seis sacerdotes que vieram de outras paróquias para tomar parte conosco dessa celebração se dirigiram ao presbitério.


PADRE MÁRCIO FAZ SUA PROFISSÃO DE FÉ

Depois da saudação do pastor, nosso Bispo diocesano, foi feita a leitura do documento expedido pela chancelaria, que faz a nomeação do novo pároco. Na sequência se fez a Profissão de Fé e Juramento de Fidelidade, conforme determina a disciplina da Igreja. Quando os fiéis chamados a exercer um cargo em nome da Igreja, devem emitir a Profissão de Fé, seguindo a fórmula aprovada pela Sé Apostólica. É isso que fez o Padre Márcio, antes de iniciar os seus trabalhos como Pároco em nossa Paróquia. No presbitério da Igreja-matriz, paramentado, o novo pároco fez sua Profissão de Fé que você confere a seguir:


"Eu, Pe. Márcio da Silva Nunes, creio firmemente e professo todas e cada uma das verdades contidas no Símbolo da Fé, a saber: Creio em um só Deus, Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra e de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos: Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para a nossa salvação desceu aos céus: e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem.

Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as Escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado. Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados. E espero alcançar a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.

Com firme fé também creio tudo que na Palavra de Deus escrita ou transmitida contém e que é proposto como divinamente revelada e de fé pela Igreja, quer em solene em solene definição quer pelo magistério ordinário e universal. Firmemente também acolho e guardo todas e cada uma das afirmações que são propostas definitivamente pela mesma Igreja, a respeita da doutrina sobre a fé e os costumes.

Enfim, presto minha adesão com religioso acatamento de vontade e inteligência as doutrinas enunciadas, quer pelo romano Pontífice, quer pela Conferência dos Bispos, ao exercer o magistério autêntico, ainda que não sejam proclamadas por ato definitivo".


JURAMENTO DE FIDELIDADE DO NOVO PÁROCO

O novo pároco impondo as mãos sobre o evangelho, diz: “Eu, Pe. Marcio da Silva Nunes, ao assumir o ofício de Pároco da Paróquia São Sebastião de Cachoeira Alegre, nesta Diocese de Leopoldina, prometo conservar sempre a comunhão com a Igreja Católica, quer em palavras por mim proferidas, quer em meu procedimento.

Com grande diligência e fidelidade desempenharei os ofícios pelos quais estou ligado em função da Igreja, quanto universal, como particular, na qual, conforme as normas do direito, sou chamado a exercer meu ofício.

Ao desempenhar meu ofício, que em nome da Igreja me foi conferido, guardarei integralmente o depósito da fé,, que com fidelidade transmitirei e explicarei; quaisquer doutrinas, portanto, contrárias a este depósito, serão por mim evitadas.

Hei de seguir e promover a disciplina comum de toda a Igreja e acatar a observância de todas as leis eclesiásticas, sobretudo, aquelas que estão contidas no código de Direito Canônico.

Com cristã obediência seguirei o que declaram os sagrados pastores como autênticos doutores e mestres da fé o que estabelecem como orientadores da Igreja, prestarei fielmente auxílio aos Bispos Diocesanos, a fim de que a ação apostólica, a ser exercida em nome e por mandado da Igreja, se realize em comunhão com mesma Igreja. Assim Deus me ajude e os Santos Evangelhos, que toco com minhas mãos.


A FIGURA DO PASTOR E A HOMILIA

Na homilia, o Bispo expôs aos fiéis a missão do Pároco, seus desafios, - que o padre deve estar sempre a serviço, presente na paróquia, rezando o Terço com a Comunidade, cuidando da Casa de Deus – E falou também da alegria e do contentamento do Padre Márcio quando lhe foi revelado que assumiria a Paróquia de Cachoeira Alegre. Disse que aqueles que tem mais de 50 anos, serão um pouco os pais do nosso pároco, aqueles que contam um pouco menos, que o tenham como um irmão e, os pequeninos, que vejam nele, a imagem de pai.

Particularmente, fiquei impressionado com as palavras de nosso Bispo Dom Edson. Eu diria que, maravilhado. Com sua figura paterna exerce um fascínio naqueles que o ouvem. Desceu do presbitério e veio falar diretamente com o povo, olhando nos olhos. Vi, nele, a figura do pastor, a apascentar as ovelhas, a doçura, a proximidade, a afabilidade, mas também a autoridade daquele que sabe da responsabilidade de cuidar do rebanho a ele confiado. “Somente compreendendo o momento existencial que nossa comunidade vive é que podemos ajudá-la no processo de amadurecimento da fé e na vivência em comunidade e, assim, atingir, a finalidade da catequese...” (Diretório Nacional de Catequese 41). E Dom Edson, demonstrou ser profundo conhecedor. Ele disse ainda do desejo do Papa Francisco, que exorta os seus sacerdotes para que sejam uma Igreja em saída, que vá ao encontro do povo de Deus. Temos muito a caminhar, e este é o desafio para a nossa ação evangelizadora. Nosso Bispo consegue comunicar o amor de Cristo, como se estivéssemos todos, sentados numa relva verdejante enquanto caminhava no meio de nós.

RENOVAÇÃO DAS PROMESSAS SACERDOTAIS

Terminada a homilia, o Padre Márcio foi interrogado publicamente, manifestando sua disposição de cooperar com o Bispo, trabalhando em comunhão com ele e cuidando com zelo da Paróquia que lhe estava sendo entregue, renovando, assim, suas promessas sacerdotais. O Bispo, então, faz uma série de perguntas:

Bispo: Filho caríssimo, diante do povo que será entregue aos seus cuidados, renova o propósito que prometeste na Ordenação. Queres desempenhar sempre o teu encargo como fiel cooperador da Ordem Episcopal, apascentando o rebanho do Senhor, sob a direção do Espírito santo?

Queres celebrar com devoção e fidelidade os mistérios de Cristo, para louvor e glória de Deus e santificação do povo cristão, segundo a tradição da Igreja?

Queres unir-te cada vez mais ao Cristo, sumo Sacerdote, que se entregou ao Pai por nós, e ser com ele consagrado a Deus para a salvação dos homens?

Queres com dignidade e sabedoria desempenhar o ministério da Palavra, proclamando o Evangelho e ensinando a Fé Católica?

Prometes respeito e obediência a mim e aos meus sucessores?

Tendo respondido afirmativamente todas as perguntas, o Bispo Dom Edison concluiu: “Deus, que inspirou esse bom propósito, te conduza sempre mais à perfeição”.


ENTREGA DOS LOCAIS QUE VIRÃO A SER CONSAGRADOS PELO SEU MINISTÉRIO

Uma pequena procissão se formou nos corredores de Matriz e o novo Pároco fez esse percurso, indo aos locais pré-determinados para receber os objetos singulares, relacionados à sua função de Pároco, instrumentos próprios à sua missão. Assumindo o compromisso do cuidado com a nova Paróquia e a vida espiritual dos fiéis. Sendo ele um instrumento da misericórdia do Senhor, o novo Pároco, fará nascer os novos filhos de Deus pela graça do Espírito Santo. Alimentará seus fiéis pela Palavra e a Eucaristia e sempre que preciso os reconciliarão com Deus. Dom Edson Oriolo, à medida que vai passando por cada um desses pontos, vai entregando ao Pe. Márcio os objetos e a cada entrega uma fala do Bispo foi dita ao novo pároco, como você pode ver a seguir:

CHAVES DA IGREJA:

Pe. Márcio, recebe as chaves da Igreja e cuide da parte do povo de Deus que lhe é confiada. Desempenha com verdadeira caridade e alegria a missão de Pároco, procurando em tudo agradar a Cristo, o Bom Pastor, do qual foi constituído ministro.

CONFESSIONÁRIO:

Se dirigindo ao genuflexório, diz: Pe. Márcio, recebe a estola, instrumento para a administração do Sacramento da Penitência. Seja fiel e zeloso nesse ministério, e, assim, poderá distribuir aos pecadores as insondáveis riquezas da misericórdia infinita do Senhor.

BATISMO:

Pe. Márcio, recebe o instrumento para administrar o sacramento do batismo. Tenha o cuidado constante para que a vida divina dada neste sacramento, cresça e se desenvolva sempre mais no coração dos fiéis.

CAPELA DO SANTÍSSIMO:

O Bispo abre o sacrário e incensando o Santíssimo, diz: Lembra-te que a Eucaristia é o ápice e a fonte de todo culto e da vida cristã. Nela se realiza a unidade do poco de Deus e se completa a construção do Corpo de Cristo. Por isso, deve zelar para que ela seja o centro de ação pastoral e de toda a vida da Paróquia.

SEDE DA PRESIDÊNCIA:

Como sede da Paróquia, agora, deve assentar-se nesta sede. Como pastor próprio desta paróquia, deve exercer o cuidado pastoral da comunidade que hoje lhe é entregue. Chamado a participar do ministério do Corpo de Cristo, exerça o serviço de ensinar, santificar e governar, lembrando que presidir é servir bem. O Pároco foi conduzido à frente do presbitério e apresentado ao povo que o acolhe com palmas. Depois de aclamado e acolhido pela comunidade, conclui-se o rito de posse.

Para a distribuição da Sagrada Eucaristia, formaram as filas e os sacerdotes que se fizeram presentes a essa celebração atenderam aos fiéis, que desejosos desse encontro com Jesus Eucarístico, tomaram parte no grande banquete. E então passamos aos ritos finais, quando nosso pároco foi saudado nas palavras de um representante de nossa de nossa comunidade. Depois, ouvimos as palavras de nosso pastor, já empossado. Foi feita a leitura da ata e recolhidas as assinaturas dos padres presentes, enquanto o Coral entoava o Hino de nosso Padroeiro São Sebastião. O Bispo Dom Edson que presidira a celebração deu-nos a bênção final.

Todos os presentes foram convidados a se confraternizar no Jupter Clube, onde foi servido um lanche. Nosso carinho a todos que nos visitaram, tornando ainda maior nossa alegria. Um grande número de pessoas passou e se deteve – outros, fotografaram – diante de um painel de fotos, uma homenagem ao novo Pároco, onde se podia conferir parte da trajetória do padre Márcio, como por exemplo, sua atuação em nossa paróquia, quando o então seminarista celebrou conosco, em 2018, a Semana Santa. Nesse painel estava registrado: “O Padre nos ensina a enxergar o rosto e os rastros de Deus”!

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page