top of page

17 - NO DIA MUNDIAL DE LUTA CONTRA O CÂNCER

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 17 de abr. de 2023
  • 2 min de leitura

Lembre-se que o diagnóstico precoce é o mais valioso aliado. Câncer ainda é uma doença que atemoriza a maior parte das pessoas. Os avanços do conhecimento científico em relação à prevenção de algumas modalidades – especialmente aquelas que se relacionam com hábitos de vida – e o desenvolvimento de recursos de diagnóstico e de tratamento vêm ampliando, de forma inquestionável, as possibilidades de cura.

A incidência ainda é alta. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2011 devem surgir cerca de 500 mil novos casos no país. Os principais tipos de tumores nos homens são de próstata, pele, cólon, reto e pulmão. Nas mulheres predominam os de mama, pele, cólon, reto, pulmão e colo de útero.

Para incentivar a conscientização da população em torno da doença e dos benefícios decorrentes do diagnóstico precoce no tratamento do câncer, 8 de abril é consagrado como o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer. Uma oportunidade para que cada um reflita sobre hábitos de vida saudáveis – o tabagismo, por exemplo, provoca ou agrava diversos tipos de câncer – e sobre a importância de buscar atendimento médico caso perceba algum sinal que possa estar associado à doença. Na dúvida, sempre é melhor procurar esclarecer do que se esquivar. Nessa luta contra o câncer o maior aliado é o diagnóstico precoce. Quanto mais cedo for detectada a doença e iniciado o tratamento, bem maiores são as chances de cura.

Apesar de ainda existir um forte estigma em torno da doença, nota-se uma crescente disposição na sociedade de enfrentar o problema, o que se confirma por campanhas de conscientização sobre a doença e sobre importância do diagnóstico precoce. As campanhas têm exercido um importante papel na compreensão e superação da doença. Fitas de cores variadas mostram a disposição das pessoas de ingressarem na luta contra o câncer. A precursora foi a fita cor de rosa, símbolo da prevenção do câncer de mama. Há, entretanto, cores dedicadas a outros órgãos. A esverdeada representa a luta contra o câncer de ovário, pêssego para o câncer de útero, branca para o de ossos e azul para o câncer de cólon, apenas para ficarmos em alguns exemplos.

Para o Diretor Geral do Centro Especializado em Oncologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Prof. Dr. Riad Younes, o câncer é uma realidade que vem ultrapassando outras doenças, ocupando o primeiro ou o segundo lugar, em muitos países, devendo, por isso, “ser prevenido, detectado e tratado de forma adequada”. Ele diz que a prevenção, por exemplo, deve ser traduzida em ações que evitem, de um lado o cigarro, o sol ou o álcool, em excesso, e de outro, cultivem uma boa nutrição e exercícios físicos, estabelecendo ainda uma rotina de vacinas como a do HPV e da Hepatite B, que podem impedir que esses tipos de infecções evoluam para a doença.

Com relação à detecção, o Dr. Riad lembra que quanto mais precoce ela for, melhor será para tratar o câncer, e que exames regulares como a mamografia, têm condições de auxiliar nesse sentido. Além disso, é preciso acompanhar o avanço dos recursos tecnológicos e dos medicamentos para tratar a doença de forma localizada ou paliativa, com o objetivo de oferecer o máximo de conforto ao paciente com rápida reintegração à vida normal, quando isso for possível.



 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page