top of page

17 - CONHECENDO MARIA: UMA VIDA OCULTA EM NAZARÉ

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 17 de out. de 2021
  • 3 min de leitura

O exemplo de Maria nos ilumina. Nesse mês missionário, quando celebramos nossa padroeira, Nossa Senhora Aparecida, o Portal Novo Tempo, traz para você, uma série de artigos que, de alguma forma, pode contribuir com o seu crescimento espiritual.


Nessa matéria, falaremos de: Maria e o caminho da Fé. A vida de Maria estava oculta com Cristo em Deus (cf. Cl 3,3). Maria vivia, por meio da fé, em contato diário com esse mistério, com o mistério. No entanto, em meio a tantos desafios, Maria aprofundava sua experiência, via Jesus crescer e ia crescendo com Ele na fé, descobrindo sua identidade. Há entre Maria e Jesus uma comunicação que transcende as palavras, comunicação inefável, única, que se aprofunda e se amplia a cada instante.

Essa comunicação entre Maria e jesus em Nazaré é a comunhão vital entre a mãe e o Filho de Deus. O modelo de todo o relacionamento de uma pessoa de fé. A fé de Maria expressa a referência de toda experiência de fé: seu Filho Jesus. É nele e por Ele e com Ele que se aprende a crer. Mais do que tudo, Jesus era para Maria uma vida que irradia, um mistério que fascina, um gesto divino, permanente em sua existência.

Por isso, não é difícil supor que esse período da vida de Maria foi também um particular desafio e esforço para seu coração de Mãe e de cristã unida a “uma noite escura da fé” na qual permanecia a sombra do invisível. Maria experimenta o que todos que vivem sua fé experimentam: há como que um “véu” através do qual se vê. É através desse véu que se aproxima do mistério de Deus e se vive a intimidade com Ele.

Da experiência biológica de gerar e ser mãe de Jesus, Maria aprende outra maneira de viver sua maternidade. Ela que gerou seu Filho pela Fé, aprende com Ele a ser Mãe pela fé. Maria vai entendendo que é também uma missão. Uma missão que está escondida no seu coração e que vai se revelando com o suceder dos fatos, com a convivência com seu Filho.

E vai descobrindo que, à medida que vive sua vida fazendo a vontade de Deus, sustentada pela presença de seu Filho e animada pelo mesmo Espírito que “cobriu com sua sombra”. (cf. Lc 35). Ela está contribuindo de maneira única para a salvação do mundo. O mesmo Espírito que a fizera se Virgem Mãe, ilumina seus dias, transforma sua alma, engrandece seu espírito.

Maria é a figura perfeita de um verdadeiro discípulo de Jesus, seu Filho. Ela por primeiro e de maneira íntegra, perfeita aceitou viver a aventura da fé fazendo o percurso em todas as suas etapas. O exemplo de maria nos ilumina. Ensina o quanto a fé é antes de tudo encontro e convivência com Jesus, no qual se descobre sua filiação divina e a presença de seu espírito que vai manifestando, em cada momento, a presença desse amor infinito do qual Maria viveu e pelo qual se fez Mãe.

A vida oculta em Nazaré indica que a convivência com Ele, é condição necessária para segui-lo. Que a fé não é antes de tudo crença em verdades, aceitação de ideias e ensinamentos, mas ser como um servo disposto a fazer a vontade de seu Senhor e conhece-lo convivendo com Ele.

Padre José Alem – CMF

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page