top of page

16 - SÁBADO SANTO: TODAS AS COMUNIDADES-IRMÃS SE REÚNEM NA MATRIZ SÃO SEBASTIÃO EM CACHOEIRA

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 16 de abr. de 2022
  • 2 min de leitura

A celebração teve início na Praça Olavo Carlos dos Santos, onde uma fogueira foi acesa e, ao redor dela, centenas de fiéis. Nosso Pároco, que presidiu a celebração, aproximou-se com um grupo de 26 ministros, preparou o Círio Pascal e deu a Bênção do Fogo Novo. Na sequência, seguiu-se em procissão com os oito Círios ali representados por suas Comunidades, à frente, e pelos fiéis, com suas velas acesas, até a Igreja-matriz São Sebastião.

Uma Noite Bendita, uma Noite Santa, de silêncio, de vigília, de meditação e de encontro com o Ressuscitado. Padre João Pedro, já no interior do templo, apresenta o Círio Pascal, dizendo: “Eis a luz de Cristo”! No que a assembleia responde: “Demos graçasa Deus”! O Círio Pascal da Matriz é entronizado e os demais círios ocupam também papel de destaque no presbitério.

Seguem-se a Liturgia da Palavra com a proclamação das leituras e o cântico dos salmos. O Hino de Louvor e o canto do Aleluia foram uma explosão de alegria. Ouve-se o som frenético das sinetas no presbitério, o espoucar dos fogos, o badalar dos sinos no alto da torre da Matriz, anunciando que Jesus Ressuscitou! Afinal, Jesus ressurgiu dos mortos, a morte foi vencida pela vida, e em sua paixão e ressurreição o mundo mergulhou na eternidade de seu amor. Somos, pois, um povo de ressuscitados, cheios de júbilos porque a Luz dessa noite penetrou a nossa inteira existência.

Houve a Bênção da Água, lembrando nosso batismo, a Ladainha de Todos os Santos, entoada pelo Coral da Vila Vardiero. O Cântico das Oferendas diz que no altar de Deus, vidas se encontram, gente se doa, dom que se imoala... enquanto os fiéis levavam até lá suas ofertas. O Cristo, nossa Páscoa, foi imolado, a assembléia se dirige para recebe-Lo no Pão Eucarístico, o Pão da retidão e da coragem.

A Equipe de Liturgia da Igreja-matriz, em nome da Paróquia agradeceu a presença de todas as Comunidades que compõem a Paróquia de São Sebastião de Cachoeira Alegre e que hoje, se fizeram presentes, ofertando a cada representante uma recordação desse nosso encontro fraterno.

As Comunidades que muito nos alegraram com a sua presença foram: Igreja de Nossa Senhora Imaculada Conceição, de Barão do Monte Alto; Capela de Nossa Senhora das Dores, Arraial Velho; Igreja de São José, Silveira Carvalho; Nossa Senhora de Lourdes, Vila Vardiero; Capela de Santa Bárbara, da Comunidade União; Comunidade São José Operário da Casa de Tábuas; Capela de São Francisco de Assis, Comunidade da Boa Esperança e Capela do Divino Espírito Santo da Comunidade do Reduto.

Com a Solene Bênção, Padre João Pedro encerrou a cerimônia, dizendo: “Levai a todos a alegria do Senhor Ressuscitado, ide em paz e o Senhor vos acompanhe, Aleluia! Aleluia!

Fernando Mauro Ribeiro

 
 
 

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page