16 - QUEM PERGUNTA QUER RESPOSTA E EU QUERO SABER: JURAR POR DEUS É PECADO?
Fernando Mauro Ribeiro
16 de jan. de 2022
1 min de leitura
A pergunta é de Ana Paula de Souza Aguiar, 11 anos, Teresina – PI e quem responde é o Pe. Francisco Sehnem. Querida Ana Paula, quem jura invoca o testemunho divino para confirmar o que disse. Por isso, quando o homem jura por Deus, o homem confessa que Ele é mais firme, já que suas palavras são verdadeiras e que Deus conhece todas as coisas.
Portanto, o juramento é um ato de virtude: da virtude da religião. A Bíblia comprova essa afirmação. Na carta de São Paulo aos Coríntios, diz: “Por minha vida, tomo a Deus como testemunha, foi para vos poupar que não voltei a Corinto” (2 Cor 1,23). Ou ainda: “Escrevendo essas coisas, afirmo diante de Deus que não estou mentindo” (Gl 1,20). O exemplo de São Paulo retira toda dúvida acerca da legalidade de um juramento.
Sendo assim, como o juramento pode ser realizado. Santo Tomás de Aquino ensina que são necessárias três coisas: necessidade, pois não é permitido jurar levianamente; verdade, pois não se pode jurar em falso; justiça, pois não é permitido jurar para causar uma injustiça. Os três requisitos garantem que o juramento prestado é lícito e virtuoso.
Alguns juramentos dizem respeito ao presente e ao passado, afirmando uma verdade que já aconteceu ou está acontecendo. E existem também os chamados promissórios que atestam uma vontade de realizar algo no futuro.
Peçamos ao Senhor, de cujo lábios jamais saíram mentiras, que nos dê um coração honesto e amante da verdade, a fim de O levarmos nos lábios, em nosso apostolado, e no fundo da alma, todos os nossos dias.
コメント