16 - PREPAREMO-NOS PARA A SOLENIDADE DE PENTECOSTES
Fernando Mauro Ribeiro
16 de mai. de 2024
3 min de leitura
Pentecostes é uma palavra grega que significa “quinquagésimo”, porque aconteceu 50 dias depois da Páscoa, foi o dia em que o Espírito Santo foi derramado sobre os apóstolos. Num domingo, pela manhã, o Espírito santo desceu como um vento forte, em línguas de fogo, onde estavam os discípulos e eles começaram a falar em outras línguas que não conheciam.
Os judeus de outros países ficaram surpreendidos porque cada um ouvia a língua de seu país! A vinda do Espírito santo, marca o início da Igreja, cumprindo assim a promessa de jesus cristo onde dizia que Ele voltaria para o Pai e mandaria o Espírito Santo, o defensor.
No Espírito Santo, Terceira Pessoa da Santíssima Trindade, reside o Amor Supremo entre o Pai e o Filho. Foi pelo Divino Espírito Santo que o Senhor se encarnou no seio de Maria Santíssima, trazendo Jesus ao mundo para nossa salvação. Peçamos à Maria, esposa do Espírito Santo, que interceda por nós junto a Deus concedendo-nos a graça de recebermos os divinos dons, apesar de nossa indignidade, de nossa miséria.
Nas Escrituras, o próprio Jesus quem nos recomenda: “pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei o vos será aberto”. Esses dons são graças de Deus e, só com nossos esforços não podemos fazer com que cresçam e se desenvolvam. Necessita de uma ação direta do Espírito Santo para atuar dentro da virtude e perfeição cristã.
Fortaleza: Por esta virtude, Deus nos propicia a coragem para necessária para enfrentarmos as tentações, vulnerabilidade diante das circunstancias da vida e também firmeza de caráter nas perseguições e tribulações causadas por nosso testemunho cristão.
Sabedoria: O sentido da sabedoria humana reside no reconhecimento da sabedoria eterna de Deus, Criador de todas as coisas que distribui seus dons conforme seus desígnios. Para alcançarmos a vida eterna devemos nos aliar a uma vida santa, de perfeito acordo com os mandamentos das Leis de Deus e da Igreja. É um dom que vem do alto e flui através do Espírito Santo que rege a Igreja de Deus sobre a terra. Nos permite entender, experimentar e saborear as coisas divinas, para poder julgá-las retamente.
Ciência: Nos torna capazes de aperfeiçoar a inteligência onde as verdades reveladas e as ciências humanas perdem a sua inerente complexidade. Nossas habilidades com as coisas, acentuam-se progressivamente em determinadas áreas, conforme nossas inclinações culturais e científicas, sempre segundo os desígnios divinos, mesmo que não nos apercebamos disto. Todo o saber vem de Deus.
Conselho: Permite à alma o reto discernimento e santas atitudes em determinadas circunstâncias. Nos ajuda a sermos bons conselheiros, guiando o irmão pelo caminho do bem.
Entendimento: Torna nossa inteligência capaz de entender intuitivamente as verdades reveladas e naturais, de acordo com o fim sobrenatural que possuem.
Piedade: É uma graça de Deus na alma que proporciona salutares frutos de oração e práticas de piedades ensinadas pela santa Igreja. Num mundo materialista e distante de Deus, peçamos a graça da piedade para que sejamos fervorosos no cumprimento das Escrituras.
Temor de Deus: Teme a Deus quem procura praticar os seus mandamentos com sinceridade de coração. Como nos diz as Escrituras, devemos buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, e o resto nos será dado por acréscimo. Por esse divino dom, torna-se Deus a pessoa mais importante na nossa vida, onde a alma docemente afasta-se do erro pelo temor em ofendê-Lo com nossos pecados.
Comments