18 - GIRANDO COM AS NOTÍCIAS: MUDANÇAS NA PROVA DE VIDA DO INSS
Fernando Mauro Ribeiro
18 de fev. de 2022
3 min de leitura
Até agora, para provar que estava vivo e continuar recebendo os benefícios, o aposentado ou pensionista do INSS precisava comparecer presencialmente ao Banco onde recebe o benefício, fazer biometria, apresentar o cartão de débito e um documento com foto. Caso não fizesse isso, poderia ter seu benefício suspenso.
Com a mudança nas regras para a prova de vida do INSS, o procedimento para a comprovação de vida dos segurados passará a ser feito por meio do cruzamento entre as bases do governo federal, estaduais e municipais e de instituições privadas. Procedimentos como por exemplo, registro de vacina, consulta médica no SUS Sistema Único de Saúde, emissão de passaporte, carteira de identidade ou habilitação serão usados pelo INSS para provar que o beneficiário está vivo.
Somente quando não for possível essa comprovação de vida que o beneficiário será notificado, no mês anterior ao seu aniversário, sobre a necessidade de realização do procedimento, preferencialmente, por meio eletrônico.
Fernando Mauro Ribeiro
IPVA 2022 É LANÇADO OFICIALMENTE, FIQUE ATENTO
FINAIS DE PLACA: Cota Única 1ª Parcela2ª Parcela3ª Parcela
MARÇO: ABRIL: MAIO
1 e 22125 25
3 e 422 26 26
5 e 623 2727
7 e 8 24 28 28
9 e 02529 29
A escala de pagamento tem início dia 21 de março, consulta pode ser feita no site da SEF\MG. O Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2022, foi lançado, oficialmente, no dia 5 de fevereiro, pela Secretaria de Estado da Fazenda de Minas Gerais SEF, com a publicação no Diário Oficial, da Resolução 5.534. Conforme já havia sido antecipado, a escala de pagamento começa no dia 21 de março e vai até 31 de maio.
A expectativa de arrecadação é de R$ 7,1 bilhões, lembrando que, desse total, 405 vão para o caixa único do Estado, 40% são destinados aos municípios onde os veículos estão emplacados e 20 vão para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb).
TAXA DE LICENCIAMENTO: Os motoristas devem estar atentos à data de vencimento, da Taxa de Renovação do Licenciamento Anual do Veículo (TRLAV), no valor de R$135,95. O tributo deve ser pago até o dia 31 de março, independentemente da placa do veículo.
Fernando Mauro Ribeiro
ALAGAMENTO, DESLISAMENTO E CASA INTERDITADA NO DISTRITO DE RIBEIRO JUNQUEIRA – LEOPOLDINA – MG
A força das águas deixou dezenas de desabrigados e causou estragos em residências e estradas; não houve feridos. Chuvas intensas causaram alagamentos, deslizamentos e prejuízos em Ribeiro Junqueira, na noite de sábado (12 de fevereiro). Conforme a Prefeitura de Leopoldina, desde a madrugada de domingo (13), a Defesa Civil e as Secretarias Municipais de Serviços Urbanos, Obras, Agricultura, Assistência Social e Saúde atuam em força tarefa para reduzir danos e prestar auxílio às famílias atingidas.
Máquinas da Prefeitura trabalham na retirada de lama e entulho das vias públicas. Até o início da tarde deste domingo, mais de 20 caminhões de entulho foram retirados. As estradas rurais também foram desobstruídas.
Dados preliminares da Prefeitura dão conta de que mais de 30 famílias estão desalojadas. Elas foram acolhidas pela Assistência Social do Município. Uma escola foi transformada em ponto de apoio provisório para atender as vítimas e refeições foram disponibilizadas.
Fonte; Portal de Notícias dia-a-dia
AS CHUVAS CASTIGARAM SILVEIRA CARVALHO
Silveira Carvalho sofre com enchentes. As fortes chuvas levaram desespero aos moradores. Por volta de meia noite teve início o temporal. Vento forte, relâmpagos e trovões seguidos de muita chuva, deixaram famílias desalojadas no distrito de Silveira Carvalho “Moro aqui há tantos anos e nunca vi tanta água na minha vida como dessa vez em Silveira Carvalho, disse uma moradora (Angélica) nas redes sociais.
Nosso distrito ficou debaixo d’água, os dois mercados e muitas residências foram inundados pelas águas da chuva. Sorte que, há aqui, em Silveira, há muitas várzeas, o que permite o escoamento mais rápido das águas. Depois elas seguem pelos córregos e ribeirões, evitando maiores prejuízos, concluiu a moradora Angélica.
O prefeito municipal, Fábio Guimarães, através da Secretaria de Assistência Social e Secretaria de Saúde, está dando assistência às famílias, com maior atenção àquelas que estão em situação mais vulnerável, uma vez que foram mais atingidas. Assim, esses moradores estão recebendo por parte da Prefeitura materiais de limpeza e colchões, disse o prefeito em entrevista ao nosso site.
Comentários