“Hoje é domingo, Missa e praia e céu de anil. Tem sangue no jornal, bandeiras na avenida...” destaco esse trecho de uma canção de Raul Seixas. Avenidas Brasil, das Américas e Airton Sena, por onde passei ontem à tarde e já se vivia o clima do Fla x Flu que decidirá o título do campeonato Carioca 2025.
CRACOLÂNDIAS LEVAM PÂNICO À ZONA NORTE
Moradores e motociclistas que passam pela região criticam desordem urbana e violência. O cenário é desolador e inquietante, homens de olhares perdidos caminham descalços pela pista, desviando dos carros. Encostados no muro, usuários de drogas fazem fila em frente a uma banquinha feita de retalhos de panos, plásticos e pedaços de madeira, onde se vende cachaça, cigarros e até copos vazios para que as pessoas façam uso das drogas.
A cena não é uma exceção: é o retrato diário de uma triste rotina no Maracanã, na Mangueira e em Benfica, na Zona Norte, onde dependentes de drogas, aos poucos formam cracolândia.
As preocupações vão além do tráfego. Muitos motoristas relatam tentativas de abordagens agressivas por parte dos usuários. – Outro dia uma mulher entrou em meu carro à força, enquanto eu estava esperando o sinal abrir. Ela estava em surto, segurando um copo e um isqueiro. E ameaçava me bater. Eu tive que arrancar com o carro. Eram por volta de 19h e não havia policiamento.
As ações de policiamento são executadas por meio de rondas constantes e presença estratégica de equipes buscando coibir crimes e segurança da população.
A Delegacia do Rio lançou em dezembro de 2023 o programa Seguir em frente, criado para acolher crianças em situação de rua e ajudá-las a ressocializar.
Segundo o município desde seu lançamento o programa já beneficiou 4.637 pessoas. Desse total 1.754recebem ou já receberam bolsa de apoio à ressocialização para o mercado de trabalho formal ou informal de 42,02% já estão com moradia fixa.
Além disso, além de acordo com a prefeitura, 600 pessoas foram retiradas da região do maracanã.
BOLSONARO FAZ ATO POR ANISTIA
Jair Bolsonaro reuniu na manhã desse domingo, apoiadores na praia de Copacabana em atos envolvidos no dia 8 de janeiro de 2023. Na quarta manifestação de rua convocada desde que deixou o Planalto, o ex-presidente se defendeu da acusação de tentativa de golpe e da qual pode se tornar réu ainda este mês, fez comparação entre o seu governo e o do atual presidente Lula e colocou em dúvida as eleições de 2022.
A liberação dos presos foi a principal causado ato, que reuniu cinco governadores, entre eles Tarcísio de Freitas e Claudio Castro de São Paulo e Rio de Janeiro respectivamente, parlamentares e os filhos Eduardo, Carlos e Flávio. A ex-primeira-dama que se recupera de uma cirurgia estética não estava presente. Segundo o Datafolha a manifestação reuniu cerca de 30 mil pessoas. Bolsonaro foi o último a falar e fez o discurso mais longo do dia. Ele citou casos de pessoas presas pelos ataques antidemocráticos em 2023 e levou para o palco a família de Cleriston Pereira da Cunha, conhecido como “Clezão”, que morreu em novembro daquele ano após um mal súbito no Complexo Penitenciário da Papuda em Brasília.
-Quem é ou foi a liderança dessas pessoas? Não tiveram. Elas foram atraídas para uma armadilha – afirmou ele para os manifestantes.
O ex-presidente também voltou a questionar sua derrota nas urnas, em 2022. Alegou que enchia manifestações até maiores do que esta; que estava com o agro 100% fechado e que aumentou o benefício do Bolsa Família em R$ 600,00 em referência ao auxilio emergencial, aprovado durante a pandemia. Por que perdeu a eleição?
Nosso governo fez seu trabalho. Por que perdeu a eleição?
FOTO MOSTRA PAPA NA CAPELA DO HOSPITAL
O Vaticano publicou ontem a primeira foto do Papa Francisco, desde sua internação, diante do altar de sua capela privada no Hospital Gemelli, em Roma.
Esta manhã, o Papa celebrou Santa Missa na Capela do apartamento do décimo andar do policlínico Gemelli, disse a Santa Sé.
Também ontem, em sua mensagem do Ângelo, enviada por escrito pela quinta semana consecutiva, o papa afirmou: “Enquanto atravesso este momento de provação, uno-me a tantos irmãos e irmãs doentes, frágeis, assim como eu neste momento.
Francisco está internado desde o dia 14 de fevereiro para tratar de uma pneumonia bilateral, como anunciamos aqui em nosso portal. No último boletim médico divulgado, o Vaticano informou que o seu quadro de saúde continua estável, mas que ela ainda precisa continuar seu tratamento no hospital apesar de “melhora gradual”
Comments