top of page

16 – DIA NACIONAL DA CONSERVAÇÃO DO SOLO

  • Fernando Mauro Ribeiro
  • 16 de abr. de 2024
  • 3 min de leitura

Ontem, 15 de abril, se celebra o Dia Nacional da Conservação do Solo. Se não há evento que lembre a data, deveria, mais que celebrar, promover ações nesse sentido que destacasse a importância de se mostrar que, também nós, devemos nos envolver nesse processo e de que é necessária essa conscientização para uma vida mais saudável.

  E de que forma contribuiríamos? Podemos contribuir com algumas ações para a conservação do solo, como:

Preparo do solo adequado;

Plantio em curvas de nível;

Planejamento do trânsito de maquinário;

Irrigação controlada;

Rotação de culturas;

Reflorestamento;

Conservação da vegetação nativa.

  A conservação do solo, na verdade, se refere a um conjunto de práticas que visam preservar e proteger a qualidade da terra para garantir sua sustentabilidade a longo prazo. A essas práticas, pode-se incluir a adoção de técnica de manejo do solo como rotação de cultura, adubação verde, plantio direto, entre outras.

  Há também as práticas conservacionistas: Aquelas que, com modificações no sistema de cultivo, além de controlar a erosão, contribuem para manter ou até aumentar a fertilidade do solo.

  A preservação do solo é essencial para segurança alimentar e para garantir nosso futuro sustentável. “A boa saúde começa com a nutrição... Se alimentarmos o solo, ele nos alimentará”. A segurança alimentar e a nutrição dependem de solos saudáveis que são a base de nosso sistema alimentar.

  Como preservar a água e o solo?

CONSERVAÇÃO DA VEGETAÇÃO NATIVA:

Uma das mais importantes maneiras de se preservar o solo é não praticar desmatamento;

REFLORESTAMENTO:

Algumas pessoas dizem que não podem morrer sem plantar uma árvore;

ROTAÇÃO DE CULTURA;

COMBATE A EROSÃO;

ATENÇÃO COM O LIXO.

 

Como a vegetação poderia ajudar na conservação do solo?

  A vegetação tem grande importância ambiental, garantindo a proteção da biodiversidade, dos mananciais de água, da estabilização das encostas, barreiras contra o vento, equilíbrio climático, entre outros. Um solo com vegetação preservada mantém sua estrutura, suas características e sua segurança.

  O solo tem funções básicas muito importantes para a nossa vida, nossos ecossistemas. O solo fornece nutrientes essenciais para nossas florestas e lavouras, filtra a água e ajuda a controlar a temperatura e a emissão de gases de efeito estufa.

  O solo é muito importante na composição do ecossistema terrestre, pois é dele que as plantas retiram todos os nutrientes necessários para se desenvolverem. O tipo de solo é muito importante para as plantações e o desenvolvimento da agricultura

 

A IMPORTÂNCIA DO SOLO PARA O HOMEM

  Na vida humana, o solo participa quase que inteiramente pois dele retiramos o alimento necessário para a nossa sobrevivência. Além disso usamos esse recurso para a construção civil, ou seja, na construção de casas, edifícios, dentre outros.

  A integração entre água e sólidos do solo altera o comportamento de ambos. A água promove a expansão e contração das partículas do solo, a aderência e a formação estrutural dos agregados.

 

TEMOS UM SOLO MUITO RICO

  Dentre os muitos tipos de minérios encontrados, o país se destaca na produção, sobretudo do ferro (hematita), estanho (cassiterita), alumínio (bauxita), manganês (pirolusita), ouro, nióbio, titânio, urânio, sal, calcário, barita, areia, caulim, níquel, chumbo, cobre, zinco, etc.

PREFEITURA REALIZA CAPINA ELÉTRICA

 E por falar nisso... visitei uma mina -  GEGE – em Ouro Preto e fiquei impactado. Mas, voltando à conservação do solo, vi uma notinha em um jornal – O Liberal – da região que que trata da limpeza urbana: “Prefeitura de Itabirito realiza capina elétrica”.

  Intensificando os trabalhos de limpeza urbana, a Prefeitura de Itabirito, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, retomou a capina elétrica do município. O trabalho será realizado até o fim desse ano em todos os bairros do município por meio da empresa contratada.

  A nova tecnologia, além de evitar contaminações do solo e outros impactos ambientais, permite a destruição de plantas até a raiz, com um resultado mais duradouro e eficiente. O método eficiente possui efeito mais prolongado do que a capina manual e a roçada.

  Trata-se de uma iniciativa inovadora para manter a cidade limpa e bem cuidado. O intuito da utilização desse novo método é acelerar os serviços de limpeza urbana”, destaca o superintendente de Limpeza Urbana.

Fernando Mauro Ribeiro

 

 
 
 

Commenti


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Editor: Fernando Mauro Ribeiro - portalnovotempo.com - © 2017 PORTAL NOVO TEMPO CACHOEIRA ALEGRE/MG.

  • Facebook - Black Circle
  • Twitter - Black Circle
  • Google+ - Black Circle
bottom of page