Repórter é o jornalista responsável por investigar um fato e leva-lo até a sociedade através dos meios de comunicação. Dentre outras, são funções do repórter: fazer a cobertura de uma notícia para telejornais, jornais impressos, radiofônicos e outras modalidades de comunicação, on-line, por exemplo.
No dia 16 de fevereiro é celebrado o Dia Nacional do Repórter. Esse cargo exercido por profissionais da comunicação tem a função de investigar, pesquisar, entrevistar e produzir notícias e matérias para a TV, impresso, rádio e internet. Faça chuva ou faça sol, o repórter está sempre em alerta para levar as notícias até a população.
Todo repórter é jornalista, mas nem todo jornalista é repórter – o Dia do Jornalista é comemorado em 29 de janeiro ou 7 de abril. O repórter, geralmente, cobre uma pauta definida pelo seu chefe, o editor. Como os jornais são divididos em editoria, seus profissionais também são. Existem repórteres de política, esportes, educação, cidades, mundo, economia, cultura, entre outros, além dos repórteres fotográficos.
História
Em 1442, o alemão Johannes Gutenberg revolucionou a imprensa com uma nova técnica de impressão usando máquinas – antes a impressão era manual. A invenção foi fundamental para a criação dos jornais modernos e, consequentemente, o surgimento dos primeiros repórteres. Nas décadas seguintes as publicações aumentaram e a profissão do repórter ficou mais conhecida.
No Brasil, os primeiros jornais de caráter noticioso surgiram apenas no final do século IXX, como O Estado de São Paulo e o Jornal do Brasil. Antes, os jornais publicavam conteúdo oficial e opinativo. Com essa mudança de característica, a profissão do repórter ganhou destaque no início do século XX, quando os jornais passaram a dedicar espaço para as grandes reportagens. Essas são caracterizadas pelo aprofundamento investigativo da informação, pesquisa, contextualização, abordagem multiangular e narrativa diferenciada.
Euclides da Cunha é considerado por alguns como o primeiro repórter do Brasil, devido à cobertura da Guerra de Canudos para O Estado de São Paulo, em 1896. Na época, o autor de Os Sertões entrevistou presos, pesquisou arquivos sobre os personagens da guerra, como Antônio Conselheiro, e narrou para o jornal o que acontecia no arraial.
Desafio
Ao longo da história, os repórteres conviveram e convivem até hoje com a censura e perseguição política, militar, policial e de criminosos. Segundo o relatório de 2013 da organização Repórteres sem Fronteiras (RFS), o Brasil é o país com o maior número de jornalistas mortos nas Américas. Tais fatos enaltecem ainda mais a importância do repórter, que diversas vezes se arrisca para levar a informação até a sociedade.
Por Adriano Lesme - Graduado em Jornalismo
DIA DO REPÓRTER: COMUNICAR A BOA NOTÍCIA
Estamos acostumados a todos os dias receber notícias, aquelas boas e muitas não tão agradáveis, mas que chegam até nós de diversas formas, pelos meios de comunicação, por aquilo que lemos, conversamos, partilhamos; hora estamos recebendo notícias, hora as estamos transmitindo.
No fundo, todos somos comunicadores, mas aqui quero salientar aqueles que profissionalmente exercem este ofício, de maneira especial estes que nos transmitem a notícia: os repórteres. Estes que são intercâmbio entre a notícia e os telespectadores, e que tem sim um papel importante na sociedade, na vida das pessoas, por isso nossa homenagem a eles.
Mas é importante lembrar que eles não são meros “transmissores” de acontecimentos, mas são responsáveis em transmitir da maneira mais agradável, verdadeira e coerente possível aquilo que está acontecendo. Assim, como o efeito de uma história depende muito de como é contada, uma notícia pode produzir bons ou maus efeitos, na vida das pessoas, dependendo muito de como ela é contada.
Por mais difícil ou trágica que seja, aquele que comunica, se no seu interior traz a semente da esperança, comunicará não desesperando as pessoas, mas deixando uma fagulha de esperança no interior de cada uma. Jesus foi o grande comunicador, comunicando a Boa Nova, a vida que vive junto de Deus. No nosso dia a dia, somos chamados a comunicar Jesus e a vida nova que Ele nos trouxe. E podemos fazer isso de várias maneiras, cantando, rezando, pregando, com nossas atitudes, com nosso sorriso, nosso abraço, nosso bom humor.
Na minha humilde experiência, nessa trajetória de 29 anos informando através desse veículo, tento comunicar o amor de Deus, das mais variadas formas. Tento ser um missionário que leva a boa notícia, a Boa Nova, procurando transmitir às pessoas, a pessoa de Jesus e, com isso, a alegria de segui-Lo. A todos os repórteres o nosso reconhecimento, a todos aqueles que de alguma forma contribuem para a confecção dessa página: o portalnovotempo1.com.br a nossa gratidão.
Fernando M. Ribeiro
PARA NOSSA REFLEXÃO
O Senhor é meu Pastor... isto é relacionamento!
Nada me faltará... isto é suprimento!
Caminhar me faz por verdes pastos... isto é descanso!
Guia-me mansamente a águas tranquilas... isto é refrigério!
Refrigera minha alma... isto é cura!
Guia-me pela vereda da justiça... isto é direção!
Por amor de seu nome... isto é propósito!
Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte... isto é provação!
Eu não temeria mal algum... isto é proteção!
Por que Tu estás comigo... isto é fidelidade!
A tua vara e o teu cajado me consolam... isto é esperança!
Unge minha cabeça com óleo...isto é consagração.
E minha taça transborda... isto é abundância!
Certamente que a bondade e a misericórdia me seguirão todos os dias da minha vida... isto é bênção!
E eu habitarei na casa do Senhor... isto é segurança!
Por longos dias... isto é eternidade!
“O que é valioso não é o que nós temos em nossas vidas, mas QUEM nós temos em nossas vidas”.
Comments